Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO NA METODOLOGIA PMBOK COMO ESTRATÉGIA DE MERCADO: ESTUDO DE CASO SENAI CETAFR

Autor(es):
SANTOS, MARCOS RANIERI CHAGAS DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
A comunicação é essencial no mundo empresarial para garantir o sucesso das negociações ao gerar recursos e fortalecer relacionamentos. Para as organizações crescerem e se manterem no mercado devem adotar como premissa um processo de comunicação claro diante do seu público. O presente trabalho possui como principal objetivo demonstrar os benefícios de um plano de comunicações segundo a metodologia PMBOK, conhecendo o processo de comunicação dos projetos desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), restringindo a uma de suas unidades mais conhecida como Centro de Educação e Tecnologia Alexandre Figueira Rodrigues (CETAFR) unidade localizada no município de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, capital do Ceará. Alinhando aos conceitos do Project Management Body of Knowledgment (PMBOK), otimizando no relacionamento com seus clientes, como objetivos específicos temos relatar o processo de Comunicação preconizado pelo Guia PMBOK aliados aos conceitos de marketing estratégico, analisar o processo de comunicação realizado pela equipe do SENAI CETAFR na gestão dos projetos e descrever o impacto que um processo de comunicação estruturado tem nas entregas do projeto. Este estudo resultou em uma análise da importância e do impacto da comunicação nos resultados dos projetos, todos os envolvidos devem entender como as comunicações afetam o projeto como um todo. O autor da pesquisa possui formação acadêmica em marketing além de solida vivencia com negociação e planejamento estratégico, conhecimentos essenciais para discursão do assunto. Mediante uma pesquisa bibliográfica, fez-se leitura sobre marketing de serviços, gerenciamento de projetos e gerenciamento da comunicação baseado na metodologia PMBOK, elementos que fundamentaram teoricamente a pesquisa empírica. A metodologia contemplou uma pesquisa de campo, sendo aplicado um questionário com 09 perguntas fechadas, no período de março e abril de 2013, 30 colaboradores do SENAI CETAFR responderam ao questionário. Estes desempenham funções de gestão, consultoria e relacionamento com o mercado frente a projetos da unidade operacional referida. Os participantes são responsáveis pela articulação e desenvolvimento do projeto, fazendo a interação e o repasse de informes, resultados e sugestões. A análise empírica inicialmente avaliou como se dá o processo de comunicação entre os agentes de mercado, equipe e seus clientes, quais os assuntos mais discutidos, os meios mais utilizados e a eficácia atual. A partir daí, os entrevistados indicam os canais na qual julgam mais eficientes e sobre a periodicidade ideal. Em seguida, apontam o impacto de uma boa comunicação nos resultados dos projetos, o que acarreta, segundo a pesquisa, otimização de tempo e recursos, diminuição de erros, interação entre as equipes, satisfação dos clientes e reconhecimento do trabalho realizado pela instituição e pela sociedade em geral.
Palavras-chave: Gerenciamento de projetos; Comunicação empresarial; Stakeholders.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SANTOS, MARCOS RANIERI CHAGAS DOS. GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO NA METODOLOGIA PMBOK COMO ESTRATÉGIA DE MERCADO: ESTUDO DE CASO SENAI CETAFR. 2013. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1