A educação é o ingrediente mais essencial no desenvolv
imento e empoderamento
dos indivíduos, e a inclusão na educação, independentemente das diferenças
socioeconômicas e das diferenças em “habilidades” e “incapacidades”, sem dúvida
torna esta fundação muito mais importante. Um sistema escolar que enfatize a
e ducação para todos deve garantir o direito de todas as crianças a uma educação
significativa com base nas necessidades e habilidades individuais. A tecnologia
educacional tem andado de mãos dadas com as mudanças de percepção e ação em
relação às necessidad es educacionais dos alunos com Necessidades Educacionais
Especiais (NEE). Dentro esses avanços, a Tecnologia Assistiva (TA) tem
desempenhado um papel muito importante, pois por meio dela se gera aplicativos e
dispositivos que fornecem acesso ou adaptação a os alunos com diversidade
funcional. Este projeto de pesquisa pretende examinar como o uso da Tecnologia
Assistiva pode favorecer a educação inclusiva, especificamente para crianças com
Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando a literatura sobre o tema. Para
tanto, apresentará uma visão geral do assunto, bem como diferentes
posicionamentos sobre o tema.
Palavras
chave: Educação. Tecnologia Assistiva. Autismo.