RESUMO
Vivemos em uma sociedade em constante transformação onde inúmeras
informações circulam diariamente por meio de varias e distintas fontes, e nós
cidadãos necessitamos sermos conhecedores desses acontecimentos para
podermos participar ativamente frente às decisões que são tomadas. Os gêneros
textuais são responsáveis por nos trazer essas informações nos permitindo o
conhecimento, a escola trata-se de um ambiente de educação formal e o processo
de alfabetização uma etapa significativa na vida do educando, diante dessas
afirmações o presente trabalho objetivou conhecer e refletir sobre a importância dos
gêneros textuais nos processos de alfabetização e letramento. Para tanto
resgatamos os conceitos de alfabetização e letramento, bem como verificamos como
ocorre o trabalho com os gêneros textuais no cotidiano escolar de professores
alfabetizadores de duas escolas públicas que localiza-se na sede do município de
Horizonte CE. O estudo em questão se divide em três momentos. No primeiro
momento: Práxis docente em Horizonte e a diversidade textual no ensino de língua
portuguesa, realizamos entrevistas com quatro professoras alfabetizadoras (sendo
duas de cada instituição) com alguns anos de experiência e com elas focamos em
saber como realizavam seus planejamentos, como utilizavam os gêneros textuais
em suas aulas, como eles auxiliavam nos processos de alfabetização e letramento e
qual a importância que associavam a eles. No segundo momento: (Re) descobrindo
o espaço da sala de aula: o cotidiano alfabetizador nos limites e possibilidades dos
gêneros textuais, tratamos de observar além da estrutura física da sala de aula, a
rotina de duas das professoras que participaram da entrevista, focamos em observar
na pratica como utilizavam os gêneros textuais em seu dia-a-dia, metodologia
utilizada, como os alunos interagiam e os desafios enfrentados por ambos. Por fim,
no terceiro momento: Alfabetização e letramento: o encanto pelo ato de ler,
refletimos sobre as questões que influenciam no despertar do aluno pelo prazer pela
leitura e pelo conhecimento, reconhecendo a relevância da leitura significativa e o
quanto é necessário valorizar os conhecimentos que as crianças trazem consigo ao
adentrarem na escola. E nos possíveis caminhos para um efetivo processo, em
destaque a relevância da pratica reflexiva, a formação continuada e a qualificação
profissional.
Palavras-chave: Gêneros Textuais, Alfabetização e Letramento.