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Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE DIREITO: REALIDADE, COMPLEXIDADE E POSSIBILIDADE

Autor(es):
PINTO, FLÁVIA AGUIAR CABRAL FURTADO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A velocidade das informações e as facilidades de acesso que caracterizam a era tecnológica têm reflexos diretos na Educação. As antigas metodologias de ensino e aprendizagem que posicionavam o professor no centro do processo, cabendo aos alunos apenas absorver de forma passiva os conteúdos ministrados em sala de aula já não são mais suficientes para desenvolver plenamente as potencialidades exigidas dos profissionais do século XXI. As Instituições de Ensino Superior estão atentas a essa nova realidade e tendem a exigir dos professores a aplicação de metodologias inovadoras, no entanto, não investem adequadamente em formação docente e continuam a privilegiar a titulação, em especial na modalidade de pós-graduação stricto sensu, como o principal critério de contratação desses profissionais. Como resultado, observa-se a falta de interesse dos professores universitários pela formação didático-pedagógica. Some-se a isso a quase inexistência de políticas públicas voltadas a esse tipo de formação em nível superior. Esse panorama parece ser ainda mais crítico com relação aos professores da área jurídica uma vez que o tradicionalismo e o formalismo característico da Universidade de Coimbra ainda tende a prevalecer nas aulas dos cursos de Direito, o que perpetua a ilusão da autossuficiência do domínio dos conteúdos como o único requisito para a docência de qualidade. O trabalho teve, portanto, como principal finalidade compreender os limites e possibilidades da formação pedagógica dos profissionais do Direito que atuam como docentes e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Para isso foi feita uma pesquisa qualitativa e exploratória, por meio de estudo de caso em que professores de Direito responderam a questionamentos sobre ensino jurídico, ensino superior e formação pedagógica. Entre os principais resultados obtidos destaca-se que nenhum dos participantes exerce a docência como principal atividade, a profissão é encarada como uma complementação de renda. As Instituições de Ensino Superior, por sua vez, ao contratarem professores optam por privilegiar a titulação e o conhecimento conteudista em detrimento dos conhecimentos didático-pedagógicos. Por essa razão, ao decidirem exercer a docência, os participantes entrevistados buscaram cursos de mestrado e doutorado na área jurídica. No entanto, conforme afirmaram, esses cursos focaram muito mais em formar pesquisadores do que professores. No que se referem às metodologias de ensino e aprendizagem, a maioria afirmou tentar inovar por conta própria, uma vez que não encontraram o suporte necessário no que tange à formação docente inicial e continuada. Todos esses fatores, aliados à carência de políticas públicas
voltadas à formação dos professores universitários, explicam o pouco interesse desses profissionais em investir na carreira por meio de uma formação didático-pedagógica consistente apesar de reconhecerem sua importância para o desenvolvimento de alunos capazes de pensar por conta própria e construir os próprios conhecimentos. Portanto, destacam-se como propostas para a solução do problema: o investimento pelas Instituições de Ensino Superior em formação docente inicial e continuada, a implementação de políticas públicas voltadas à formação didático-pedagógica dos docentes universitários e o empenho dos professores de Direito no sentido de buscar a formação didático-pedagógica como meio de atingir a verdadeira qualidade docente. Palavras-chave: Formação pedagógica. Professor universitário. Curso de Direito.

Abstract:
The speed of information and the access facilities that characterize the technological era have direct repercussions in Education. The old methodologies of teaching and learning that placed the teacher at the center of the process, with the students only having to passively absorb the contents taught in the classroom are no longer enough to fully develop the skills required of 21st century professionals. The Higher Education Institutions are attentive to this new reality and tend to demand from teachers the application of innovative methodologies, however, they do not invest adequately in teacher training and continue to privilege the degree, especially in the postgraduate modality stricto sensu, as the main criterion for hiring these professionals. As a result, it is observed the lack of interest of university professors for didactic-pedagogical training. Added to this is the almost inexistence of public policies aimed at the training of higher education teachers. This scenario seems to be even more critical in relation to legal professors since the traditionalism and formalism characteristic of the University of Coimbra still tends to prevail in classes of law courses, which perpetuates the illusion of teacher self-sufficiency and the mastery of content as the only requirement for quality teaching. The main purpose of this work was to understand the limits and possibilities of the pedagogical training of legal professionals who work as teachers and their implications in the teaching and learning process. For this, a qualitative and exploratory research was done, through a case study in which law professors were submitted to a questionnaire. Among the main results obtained, it should be noted that none of the participants exercised teaching as the main activity, the profession is seen as a supplementation of income. Higher Education Institutions, on the other hand, when hiring teachers choose to privilege the degree and content knowledge to the detriment of didactic-pedagogical knowledge. For this reason, when they decided to practice teaching, the participants interviewed sought masters and doctorate courses in the legal area. However, as they stated, these courses focused much more on training researchers than teachers. With regard to teaching and learning methodologies, most of them stated that they tried to innovate on their own, since they did not find the necessary support for initial and continuing teacher training. All these factors, coupled with the lack of public policies aimed at the training of university professors, explain the lack of interest of these professionals in investing in their career through a consistent didactic-pedagogical training, despite recognizing their importance in the formation of students capable of thinking through and build their own knowledge. Therefore, the following stand out as proposals for the solution of the problem: the investment by the Institutions
of Higher Education in initial and continuing teacher training, the implementation of public policies focused on the didactic-pedagogical training of university teachers and the commitment of teachers of Law in the sense to seek didactic-pedagogical training as a means to achieve true teaching quality. Keywords: Pedagogical training. College professor. Law course.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
PINTO, FLÁVIA AGUIAR CABRAL FURTADO. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DE DIREITO: REALIDADE, COMPLEXIDADE E POSSIBILIDADE. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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