A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR NO USO DAS TECNOLOGIAS PARA O TRABALHO ESCOLAR
Autor(es):
OLIVEIRA, ADRIANA RAISA ALVES DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
O objetivo principal deste estudo foi conhecer a contribuição do gestor no uso das tecnologias para o trabalho escolar. Acreditamos que o uso das tecnologias é tão importante para o ensino e aprendizado porque são ferramentas acessíveis para uma grande parte dos alunos, portanto, não pode ser deixada de lado pela escola. Na metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa, estudo de caso tendo duas escolas campo para a pesquisa sendo uma localizada em Maracanaú e a outra em Fortaleza, ambas no estado do Ceará. Os sujeitos foram dois diretores e dois coordenadores que responderam a um questionário. Este estudo foi estruturado após a introdução com o referencial teórico, seção em que apresentamos aspectos e discussões sobre as TICs e o seu uso na escola. Na metodologia mostramos as escolhas realizadas especificando o campo da pesquisa, os sujeitos, o questionário e como foram coletados e analisados os dados. Na sequência, apontamos a análise desses dados que foram enriquecidos com concepções de autores que discutem o tema e a conclusão do que percebemos do nosso trabalho. Os resultados apontaram que a gestão pode auxiliar de várias formas a inserção das tecnologias dentro do ambiente escolar.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Tecnologias. Formação continuada.
Abstract:
The main objective of this study was to show the importance of the manager's contribution to the use of technologies for school work. We believe that the use of technologies is so important for teaching and learning because they are tools that are accessible to a large number of students, so it cannot be left out of school. In the methodology we used the qualitative research, a case study having two field schools for the research being one located in Maracanaú and the other in Fortaleza, both in the state of Ceará. The subjects were two directors and two coordinators who answered a questionnaire. This study was structured after the introduction with the theoretical reference, section in which we present aspects and discussions about ICTs and their use in school. In the methodology we show the choices made specifying the field of research, the subjects, the questionnaire and how the data were collected and analyzed. In the sequence, we point the analysis of these data that have been enriched with conceptions of authors that discuss the theme and the conclusion of what we perceive of our work. The results showed that management can help in various ways the insertion of technologies within the school environment. Keywords: School Management. Technologies. Continuing education.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
OLIVEIRA, ADRIANA RAISA ALVES DE. A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR NO USO DAS TECNOLOGIAS PARA O TRABALHO ESCOLAR. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1