A GESTÃO ESCOLAR DIANTE DOS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA EM
TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE EUSÉBIO - CEARÁ
Autor(es):
QUEIROZ, NEUZA HELENA MENEZES DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
O objetivo central da referida pesquisa é analisar a gestão escolar mediante os desafios e contribuições das escolas publicas de Tempo Integral, no município de Eusébio, no Estado do Ceará em uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental e de um questionário aplicado a equipe gestora de três escolas do referido município lançadas como piloto no ano em curso que tem seus alunos com freqüência de 100% (cem por cento) na escola em tempo integral. Objetivou -se, ainda, compreender o real significado de uma educação em escola de tempo integral; saber até que ponto esta funciona de verdade, já que tem uma jornada ampliada de dez horas diárias na escola, levando em conta o cansaço do corpo docente e discente; entender o papel da gestão neste processo, já que é um profissional de suma importância no desenvolver e articular metas e estratégias de aprendizagem significativa e envolver todos os atores com harmonia e paz fazendo do ambiente escolar prazeroso para todos, pais alunos e funcionários, superando todas as dificuldades que aparecem. Outro ponto observado foi a condição desses alunos onde alguns estão inseridos em áreas de risco de extrema pobreza e violência e que muitas vezes tem dificuldades de aceitar o novo de sair das ru as para passar o dia todo inserido em um sistema de uma escola de tempo integral. Constatou-se que é necessário avançar no debate público sobre a ampliação da jornada escolar no Brasil e nos municípios do estado do Ceará onde já se tem um número relevante de escolas inseridas neste processo, como possibilidade de melhoria da qualidade educacional. Palavras-chave: Gestão. Planejamento. Tempo Integral. Escola.
Abstract:
The main objective of such research is to analyze the school management of the challenges and contributions of public schools Full Time in the city of Eusébio, state of Ceará in a qualitative approach, through documental analysis and a questionnaire applied to management team three schools of the municipality launched as a pilot in the current year that has its students often 100% (one hundred percent) in school full time. The objective is also to understand the real meaning of education in school full time; how far this actually works, as it has an extended journey ten hours a day at school, taking into account the fatigue of faculty and students; understand the role of management in this process, since it is a professional of great importance in developing and articulating goals and meaningful learning strategies and involve all actors in harmony and peace making pleasant school environment for everyone, parents students and staff, surpassing all the difficulties appear. Another point noted was the condition of these students where some are set in areas at risk of extreme poverty and violence and often have difficulty accepting the new leaving the streets to spend all entered the day in a system of a school full -time . It was found that it is necessary to advance the public debate on the extension of the school day in Brazil and the municipalities of the state of Ceará which already has a significant number of schools entered this process as a possibility for improving educational quality. Keywords: Management. Planning. Full-time. School
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
QUEIROZ, NEUZA HELENA MENEZES DE. A GESTÃO ESCOLAR DIANTE DOS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA EM
TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE EUSÉBIO - CEARÁ. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1