Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS SISTEMAS DE ENSINO: As Conferências Nacionais de Educação como espaço público de participação social.

Autor(es):
ANDRADE, HELDER NOGUEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Esta pesquisa cujo tema é GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS SISTEMAS DE ENSINO: As
Conferências Nacionais de Educação como espaço público de participação social, assumiu
o desafio de refletir sobre a gestão democrática da educação nacional tomando como lócus
privilegiado a experiência política democrático-participativa das Conferências Nacionais de
Educação. O foco da pesquisa é a participação social e seu necessário desdobramento na
construção de espaços públicos. Esta análise se baseou no pressuposto de que a
participação social afirmada enquanto substância democrática e constituída pelo processo
democrático garante a constituição de espaços públicos que em ultima instância
aprofundam o amadurecimento da experiência da gestão democrática da educação
nacional. Tal amadurecimento converge para o fortalecimento da cultura política
democrática no país. As discussões foram pautadas por questões e conceitos evidenciados
por pensadores seminais como J.S. Mill, Gramsci, N. Bobbio, Hanna Arendt e Robert Dahl,
dentre outros no campo da política. No campo da educação destaque-se Vitor Paro, Luiz
Fernando Abrucio e Roberto Jamil Cury. A estratégia de pesquisa utilizada para tanto,
pautou-se em uma análise qualitativa de documentos relevantes para o estudo, tais como a
atual Constituição Federal brasileira promulgada em 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (Lei 9394/1996), além de documentos que tratam da normatização das
conferências nacionais de educação e do conteúdo debatido e deliberado no processo
conferencial. A análise do tema foi orientada por três vertentes básicas, a primeira é
compreender a construção da gestão democrática dos sistemas de ensino no país a partir
da construção do Sistema Nacional de Educação; a segunda é perceber o papel das
conferências nacionais de políticas públicas no interior da engenharia institucional que
possibilita a gestão democrática; e a terceira é refletir sobre o papel da participação social
no processo constitutivo das conferências nacionais de educação, na dialética que define a
participação como um movimento que constitui e é constituído na própria realização das
conferências. Diante das questões e dos elementos que afloraram no presente estudo,
algumas questões foram evidenciadas como guisa de conclusão, dentre as quais destaque-
se: Quais são a natureza e a extensão da participação social na construção da gestão
democrática dos sistemas de ensino a luz da experiência democrático-participativa
evidenciada na CONAE? Quais são os mecanismos institucionais que afloram da recente
experiência democrática brasileira para promover a participação social como um processo
decisivo na concepção do Estado e das políticas públicas? Compreender tais questões
tomando como lócus privilegiado o processo constitutivo das conferências nacionais de
políticas públicas, mais precisamente da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2010),
foi o grande desafio empreendido pelo presente estudo. Percebendo com isso, as
contradições e disputas que fazem parte da construção da democracia nacional na
contemporaneidade.  

 

 

Palavras-chave: Gestão democrática. Sistema de Educação. Participação Social.
Conferências de Educação.  

 

Abstract:
This research which theme is the democratic management of the learning systems: the
Education National Conferences as a public place of social participation, took the challenge to
reflect about the democratic management of the national education taking as the main target
the collaborative and democratic political experience from the Education National
Conferences. The focus of this research is the social participation and the unrolling on the
construction of the public places. This analysis is based on the prerequisite that the social
participation as a democratic substance and constituted on the democratic process guarantee
the constitution of public spaces which in the last resort deepens the ripening on the
experience of the democratic management in the national education. This ripening converges
to the strengthening of the democratic politics culture in the country. The discussions were
based on issues and concepts substantiated by seminal thinkers such as J.S. Mill, Gramsci, N.
Bobbio, Hanna Arendt and Robert Dahl in the politic area. In the education area should be
detached VitorParo, Luiz Fernando Abrucio and Roberto JamilCury.The strategy used for this
research was the qualitative analysis of relevant documents for this study, such as the
Brazilian Federal Constitution from 1988, guidelines and bases law for National Education
(Lei9394/1996), besides the documents about the standardization of the Education National
Conferences and the content debated and agreed on the conference process. The analysis of
the theme was based on three basic issues, the first is to understand the construction of the
democratic management in the learning system in the country from the construction of the
National Education System. The second issue is to realize the role of the National
Conferences on Public Politics within the institutional engineer that enables the democratic
management. The third issue is to reflect about the social participation role on the constitutive
process of the Education National Conferences, on the dialectics that defines the participation
as a movement that forms and is formed on the achievement of the conferences. Towards the
issues and the elements that emerged from this study, some questions were made it clear to be
a guide for the conclusion which are: What is the nature and the extension of the social
participation on the construction of the learning systems‟ democratic management based on
the participative democratic experience evidenced on CONAE? What are the institutional
mechanisms that come from the recent Brazilian democratic experience to promote the social
participation such as a critical process on the conception of state and the public politics? The
biggest challenge of this study was to understand these questions based on the constitutive
process of the public politic national conferences more accurate the Education National
Conference (CONAE 2010). Realizing the contradictions and battles that are part of the
national democracy construction in the contemporaneity.

 

Key words: Democratic Management. Education System. Social participation.Education
Conferences.
 

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ANDRADE, HELDER NOGUEIRA. GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS SISTEMAS DE ENSINO: As Conferências Nacionais de Educação como espaço público de participação social.. 2013. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1