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Repositório Institucional - UECE
Título:
ENDOMARKETING: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DO TERMO NOS ARTIGOS SITUADOS NA PLATAFORMA SPELL

Autor(es):
COSTA, MARIANA NASCIMENTO DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Analisa, de forma dissertativa, a estrutura do conhecimento disponível sobre o endomarketing na plataforma de dados Scientific Periodicals Eletronic Library (SPELL). O endomarketing pode ser caracterizado como uma ferramenta de valorização e satisfação do cliente interno com a finalidade de se conquistar o cliente externo e, consequentemente, os objetivos da organização. A metodologia utilizada caracteriza-se como revisão de bibliografia sistemática, de natureza qualitativa e quantitativa, exploratória e descritiva. O levantamento amostral é composto por 10 artigos, cujos critérios de inclusão foram: conter no título o termo endomarketing, estar publicado em língua portuguesa e ter disponibilidade do texto completo on line. Os dados foram coletados e sistematizados a partir do título dos artigos, local de publicação, perfil dos autores, palavras-chave, metodologia utilizada e principais achados. Como resultado, foi constatado que os programas de endomarketing são considerados como uma importante ferramenta de gestão de pessoas, capaz de comprometer os funcionários com os objetivos da empresa; que buscam uma vantagem competitiva através da satisfação dos funcionários; e que enfatizam a importância da gerência intermediária na sua implantação e dos instrumentos de medição para sua eficácia. Dessa forma, os resultados demonstraram o endomarketing como uma estratégia fundamental para empresas e reconhecido como um eficiente instrumento de crescimento para as organizações a partir da conquista e satisfação das necessidades dos clientes internos.
Palavras-chave: Endomarketing. Cliente interno. Revisão de bibliografia sistemática.

Abstract:
It analyzes the structure of available knowledge about endomarketing in the Scientific Periodicals Eletronic Library (SPELL) data platform. Endomarketing can be characterized as a tool for valuing and satisfying the internal customer with the purpose of conquering the external customer and, consequently, the objectives of the organization. The methodology used is characterized as a review of systematic bibliography, qualitative and quantitative, exploratory and descriptive. The sample survey consists of 10 articles, whose inclusion criteria were: to include in the title the term endomarketing, to be published in Portuguese language and to have the full text available on line. Data were collected and systematized from the title of articles, place of publication, authors' profile, keywords, methodology used and main findings. As a result, it was found that endomarketing programs are considered as an important people management tool, capable of compromising employees with company objectives; who seek a competitive advantage through employee satisfaction; and which emphasize the importance of intermediate management in its implementation and the measurement instruments for its effectiveness. In this way, the results demonstrated the endomarketing as a fundamental strategy for companies and recognized as an efficient growth tool for the organizations from the conquest and satisfaction of the needs of the internal clients.
Keywords: Endomarketing. Internal costumer. Review of systematic bibliography.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
COSTA, MARIANA NASCIMENTO DA. ENDOMARKETING: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DO TERMO NOS ARTIGOS SITUADOS NA PLATAFORMA SPELL. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 11 de maio de 2024

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