Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
REFLEXÃO DA AVALIAÇÃO COMO PROCESSO CONSTRUTIVO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor(es):
SOUZA, MARIA DAS DORES BARRETO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
O tema da presente monografia é reflexão da avaliação como processo construtivo da aprendizagem na educação infantil. Considerando que a avaliação está presente na educação das crianças pequenas, ou seja, na educação infantil, identifica-se uma problemática para o seu processo de aprendizagem ao destacar o significado e ou a necessidade da ação avaliativa na nessa fase escolar. Esta pesquisa teve como objetivo geral refletir como a avaliação se manifesta como processo construtivo da aprendizagem na educação infantil e como e como objetivos específicos identificar os conceitos da avaliação formal e não formal; conhecer os pressupostos teóricos sobre a infância; refletir sobre a avaliação no contexto da educação infantil e verificar a possibilidade de melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa teórica, na perspectiva qualitativa, como fundamentos nos estudos Hoffman (1993, 1996, 2007), Luckesi (1986), dentre outros. O objeto de estudo procurou aprofundar a avaliação na educação infantil; apresentar e discutir as práticas pedagógicas que influenciam a ação docente e os instrumentos de avaliação e seus objetivos na educação infantil segundo a legislação vigente. Os resultados apontaram para a falta de legitimidade técnica da avaliação na educação infantil e da necessidade de construção de uma cultura de avaliação própria e autêntica voltada para este segmento. Constatamos que são utilizados poucos instrumentos de avaliação e os objetivos dos mesmos são desconhecidos e, ainda, percebemos que não há coerência entre a tendência pedagógica assumida com a prática de avaliação. Esperamos que esta leitura possa abrir possibilidades de reflexão e subsidiar novos referenciais de avaliação para a educação das crianças pequenas, como primeira etapa da educação básica.
Palavras chave: Avaliação. Educação Infantil

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SOUZA, MARIA DAS DORES BARRETO DE. REFLEXÃO DA AVALIAÇÃO COMO PROCESSO CONSTRUTIVO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1