Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A GESTÃO ESCOLAR DIANTE DOS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE EUSÉBIO - CEARÁ

Autor(es):
QUEIROZ, NEUZA HELENA MENEZES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O  objetivo  central  da  referida  pesquisa  é  analisar  a  gestão  escolar  mediante  os
desafios  e  contribuições  das escolas publicas  de Tempo  Integral,  no município  de
Eusébio, no Estado do Ceará em uma abordagem qualitativa, por meio de análise
documental  e  de  um  questionário  aplicado  a  equipe  gestora  de  três  escolas  do
referido município lançadas como piloto no ano em curso que tem seus alunos com
freqüência  de  100%  (cem  por  cento)  na  escola  em  tempo  integral.  Objetivou -se,
ainda,  compreender  o  real  significado  de  uma  educação  em  escola  de  tempo
integral;  saber  até  que  ponto  esta  funciona  de  verdade,  já  que  tem  uma  jornada
ampliada  de  dez  horas  diárias  na  escola,  levando  em  conta  o  cansaço  do  corpo
docente  e  discente;  entender  o  papel  da  gestão  neste  processo,  já  que  é  um
profissional de suma importância no desenvolver e articular metas e estratégias de
aprendizagem significativa e envolver todos os atores com harmonia e paz fazendo
do  ambiente  escolar  prazeroso  para  todos,  pais  alunos  e  funcionários,  superando
todas as dificuldades que aparecem. Outro ponto observado foi a condição desses
alunos  onde  alguns  estão  inseridos  em  áreas  de  risco  de  extrema  pobreza  e
violência  e  que  muitas  vezes  tem  dificuldades  de  aceitar  o  novo  de  sair  das  ru as
para passar o  dia  todo  inserido  em um  sistema  de  uma  escola  de  tempo  integral.
Constatou-se  que  é  necessário  avançar  no  debate  público  sobre  a  ampliação  da
jornada escolar no Brasil e nos municípios do estado do Ceará onde já se tem um
número  relevante  de  escolas  inseridas  neste  processo,  como  possibilidade  de
melhoria da qualidade educacional.
Palavras-chave: Gestão. Planejamento. Tempo Integral. Escola. 

Abstract:
The  main  objective  of  such  research  is  to  analyze  the  school  management  of  the
challenges and contributions of public schools Full Time in the city of   Eusébio, state
of Ceará in a qualitative approach, through documental analysis and a questionnaire
applied to management team three schools of the municipality launched as a pilot in
the current year that has its students often 100% (one hundred percent)  in school full
time. The objective is also to understand the real meaning of education in school full time; how far this actually works, as it has an extended journey ten hours a day at
school, taking into account the fatigue of faculty and students; understand the role of
management  in  this  process,  since  it  is  a  professional  of  great  importance  in
developing and articulating goals and meaningful learning strategies and involve all
actors  in  harmony  and  peace  making  pleasant  school  environment  for  everyone,
parents students and staff, surpassing all the difficulties appear. Another point noted
was the condition of these students where some are set in areas at risk of extreme
poverty and violence and often have difficulty accepting the new leaving the streets
to spend all entered the day in a system of a school full -time . It was found that it is
necessary to advance the public debate on the extension of the school day in Brazil
and the municipalities of the state of Ceará which already has a significant number of
schools entered this process as a possibility for improving educational quality.
Keywords: Management. Planning. Full-time. School

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
QUEIROZ, NEUZA HELENA MENEZES DE. A GESTÃO ESCOLAR DIANTE DOS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE EUSÉBIO - CEARÁ. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1