Este trabalho tem como objeto principal de estudo analisar a relação entre a desordem do
processamento auditivo e a aprendizagem. O objetivo geral do trabalho é esclarecer sobre a
desordem do processamento auditivo, desde sua detecção e sua relação com a aprendizagem e
suas dificuldades. Os objetivos específicos são: relacionar as informações sobre a DPAC com
a aprendizagem, explanar sobre a Desordem do Processamento Auditivo Central (DPAC) e
suas implicações, mostrar a importância de se conhecer o diagnóstico preciso para a
realização de uma terapia mais efetiva e pesquisar as percepções de profissionais da área
acerca do assunto. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza qualitativa com
aprofundamentos teóricos de alguns autores, em destaque, Capellinni (2009), Silveira (2007),
Ribas (2007). Além do aprofundamento teórico, foi realizada pesquisa de campo por meio da
aplicação de questionários com profissionais da área da Psicopedagogia para relatarem suas
experiências relacionadas com o tema. Após a coleta e análise dos dados, foi feita a análise
das respostas. Concluímos que a DPAC é umas das causas de dificuldades na aprendizagem e
que os profissionais da área ainda não conhecem a DPAC profundamente dificultando os
encaminhamentos e diagnósticos.
Palavras-chave: DPAC. Aprendizagem. Dificuldades.