Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EAD COMO MODALIDADE EDUCATIVA E SEU ALCANCE NA FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Autor(es):
SANTOS, JÉSSICA COÊLHO FRANKLIN DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Esta pesquisa aborda a Educação a Distância como modalidade educativa e seu alcance na formação docente, especificamente, de Língua Portuguesa. O objetivo geral desse trabalho foi analisar o posicionamento de alunos e ex-alunos do curso de Letras/Português a Distância da Universidade Federal do Ceará sobre a formação recebida nessa modalidade de ensino. Com o intuito de enriquecermos as discussões, selecionamos ex-alunos do curso de Letras vindos das modalidades EaD e presencial para termos outros pontos de vista acerca do assunto. Autores como Vidal (et al, 2014), Garcia (1999), Lima (2007), Nogueira (2010), entre outros, foram utilizados nessa pesquisa como aporte teórico. A metodologia, de cunho quali-quantitativo, foi a mais adequada para nossa aplicação tendo em vista que o instrumental escolhido foi o questionário com perguntas abertas e fechadas. No total, foram 20 sujeitos que responderam o questionário. Percebeu-se que EaD contribui para a formação do professor de Português, que suas metodologias são adequadas para esse processo formativo e que ela é uma modalidade mais autônoma e democrática que a presencial. Também observou-se que os estudantes acreditam que modalidade contribui para prática em sala de aula. O uso constante das tecnologias é determinante para que eles tenham visão crítica acerca do assunto e leve essa percepção para dentro de sala de aula, enquanto futuros docentes de Língua Portuguesa.
Palavras-chave: EaD. Formação. Docência. Língua Portuguesa.

Abstract:
This research approaches Distance Education as an educational modality and its scope in teacher training, specifically, in Portuguese Language. The general objective of this work is to analyze the positioning of students and alumni of the Literature / Portuguese Distance Course of the Federal University of Ceará on the training received in this modality of teaching. order to enrich the discussions, we selected alumni of the course of Letters coming from the modalities EaD and face-to-face to have other points of view about the subject. Authors such as Vidal (et al, 2014), Garcia (1999), Lima (2007), Nogueira (2010), among others, were used in this research as a theoretical contribution. The qualitative-quantitative methodology was the most adequate for our application, considering that the instrument chosen was the questionnaire with open and closed questions. In total, 20 subjects answered the questionnaire. It was noticed that EaD contributes to the formation of the Portuguese teacher, that his methodologies are adequate for this formative process and that it is a modality more autonomous and democratic than the classroom. It has also been observed that students believe that modality contributes to classroom practice. The constant use of technologies is crucial so that they have a critical view about the subject and bring this perception into the classroom as future Portuguese language teachers.
Key-words: EaD. Formation. Teaching. Portuguese language.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SANTOS, JÉSSICA COÊLHO FRANKLIN DOS. EAD COMO MODALIDADE EDUCATIVA E SEU ALCANCE NA FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1