Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONTRIBUIÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autor(es):
SILVA, MARIA APARECIDA CAVALCANTE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular é um dos grandes desafios que as escolas veem enfrentando nos últimos anos. Para facilitar essa inclusão foram implementadas várias políticas e documentos que norteiam a educação especial. Devido à relevância do assunto, o presente trabalho apresentou o tema “Contribuição do Atendimento Educacional Especializado-AEE na inclusão de alunos com deficiência intelectual”, no contexto da sala de aula comum e teve como objetivo analisar a contribuição do AEE na inclusão e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual no ensino regular. Realizamos uma pesquisa bibliográfica com contribuições de autores como Gomes; Poulin; Figueiredo (2010), Coll et al (2004), Brasil (2008), entre outros. Fizemos também uma pesquisa de campo com 5 professores, sendo 2 professores do AEE e 3 da sala de aula comum que trabalham em uma escola pública no município de Maracanaú, através de uma entrevista com questões subjetivas. Detectamos como resultado que o AEE tem proporcionado aos profissionais, recursos e metodologias de ensino pois este é voltado para as necessidades dos educandos, e consequentemente tem promovido o desenvolvimento e aprendizagem destes. Concluímos que o AEE tem como função eliminar as barreiras que impedem a inclusão dos alunos com deficiência intelectual.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Deficiência Intelectual. Inclusão.

Abstract:
The inclusion of students with disabilities in regular education is one of the major challenges facing schools in recent years. To facilitate this inclusion, a number of policies and documents have been implemented to guide special education. Due to the relevance of the subject, the present work presented the theme "Contribution of Specialized Educational Assistance - AEE in the inclusion of students with intellectual disability", in the context of the common classroom and had as objective to analyze the importance of ESA in inclusion and learning Of students with intellectual disabilities in the classroom. We carried out a bibliographical research with contributions of authors like Gomes; Poulin; Figueiredo (2010), Coll et al (2004), Brazil (2008), among others. We also conducted a field survey with 5 teachers, 2 of the ESA teachers and 3 of the common classroom working in a public school in the municipality of Maracanaú, through an interview with subjective questions. We have as a result that the ESA has provided professionals, resources and teaching methodologies as it is geared towards the needs of learners, and consequently has promoted their development and learning. Finally, the ESA has the function of eliminating barriers that prevent its full participation in the common classroom, thus facilitating its inclusion.
Keywords: Specialized Educational Assistance. Intellectual Disability. Inclusion.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, MARIA APARECIDA CAVALCANTE. CONTRIBUIÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1