Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AS CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA A PRÁTICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Autor(es):
OLIVEIRA, RAQUEL COSTA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
Não informado

Resumo:
Este é um estudo sobre o papel do coordenador pedagógico para prática do professor alfabetizador, discussão que busca contribuir com o debate acerca da qualidade do processo de alfabetização e da função do coordenador e ainda desta relação formativa: professor e alfabetizador na qualidade do processo de alfabetização. Neste contexto, pergunta-se: Qual o papel do coordenador pedagógico nas práticas dos professores alfabetizadores visando a melhoria do processo de alfabetização e letramento nas escolas? A investigação, nesse sentido, tem como objetivo geral: analisar o trabalho do coordenador pedagógico junto aos professores alfabetizadores. Especificamente pretendeu: conhecer o perfil dos coordenadores pedagógicos que atuam junto aos professores alfabetizadores. Identificar quais as formas de realização e organização das práticas dos coordenadores, em especial junto aos professores alfabetizadores. Identificar os desafios encontrados pelos coordenadores pedagógicos na sua prática junto aos professores alfabetizadores. A metodologia usada para a pesquisa foi de abordagem qualitativa a partir da realização de pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foram realizadas pesquisas com questionário, aplicado para 04 professoras e 02 coordenadores (as). Os resultados demonstram que na escola investigada, os coordenadores pedagógicos cumprem seus papeis de acompanhadores, articuladores e promotores na alfabetização e letramento das crianças, isso se dá por meio de parceria com os professores, realizando diagnósticos mensais, elaborando metas e definindo ações a serem executadas no período de um mês. E ainda, pelo acompanhamento do trabalho docente no dia a dia de trabalho, por meio de reuniões com os professores, para uma reflexão sobre a sua realidade e a realização de constantes de visitas pedagógicas, in lócu, onde torna-se possível confrontar o que foi planejado e o que de fato é executado em sala de aula, ao mesmo tempo em que são definidas novas ações de melhoria.
Palavras-chave: Coordenação pedagógica. Prática docente. Professor alfabetizador.

Abstract:
This is a study about the role of the pedagogical coordinator for the practice of the literacy teacher, a discussion that seeks to contribute to the debate about the quality of the literacy process and the role of the coordinator and also of this formative relationship: teacher and literacy teacher. quality of Brazilian basic education. In this context, we ask: What is the role of the pedagogical coordinator in the practices of literacy teachers aiming at improving the process of literacy and literacy in schools? The research, in this sense, has as general objective: to analyze the work of the pedagogical coordinator with the literacy teachers. Specifically he wanted to know the profile of the pedagogical coordinators who work with the literacy teachers. Identify the ways in which coordinators' practices and organization are carried out and organized, especially among literacy teachers. Identify the challenges faced by the pedagogical coordinators in their practice among the literacy teachers. The methodology used for the research was a qualitative approach from the field research. For data collection, questionnaire surveys were carried out, applied to those with pedagogical coordinators and literacy teachers. The results show that in the school investigated, the pedagogical coordinators fulfill their roles as followers, articulators and promoters in the literacy and literacy of the children, this is done through a partnership with teachers, conducting monthly diagnoses, elaborating goals and defining actions to be performed in one month. In addition, by monitoring the work of teachers on a day-to-day basis, through meetings with teachers, reflecting on their reality and carrying out constant pedagogical visits, in lócu, where it becomes possible to confront what was planned and what is actually done in the classroom, at the same time that new improvement actions are defined. Keywords: Pedagogical coordination. Teaching practice. Literacy teacher.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
OLIVEIRA, RAQUEL COSTA DE. AS CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO PARA A PRÁTICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1