Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A INFLUÊNCIA DA DESORDEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO NA APRENDIZAGEM E NO FAZER PSICOPEDAGÓGICO

Autor(es):
FREITAS, EDMARA GOMES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Este trabalho tem como objeto principal de estudo analisar a relação entre a desordem do
processamento auditivo e a aprendizagem. O objetivo geral do trabalho é esclarecer sobre a
desordem do processamento auditivo, desde sua detecção e sua relação com a aprendizagem e
suas dificuldades. Os objetivos específicos são: relacionar as informações sobre a DPAC com
a aprendizagem, explanar sobre a Desordem do Processamento Auditivo Central (DPAC) e
suas implicações, mostrar a importância de se conhecer o diagnóstico preciso para a
realização de uma terapia mais efetiva e pesquisar as percepções de profissionais da área
acerca do assunto. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza qualitativa com
aprofundamentos teóricos de alguns autores, em destaque, Capellinni (2009), Silveira (2007),
Ribas (2007). Além do aprofundamento teórico, foi realizada pesquisa de campo por meio da
aplicação de questionários com profissionais da área da Psicopedagogia para relatarem suas
experiências relacionadas com o tema. Após a coleta e análise dos dados, foi feita a análise
das respostas. Concluímos que a DPAC é umas das causas de dificuldades na aprendizagem e
que os profissionais da área ainda não conhecem a DPAC profundamente dificultando os
encaminhamentos e diagnósticos.
Palavras-chave: DPAC. Aprendizagem. Dificuldades.

Abstract:
This work has as main object of study to analyze the relationship between auditory processing
disorder and learning . The overall objective is to clarify the auditory processing disorder,
since its detection and its relation to learning and their difficulties . The specific objectives
are: to relate the information on CAPD with learning , explain about Central Auditory
Processing Disorder ( CAPD ) and their implications , show the importance of knowing the
precise diagnosis to conduct a more effective therapy and the search perceptions of
professionals on the subject . The methodology used was a qualitative research with
theoretical insights into certain authors , featured, Capellinni (2009) , Silveira (2007) , Ribas
(2007) . Apart from the theoretical development , field research through questionnaires with
professionals of Educational Psychology was held to report on their experiences related to the
theme . After collecting and analyzing the data , the analysis of the responses was taken . We
conclude that CAPD is one of the causes of learning disabilities and the professionals do not
yet know DPAC deeply hindering referrals and diagnoses.
Keywords : CAPD , learning difficulties .

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
FREITAS, EDMARA GOMES DE. A INFLUÊNCIA DA DESORDEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO NA APRENDIZAGEM E NO FAZER PSICOPEDAGÓGICO. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1