Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM HORIZONTE

Autor(es):
Oliveira, Adriana Kelle de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
Vivemos em uma sociedade em constante transformação onde inúmeras
informações circulam diariamente por meio de varias e distintas fontes, e nós
cidadãos necessitamos sermos conhecedores desses acontecimentos para
podermos participar ativamente frente às decisões que são tomadas. Os gêneros
textuais são responsáveis por nos trazer essas informações nos permitindo o
conhecimento, a escola trata-se de um ambiente de educação formal e o processo
de alfabetização uma etapa significativa na vida do educando, diante dessas
afirmações o presente trabalho objetivou conhecer e refletir sobre a importância dos
gêneros textuais nos processos de alfabetização e letramento. Para tanto
resgatamos os conceitos de alfabetização e letramento, bem como verificamos como
ocorre o trabalho com os gêneros textuais no cotidiano escolar de professores
alfabetizadores de duas escolas públicas que localiza-se na sede do município de
Horizonte CE. O estudo em questão se divide em três momentos. No primeiro
momento: Práxis docente em Horizonte e a diversidade textual no ensino de língua
portuguesa, realizamos entrevistas com quatro professoras alfabetizadoras (sendo
duas de cada instituição) com alguns anos de experiência e com elas focamos em
saber como realizavam seus planejamentos, como utilizavam os gêneros textuais
em suas aulas, como eles auxiliavam nos processos de alfabetização e letramento e
qual a importância que associavam a eles. No segundo momento: (Re) descobrindo
o espaço da sala de aula: o cotidiano alfabetizador nos limites e possibilidades dos
gêneros textuais, tratamos de observar além da estrutura física da sala de aula, a
rotina de duas das professoras que participaram da entrevista, focamos em observar
na pratica como utilizavam os gêneros textuais em seu dia-a-dia, metodologia
utilizada, como os alunos interagiam e os desafios enfrentados por ambos. Por fim,
no terceiro momento: Alfabetização e letramento: o encanto pelo ato de ler,
refletimos sobre as questões que influenciam no despertar do aluno pelo prazer pela
leitura e pelo conhecimento, reconhecendo a relevância da leitura significativa e o
quanto é necessário valorizar os conhecimentos que as crianças trazem consigo ao
adentrarem na escola. E nos possíveis caminhos para um efetivo processo, em
destaque a relevância da pratica reflexiva, a formação continuada e a qualificação
profissional.
Palavras-chave: Gêneros Textuais, Alfabetização e Letramento.

Abstract:
ABSTRACT
We live in a society in constant transformation where numerous information circulate
daily through various and disparate sources, and we citizens need to be
knowledgeable of these events in order to participate actively in the face of decisions
that are made. The genres are responsible for bringing this information to us allowing
us the knowledge, the school it is an environment of formal education and the literacy
process a significant step in the life of the student, these statements before the
present work aimed to identify and reflect on the importance of genres in literacy
processes and literacy. For both rescued the concepts of literacy and literacy, and
verified as working with the genres in school everyday literacy teachers from two
public schools located in the town of Horizon CE occurs. This study is divided into
three stages. At first: Praxis teacher at Horizon and textual diversity in the teaching of
Portuguese language, we conducted interviews with four literacy teachers (two from
each institution) with some years of experience and focus in how they performed
their schedules, such as those used genres in their classes, as they assisted in the
processes of literacy and literacy and how important that associated to them. The
second time: (Re) discovering the space of the classroom: the everyday literacy
within the limits and possibilities of genres, we try to look beyond the physical
structure of the classroom, the routine of two of the teachers who participated in the
interview, focus to observe in practice used as the genres in their day-to-day,
methodology used, how students interacted and challenges faced by both. Finally,
the third point: Literacy and literacy: the charm of the act of reading, reflect on the
issues that influence in the wake of the student for the joy of reading and knowledge,
recognizing the importance of reading and how significant it is necessary to use the
knowledge that children bring with them to step into the school. And the possible
paths for an effective process, highlighting the importance of reflective practice,
continuing education and professional qualification.
Keywords: Textual Genres, Literacy and Literacy.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Oliveira, Adriana Kelle de. A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM HORIZONTE. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1