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Repositório Institucional - UECE
Título:
“PARA ALÉM DOS MERCADOS”:UMA PESQUISA INTERSUBJETIVISTA SOBRE O CONSUMO COLABORATIVO

Autor(es):
SOUSA, FELIPE GERHARD PAULA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Pressupostos associados ao pensamento utilitário têm assumido a centralidade na explicação das relações sociais em seus mais diversos contextos, desde o consumo dos itens mais básicos às sofisticadas estruturas político-econômicas. Entretanto, a disparidade entre as nuances presentes em nossas vidas sociais e o que as teorias econômicas tradicionais reconhecem justifica a emergência de perspectivas teóricas e onto-epistemológicas alternativas. Nesse sentido, este trabalho se lança à investigação de práticas compreendidas tanto pelo consumo colaborativo quanto, de forma mais ampla, pela economia do compartilhamento por meio de uma perspectiva intersubjetiva. Assim, diferentes arranjos econômicos e fenômenos sociomercadológicos foram explorados, buscando-se captar os sentidos, conceitos, práticas e protótipos associados a tais modelos socioeconômicos por meio de quatro estudos – dois ensaios teóricos e dois de cunho teórico-empírico. Os procedimentos metodológicos da pesquisa se embasaram em uma abordagem intersubjetivista que consolidou três dimensões: i) onto-epistemológica – socioconstrutivismo; ii) metodológica – método abdutivo e etnografia multissituada, e; iii) teórica – antiutilitarismo nas ciências sociais. Por mais de um ano, experiências intensivas em plataformas de compartilhamento foram realizadas em cidades brasileiras e canadenses. Ao todo, foram coletadas 16 horas de gravações e 267 páginas em espaçamento simples por meio de notas de campo e transcrições de entrevistas não-estruturadas em profundidade. Os achados reforçam a perspectiva antiutilitarista Maussiana ao contestar a existência de um mercado ou economia natural, demonstrando a possibilidade de desenvolvimento, mesmo em um mercado capitalista, de perspectivas socioeconômicas distintas. Economias de mercado, economias plurais ou híbridas coexistem com outras formas de organização socioeconômicas, as quais se estabelecem por meio de suas próprias lógicas. A intersubjetividade presente nas relações sociais, nas suas dimensões econômicas, materiais, jurídicas ou simbólicas, impossibilitam a formação de mercados regidos por princípios puramente utilitários. Nesse sentido, práticas não capitalizáveis, que renunciam à necessidade de contratos formais ou que prescindem de uma racionalidade utilitária para operar são encontradas em diversos modelos socioeconômicos, inclusive dentro dos próprios mercados capitalistas. Para além dos mercados, elas são capazes de ajudar na formação de estruturas socioeconômicas que pareciam esquecidas, denominadas de economias do dom.
Palavras-chave: Consumo colaborativo. Intersubjetivismo. Mercados. Antiutilitarismo.
ABSTRACT

Abstract:
Social relations have been increasingly enlightened by utilitarian approach assumptions. Their influence ranges from the consumption of basic and daily products to sophisticated political and economic structures. However, the disparity between the nuances of social life and what is recognized by traditional economic theories justify the emergence of alternative theoretical and onto-epistemological perspectives. This work thus uses an intersubjective perspective to investigate the practices of collaborative consumption and the sharing economy. We explore different socio-economic arrangements and phenomena, capturing the senses, concepts, practices, and prototypes related to such models. Four studies are developed; two are theoretical essays and two have a theoretical-empirical nature. The research methodology was based on an intersubjective approach that comprised three dimensions: i) epistemological – social constructionism; ii) methodological – abductive method and multi-sited ethnography; and iii) theoretical – anti-utilitarianism in social sciences. Intensive experiences in sharing platforms across one year are undertaken in Brazilian and Canadian cities. The study gathers 16 hours of audio recordings and 267 single-spaced pages that are composed of field notes and in-depth interviews transcriptions. The findings reinforce the Maussian anti-utilitarian perspective by contesting the existence of a natural economy. They demonstrate the possibility of developing different socio-economic perspectives in the same capitalist market. Market-based economies and plural or hybrid economies coexist with other socio-economic organizational forms, which employ distinct logics to structure their own relations. The intersubjectivity of the social relations and its economic, material, juridical, or symbolic dimensions preclude the creation of markets ruled by purely utilitarian principles. The absence of capitalizable practices, contractual relations, or the renouncing of utilitarian rationality are found in several initiatives and economic models, even within capitalist markets. Beyond the markets, these aspects can help to create socio-economic structures that are forgotten in our time, nominated as gift economies.
Keywords: Collaborative consumption. Intersubjectivism. Markets. Anti-utilitarianism.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
SOUSA, FELIPE GERHARD PAULA. “PARA ALÉM DOS MERCADOS”:UMA PESQUISA INTERSUBJETIVISTA SOBRE O CONSUMO COLABORATIVO. 2019. 194 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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