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Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE E GESTÃO EM SAÚDE: possibilidades e desafios para o gestor

Autor(es):
ARAUJO, ANA CAROLINA DA COSTA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
O presente trabalho foi estruturado no intuito de refletir acerca da importância das ações de Educação Permanente para o processo de Gestão em Saúde, além de avaliar quais são os principais desafios que a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde têm enfrentado no âmbito da formação nessa área. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, através da qual buscaram-se identificar as principais publicações sobre a temática da Educação Permanente nos últimos dez anos, além de documentos importantes no que diz respeito a essa política no âmbito nacional. A coleta de dados ocorreu no período de agosto a outubro de 2013, a partir de trabalhos publicados nos últimos dez anos. Foram catalogados um total de 23 textos acerca da temática, dentre artigos, periódicos e documentos oficiais em língua portuguesa que versassem sobre as inovações no SUS na última década e sobre aspectos relacionados à formação permanente em Saúde. De maneira geral, percebeu-se que o conceito de Educação Permanente é constantemente confundido com o de Educação Continuada, o que acarreta na promoção de atividades que não trazem os resultados pensados pelos gestores. As principais dificuldades encontradas foram a precarização das relações de trabalho no contexto dos serviços do SUS, a resistência da equipe às mudanças, a descontinuidade e fragmentação do processo e a excessiva preocupação dos gestores acerca de questões administrativas de ordem estrutural em detrimento da valorização e desenvolvimento de trabalhadores. Concluiu-se ser de suma importância aos diversos atores envolvidos no processo de EPS, principalmente para os gestores e para as instituições de ensino, repensar tais ações e buscar meios e métodos que possam verdadeiramente promover a reflexão acerca do trabalho cotidiano no SUS, no intuito de combater um fazer puramente técnico e cristalizado e propor uma verdadeira mudança no contexto da saúde, alcançando legitimamente os princípios e objetivos que o SUS propõe.
Palavras-chave: Educação Permanente; Gestão em Saúde; Processo de Trabalho no SUS.

Abstract:
This work was structured in order to reflect on the importance of actions of Continuing Education for Health Management process , and to evaluate what are the main challenges that the National Policy on Continuing Education in Health have faced in training in this area . The study is characterized as a qualitative research bibliographic nature, through which it sought to identify the main publications on the topic of Continuing Education in the past decade , as well as important with regard to this policy at the national level documents . Data collection occurred from August to October 2013, from papers published in the last ten years. A total of 23 texts on the theme , among articles, journals and official documents in English that versassem about innovations in the NHS over the last decade and on aspects related to ongoing training in Health were cataloged Overall , it was realized that the concept of Continuing Education is constantly mistaken for Continuing Education , which results in the promotion of activities that do not bring results considered by the managers . The main difficulties were the precariousness of labor relations in the context of NHS services , staff resistance to change, discontinuity and fragmentation process and the excessive concern of managers about administrative issues of structural order at the expense of recovery and development workers . Concluded to be of paramount importance to the various actors involved in the EPS process, especially for managers and educational institutions , rethinking such actions and seek ways and methods that can truly promote reflection on the daily work in the NHS , in order to fight a purely technical and crystallized to make and propose a real change in the health context , legitimately reaching the principles and objectives that SUS proposes .
Keywords: Continuing Education; Health Management; Work Process in SUS.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ARAUJO, ANA CAROLINA DA COSTA. EDUCAÇÃO PERMANENTE E GESTÃO EM SAÚDE: possibilidades e desafios para o gestor. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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