Repositório Institucional - UECE
Título:
A FORMAÇÃO MÉDICA EM PSIQUIATRIA: CONSTRUINDO UM NOVO PARADIGMA DO MODELO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Autor(es):
AZEVEDO, NARCELI AMÉRICA DE ALENCAR

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:

O presente estudo buscou compreender o processo de formação de psiquiatras à luz da Reforma Psiquiátrica. As mudanças das necessidades de saúde da população imprimem um novo conceito de saúde, que se distancia do entendimento baseado apenas no processo saúde-doença e requer atuação multiprofissional em linhas de cuidado ou nas redes de atenção à saúde, dentre elas, a saúde mental. A Reforma Psiquiátrica veio fortalecer esse paradigma e trazer um questionamento específico para a prática médica no campo da Saúde Mental. A sustentabilidade da Reforma psiquiátrica e do novo modelo assistencial requer a preparação dos recursos humanos com competências e habilidades para atuarem nos diversos dispositivos  da rede de atenção. O objetivo deste estudo foi analisar a formação de médicos da Residência de Psiquiatria de Sobral à luz da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Foi realizado um estudo descritivo do tipo exploratório e abordagem qualitativa com egressos do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do município de Sobral, vinculado à Escola de Formação em Saúde da Família Visconde Sabóia, Ceará. A coleta de dados aconteceu no período de novembro de 2018 a janeiro de 2019, através de entrevistas semiestruturadas Programa da Residência em Psiquiatria de Sobral. Foram entrevistados 12 residentes, optou-se pela análise de conteúdo temática pela qual obtiveram-se quatro categorias: Ponto de partida; Percorrendo  um novo caminho e desvelando novas experiências; O programa: aproximações e distanciamentos da reforma psiquiátrica; Um processo de construção: para um novo cenário, um novo saber/fazer da psiquiatria. Percorremos, retrospectivamente, o caminho vivencial da especialização, sob a ótica dos egressos, desde momentos, percepções, emoções e expectativas, antes de ingressar à Residência, como também, durante as práticas de serviço, atentando-se para suas potencialidades e desafios. E, por fim, foi possível descrever aspectos da identidade do ser psiquiatra atual por intermédio de suas reflexões, relação com a família e com equipe multiprofissional, além da interação médico-paciente. Conclui-se que os médicos  que ingressam na Residência de psiquiatria de Sobral renovam seus pensamentos e conceitos das práticas em saúde, questionando como eram realizados antes do processo de Reforma Psiquiátrica, que o Programa de Residência apresenta um olhar embevecido pelos princípios orientadores da Reforma Psiquiátrica e se ancora


 

em três eixos potencializadores: o território, o trabalho em equipe e o respeito ao sujeito que sofre e a sua família.

 

Palavras-chave: Psiquiatria. Ensino-aprendizagem. Reforma Psiquiátrica.



Abstract:

The present study aimed to understand the process of formation of psychiatrists in the light of the Psychiatric Reform. The changing health needs of the population give rise to a new concept of health, which moves away from the understanding based only on the health-disease process and requires multiprofessional action in care lines or health care networks, including mental health. The Psychiatric Reform has strengthened this paradigm and brought specific questioning to medical practice in the field of Mental Health. The sustainability of the psychiatric reform and the new care model requires the preparation of human resources with skills and abilities to act in the various devices of the care network. The aim of this study was to analyze the training of physicians at the Sobral Psychiatry Residence in the light of the Brazilian Psychiatric Reform. A descriptive exploratory study with a qualitative approach was conducted with graduates of the Medical Residency Program in Psychiatry of the municipality of Sobral, linked to the Visconde Sabóia Family Health Training School, Ceará. Data collection took place from November 2018 to January 2019, through semi-structured interviews Sobral's Residency Program in Psychiatry. Twelve residents were interviewed, and thematic content analysis was chosen, resulting in four categories: Starting point; Walking a new path and unveiling new experiences; The program: approaches and distances of psychiatric reform; A process of construction: for a new scenario, a new know-how of psychiatry. We retrospectively walked the experiential path of specialization, from the perspective of the graduates, from moments, perceptions, emotions and expectations before joining the  Residence, as well as during service practices, paying attention to their potentialities and challenges. Finally, it was possible to describe aspects of the identity of the current psychiatrist through their reflections, relationship with the family and with the multidisciplinary team, as well as the doctor-patient interaction. It is concluded that physicians entering the Sobral Psychiatry Residency renew their thoughts and concepts of health practices, questioning how they were performed before the Psychiatric Reform process, that the Residency Program presents a rapt look at the guiding principles of the Psychiatric Reform. It is anchored in three potentializing axes: territory, teamwork and respect for the suffering subject and his family.

Keywords: Psychiatry. Teaching-learning. Psychiatric Reform.

 

 






Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
AZEVEDO, NARCELI AMÉRICA DE ALENCAR. A FORMAÇÃO MÉDICA EM PSIQUIATRIA: CONSTRUINDO UM NOVO PARADIGMA DO MODELO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 21 de março de 2025

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