EaD como modalidade educativa e seu alcance na formação docente do professor de Português
Autor(es):
Santos, Jéssica Coêlho Franklin dos
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Esta pesquisa aborda a Educação a Distância como modalidade educativa e seu
alcance na formação docente, especificamente, de Língua Portuguesa. O objetivo
geral desse trabalho foi analisar o posicionamento de alunos e ex-alunos do curso
de Letras/Português a Distância da Universidade Federal do Ceará sobre a formação
recebida nessa modalidade de ensino. Com o intuito de enriquecermos as discussões,
selecionamos ex-alunos do curso de Letras vindos das modalidades EaD e presencial para termos
outros pontos de vista acerca do assunto. Autores como Vidal (et al, 2014), Garcia (1999), Lima
(2007), Nogueira (2010), entre outros, foram utilizados nessa pesquisa como aporte teórico. A
metodologia, de cunho quali-quantitativo, foi a mais adequada para nossa aplicação tendo em
vista que o instrumental escolhido foi o questionário com perguntas abertas e fechadas. No total,
foram 20 sujeitos que responderam o questionário. Percebeu-se que EaD contribui para a
formação do professor de Português, que suas metodologias são adequadas para esse processo
formativo e que ela é uma modalidade mais autônoma e democrática que a presencial. Também
observou-se que os estudantes acreditam que modalidade contribui para prática em sala de aula.
O uso constante das tecnologias é determinante para que eles tenham visão crítica acerca do
assunto e leve essa percepção para dentro de sala de aula, enquanto futuros docentes de Língua
Portuguesa.
Palavras-chave: EaD. Formação. Docência. Língua Portuguesa
Abstract:
This research approaches Distance Education as an educational modality and its scope in teacher
training, specifically, in Portuguese Language. The general objective of this work is to analyze
the positioning of students and alumni of the Literature / Portuguese Distance Course of the
Federal University of Ceará on the training received in this modality of teaching. order to enrich
the discussions, we selected alumni of the course of Letters coming from the modalities EaD and
face-to-face to have other points of view about the subject. Authors such as Vidal (et al, 2014),
Garcia (1999), Lima (2007), Nogueira (2010), among others, were used in this research as a
theoretical contribution. The qualitative-quantitative methodology was the most adequate for our
application, considering that the instrument chosen was the questionnaire with open and closed
questions. In total, 20 subjects answered the questionnaire. It was noticed that EaD contributes to
the formation of the Portuguese teacher, that his methodologies are adequate for this formative
process and that it is a modality more autonomous and democratic than the classroom. It has also
been observed that students believe that modality contributes to classroom practice. The constant
use of technologies is crucial so that they have a critical view about the subject and bring this
perception into the classroom as future Portuguese language teachers.
Santos, Jéssica Coêlho Franklin dos. EaD como modalidade educativa e seu alcance na formação docente do professor de Português. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 22 de março de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1