A FORMAÇÃO MÉDICA EM PSIQUIATRIA: CONSTRUINDO UM NOVO PARADIGMA DO MODELO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Autor(es):
AZEVEDO, NARCELI AMÉRICA DE ALENCAR
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
O presente estudo buscou compreender o processo de
formação de psiquiatras à luz da Reforma Psiquiátrica. As mudanças das
necessidades de saúde da população imprimem um novo conceito de saúde, que se
distancia do entendimento baseado apenas no processo saúde-doença e requer
atuação multiprofissional em linhas de cuidado ou nas redes de atenção à saúde,
dentre elas, a saúde mental. A Reforma Psiquiátrica veio fortalecer esse
paradigma e trazer um questionamento específico para a prática médica no campo
da Saúde Mental. A sustentabilidade da Reforma psiquiátrica e do novo modelo
assistencial requer a preparação dos recursos humanos com competências e
habilidades para atuarem nos diversos dispositivosda rede de atenção. O objetivo deste estudo
foi analisar a formação de médicos da Residência de Psiquiatria de Sobral à luz
da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Foi realizado um estudo descritivo do tipo
exploratório e abordagem qualitativa com egressos do Programa de Residência
Médica em Psiquiatria do município de Sobral, vinculado à Escola de Formação em
Saúde da Família Visconde Sabóia, Ceará. A coleta de dados aconteceu no período
de novembro de 2018 a janeiro de 2019, através de entrevistas semiestruturadas
Programa da Residência em Psiquiatria de Sobral. Foram entrevistados 12
residentes, optou-se pela análise de conteúdo temática pela qual obtiveram-se
quatro categorias: Ponto de partida; Percorrendoum novo caminho e desvelando novas
experiências; O programa: aproximações e distanciamentos da reforma psiquiátrica;
Um processo de construção: para um novo cenário, um novo saber/fazer da
psiquiatria. Percorremos, retrospectivamente, o caminho vivencial da
especialização, sob a ótica dos egressos, desde momentos, percepções, emoções e
expectativas, antes de ingressar à Residência, como também, durante as práticas
de serviço, atentando-se para suas potencialidades e desafios. E, por fim, foi
possível descrever aspectos da identidade do ser psiquiatra atual por
intermédio de suas reflexões, relação com a família e com equipe
multiprofissional, além da interação médico-paciente. Conclui-se que os
médicosque ingressam na Residência de
psiquiatria de Sobral renovam seus pensamentos e conceitos das práticas em
saúde, questionando como eram realizados antes do processo de Reforma
Psiquiátrica, que o Programa de Residência apresenta um olhar embevecido pelos
princípios orientadores da Reforma Psiquiátrica e seancora
em três eixos
potencializadores: o território, o trabalho em equipe e o respeito ao sujeito
que sofre e a sua família.
The present study aimed
to understand the process of formation of psychiatrists in the light of the
Psychiatric Reform. The changing health needs of the population give rise to a
new concept of health, which moves away from the understanding based only on
the health-disease process and requires multiprofessional action in care lines
or health care networks, including mental health. The Psychiatric Reform has
strengthened this paradigm and brought specific questioning to medical practice
in the field of Mental Health. The sustainability of the psychiatric reform and
the new care model requires the preparation of human resources with skills and
abilities to act in the various devices of the care network. The aim of this
study was to analyze the training of physicians at the Sobral Psychiatry
Residence in the light of the Brazilian Psychiatric Reform. A descriptive
exploratory study with a qualitative approach was conducted with graduates of
the Medical Residency Program in Psychiatry of the municipality of Sobral,
linked to the Visconde Sabóia Family Health Training School, Ceará. Data
collection took place from November 2018 to January 2019, through
semi-structured interviews Sobral's Residency Program in Psychiatry. Twelve residents were interviewed, and
thematic content analysis was chosen, resulting in four categories: Starting
point; Walking a new path and unveiling new experiences; The program:
approaches and distances of psychiatric reform; A process of construction: for
a new scenario, a new know-how of psychiatry. We retrospectively walked the
experiential path of specialization, from the perspective of the graduates, from
moments, perceptions, emotions and expectations before joining theResidence, as well as during service
practices, paying attention to their potentialities and challenges. Finally, it was possible to describe
aspects of the identity of the current psychiatrist through their reflections,
relationship with the family and with the multidisciplinary team, as well as
the doctor-patient interaction. It is concluded that physicians entering the
Sobral Psychiatry Residency renew their thoughts and concepts of health
practices, questioning how they were performed before the Psychiatric Reform
process, that the Residency Program presents a rapt look at the guiding
principles of the Psychiatric Reform. It is anchored in three potentializing
axes: territory, teamwork and
respect for the suffering subject and hisfamily.
AZEVEDO, NARCELI AMÉRICA DE ALENCAR. A FORMAÇÃO MÉDICA EM PSIQUIATRIA: CONSTRUINDO UM NOVO PARADIGMA DO MODELO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 21 de março de 2025
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