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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
WEBSITES OFICIAIS COMO PROMOÇÃO TURÍSTICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, FRANÇA E HOLANDA À LUZ DO MARKETING DIGITAL

Autor(es):
SOARES, DALCÍLIA BRUNO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O trabalho comparou websites oficiais de turismo sob a ótica do marketing digital. O objetivo
geral foi analisar como os três países (Brasil, França e Holanda) promovem e comunicam o
Turismo em seus websites oficiais, tendo em vista o marketing digital a partir dos 7C + 1C
propostos por Kotler. O trabalho realizou um estudo comparativo entre os três websites
oficiais de turismo do Brasil, da França e da Holanda. A escolha desses países ocorreu em
função do novo HUB aéreo que conectou a Europa ao Brasil, com vôos diretos entre
Fortaleza, Paris e Amsterdã. A pesquisa é bibliográfica e qualitativa, usou diversas
abordagens e métodos na construção do estudo. Integrou critérios de modelos desenvolvidos
por pesquisadores das áreas de turismo, comunicação e marketing e, a partir deles, construiu
interações com as categorias de análise: contexto, conteúdo, comunidade, customização,
comunicação, conexão, comércio e cambio constante. O estudo utilizou critérios de análise
pré-definidos nos modelos da OMT (2003) e López; Altamirano; Valarezo (2016) e construiu
categorias de análise a partir de técnicas de Análise de Conteúdo e Mineração de Dados para
comparar imagens fotográficas e analisá-las no contexto do marketing digital. O resultado
identificou diferenças e semelhanças nos três websites oficiais de turismo, apontou falhas na
comunicação interativa e constatou atualização constante de conteúdos e imagens nos
websites da França e da Holanda, bem como a subutilização do website do Brasil. Os
resultados obtidos sugerem que o caminho para a análise de websites de turismo é integrar
turismo, comunicação e marketing digital e, a partir dessa integração, desenvolver critérios de
análise de websites que contribuam na construção de um website de turismo eficaz à luz do
marketing digital. O trabalho construiu conhecimento para pesquisas futuras nas áreas de
turismo, marketing e comunicação.
Palavras-chave: Turismo. Comunicação Interativa. TIC. Websites oficiais. Marketing digital.

Abstract:
This research compared official tourism websites from the perspective of digital marketing.
The overall objective was to analyze how the three countries (Brazil, France and the
Netherland) promote and communicate tourism on their official website, in view of the digital
marketing from 7C + 1C proposed by Kotler. The research carried out a comparative study
between the three official tourism websites of Brazil, France and the Netherlands, the choice
of these countries occurred due to the new air HUB that connected Europe to Brazil, with
direct flights between Fortaleza, Paris and Amsterdam. The research is bibliographic and
qualitative, used several approaches and methods in the construction of the study. It is
integrated model criteria developed by researchers in the areas of tourism, communication and
marketing and from them built interactions with the categories of analysis: context, content,
community, customization, communication, connection, commerce and constant exchange.
The study used predefined analysis criteria in the OMT (2003) and López; Altamirano;
Valarezo (2016) models and built analysis categories from Content Analysis and Data Mining
techniques to compare photographic images and analyze them in context. of Digital
Marketing. The result identified differences and similarities in the three official tourism
websites, pointed to failures in interactive communication and found constant updating of
content and images on the websites of France and the Netherlands, as well as the underuse of
the website of Brazil. The results suggest that the way to analyze tourism websites is to
integrate tourism, communication and digital marketing and from this integration develop
website analysis criteria that contribute to the construction of an effective tourism website in
the light of digital marketing. This research has built knowledge for future research in
tourism, marketing and communication.
Keywords: Tourism. Interactive communication. ICT. Official Websites. Digital marketing

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOARES, DALCÍLIA BRUNO. WEBSITES OFICIAIS COMO PROMOÇÃO TURÍSTICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, FRANÇA E HOLANDA À LUZ DO MARKETING DIGITAL. 2019. 237 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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