Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ESTÉTICA DO CHOQUE – ARTE E POLÍTICA EM WALTER BENJAMIN

Autor(es):
Travassos, Milena de Lima

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
A estética do choque (Chockerlebnis) em Walter Benjamin mantém uma
interação com a modernidade, no âmbito da realidade, da divisão do trabalho e
do processo produtivo (Herstellungsverfahren) estendida ao cotidiano da
sociedade. A análise dessa interferência da estética sobre as novas relações
constitui o corpus filosófico da dissertação, que intenta situar os termos da
discussão controversa sobre o declínio da aura com base no processo de
desencantamento do mundo (Entzauberung der Welt) e da politização da arte.
A análise utiliza-se dos conceitos de autor produtor e refuncionalização da arte
(Umfunktionierung). Reflete sobre a forma de percepção que predomina na
modernidade e na recepção cinematográfica: coletiva, super-estimulada,
distraída, uma percepção do choque. Aborda o conceito de choque
(Chockerlebnis) pondo-o em situação constelacional com outros conceitos
como o de autômato ligado ao trabalho fabril, ao jogo, montagem
cinematográfica, recepção tátil, experiência (Erfahrung) e vivência (Erlebnis),
relacionando-os a uma nova forma de encarar a política e a ética. Avalia o
estado de auto-alienação que a humanidade atingiu, e discute a utilização
política e estética dos conceitos de faculdade mimética (Mimetisches
Vermögen), sonho (Träume) e despertar (Erwachen) ante este estado. A
experiência estética, por seu turno, representa o termo em que se explicita no
autor a modificação da experiência (Erfahrung) como tal na era moderna,
abrindo possibilidade para se pensar uma política adequada aos novos tempos.
Palavras-chave: Modernidade – Política – Estética – Choque – Cinema

Abstract:
The aesthetics of shock (Chockerlebnis) in Walter Benjamin has an interaction
with modernity, in reality, the division of labor end the production process
(Herstellungsverfahren) extended to everyday society. The analysis of this
interference of aesthetics in the new relationships is the core of philosophical
corpus this work. The work situates the terms of controversial discussion about
the decline of the aura based on the process of disenchantment of the world
(Entzauberung der Welt) and the politicization of art, making use of concepts
like author as producer and re-functionalization of art (Unrfunktonerung). It
discusses about which perception prevails in modernity and in movie reception:
collective, super-stimulated, distracted, a sense of shock. It brings up the
concept of shock (Chockerlebnis) by placing it in a constellation with other
concepts such as automaton related factory work, play, movie editing, tactile
reception, expertise (Erfahrung) and experience (Erlebnis), relating them to a
new way of looking at politics end ethics. It analyses the state of self-alienation
that humanity has reached, and discusses the political and aesthetic use of
concepts such as mimetic faculty (Mimetische Vermögen), dream (Träume) and
wake (Erwachen) up before this state. The aesthetic experience, in its turn,
represents the term in which the author reveals the change of experience
(Erfahrung) as such in the modern era, opening the possibility to think an
appropriate policy to changing times.
Key words: Modernity – Politics – Aesthetics – Shock – Movie.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Travassos, Milena de Lima. ESTÉTICA DO CHOQUE – ARTE E POLÍTICA EM WALTER BENJAMIN . 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1