Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECT IVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA TEA

Autor(es):
CARDOSO, ELIZABETH MAIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A educação é o ingrediente mais essencial no desenvolv
imento e empoderamento
dos indivíduos, e a inclusão na educação, independentemente das diferenças
socioeconômicas e das diferenças em “habilidades” e “incapacidades”, sem dúvida
torna esta fundação muito mais importante. Um sistema escolar que enfatize a
e ducação para todos deve garantir o direito de todas as crianças a uma educação
significativa com base nas necessidades e habilidades individuais. A tecnologia
educacional tem andado de mãos dadas com as mudanças de percepção e ação em
relação às necessidad es educacionais dos alunos com Necessidades Educacionais
Especiais (NEE). Dentro esses avanços, a Tecnologia Assistiva (TA) tem
desempenhado um papel muito importante, pois por meio dela se gera aplicativos e
dispositivos que fornecem acesso ou adaptação a os alunos com diversidade
funcional. Este projeto de pesquisa pretende examinar como o uso da Tecnologia
Assistiva pode favorecer a educação inclusiva, especificamente para crianças com
Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando a literatura sobre o tema. Para
tanto, apresentará uma visão geral do assunto, bem como diferentes
posicionamentos sobre o tema.
Palavras
chave: Educação. Tecnologia Assistiva. Autismo.

Abstract:
The lesson is elementary in the development and empowerment of individua
ls, and a
are in education, there is essential socioeconomic differences and the differences in
"skills" and "disabilities". A school system that emphasizes education for the
development of all children's needs and individual skills. Educational technology has
gone hand in hand as changes in perception and action in relation to the educational
needs of students with special educational needs (SEN). Inside the advance,
Assistive Technology (TA) has played a very important role because it is able to
generate applications and devices that allow access or adaptation to students with
functional functions. This research project is used as a teaching tool to assist in the
inclusion of an education on specific topics, such as Autism Spectrum Disorder
(TEA), using a literature on the subject. To do so, present an overview of the subject,
as well as different positions on the subject.
Keywords:
Education. Assistive Technology. Autism.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
CARDOSO, ELIZABETH MAIA. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECT IVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA TEA. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1