Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR NO USO DAS TECNOLOGIAS PARA O TRABALHO ESCOLAR

Autor(es):
OLIVEIRA, ADRIANA RAISA ALVES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O objetivo principal deste estudo foi conhecer a contribuição do gestor no uso das tecnologias
para o trabalho escolar. Acreditamos que o uso das tecnologias é tão importante para o ensino
e aprendizado porque são ferramentas acessíveis para uma grande parte dos alunos, portanto,
não pode ser deixada de lado pela escola. Na metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa,
estudo de caso tendo duas escolas campo para a pesquisa sendo uma localizada em
Maracanaú e a outra em Fortaleza, ambas no estado do Ceará. Os sujeitos foram dois diretores
e dois coordenadores que responderam a um questionário. Este estudo foi estruturado após a
introdução com o referencial teórico, seção em que apresentamos aspectos e discussões sobre
as TICs e o seu uso na escola. Na metodologia mostramos as escolhas realizadas
especificando o campo da pesquisa, os sujeitos, o questionário e como foram coletados e
analisados os dados. Na sequência, apontamos a análise desses dados que foram enriquecidos
com concepções de autores que discutem o tema e a conclusão do que percebemos do nosso
trabalho.  Os resultados apontaram que a gestão pode auxiliar de várias formas a inserção das
tecnologias dentro do ambiente escolar.

 

Palavras-chave: Gestão Escolar. Tecnologias. Formação continuada.

Abstract:
The main objective of this study was to show the importance of the manager's contribution to
the use of technologies for school work. We believe that the use of technologies is so
important for teaching and learning because they are tools that are accessible to a large
number of students, so it cannot be left out of school. In the methodology we used the
qualitative research, a case study having two field schools for the research being one located
in Maracanaú and the other in Fortaleza, both in the state of Ceará. The subjects were two
directors and two coordinators who answered a questionnaire. This study was structured after
the introduction with the theoretical reference, section in which we present aspects and
discussions about ICTs and their use in school. In the methodology we show the choices made
specifying the field of research, the subjects, the questionnaire and how the data were
collected and analyzed. In the sequence, we point the analysis of these data that have been
enriched with conceptions of authors that discuss the theme and the conclusion of what we
perceive of our work. The results showed that management can help in various ways the
insertion of technologies within the school environment.
Keywords: School Management. Technologies. Continuing education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
OLIVEIRA, ADRIANA RAISA ALVES DE. A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR NO USO DAS TECNOLOGIAS PARA O TRABALHO ESCOLAR. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1