Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
HANDOUT: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO E USO DO GÊNERO EM CONTEXTO ACADÊMICO.

Autor(es):
SOUSA, JOÃO PAULO FREDERICO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
A área de análise de gêneros em Lingüística Aplicada tem se mostrado um
campo bastante fecundo para o desenvolvimento de pesquisas que procuram
explicar a constituição de um gênero em seus traços típicos, bem como a
maneira que ele funciona em contextos específicos. Dentro desta perspectiva,
esta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Lingüística
Aplicada da Universidade Estadual do Ceará, tem o objetivo de descrever o
gênero acadêmico handout em seu contexto de uso e circunstâncias de
produção com vistas a examinar seu funcionamento em um grupo social
determinado, bem como descrever as características de sua organização
textual. Para compreendermos o fenômeno aqui estudado, usamos como base
teórica os trabalhos de Miller (1984), Bazerman (2005) e Swales (1990, 2004)
que procuram estudar os gêneros sob a perspectiva de seu funcionamento
social. Metodologicamente, para atingirmos nossos objetivos, este trabalho
descritivo-exploratório faz uso de instrumentais de pesquisa etnográfica
(ERIKSON, 1992). Foram feitas vinte observações em sala de aula, além da
aplicação de um questionário e entrevistas com os sujeitos envolvidos na
pesquisa. Posteriormente, foram coletados trinta exemplares de handout e
estes analisados seguindo a proposta analítica de Devitt, Reiff e Bawarshi
(2004) para a compreensão do funcionamento social de um gênero. Nossas
análises mostraram haver variações na nomenclatura do gênero e no propósito
comunicativo atribuído a ele, isto como conseqüência da falta de ensino formal
e de fontes de pesquisas, como manuais de redação acadêmica. Verificamos
também, que a organização textual do gênero sofre interferências diretas da
atividade que ele permeia, neste caso o seminário acadêmico, o que contribui
para que o gênero possua baixa previsibilidade de seus traços típicos. Estes
resultados apontam para a necessidade de ensino sistematizado dos diversos
gêneros acadêmicos e da ampliação de pesquisas que procurem dar conta do
funcionamento dos gêneros em sociedade.
Palavras-chave: análise de gêneros, handout, funcionamento social.

Abstract:
The area of genre analysis in Applied Linguistics has been a very prolific field to
the development of researches that intend to explain a genre constitution in its
typical features, as well as the way it works in specific contexts. Into this
perspective, this dissertation, conducted in the Programa de Pós-Gradução em
Lingüística Aplicada, from the Universidade Estadual do Ceará, has the
objective of describing the academic genre handout in its context of use and
circumstances of production aiming at examining its functioning in a specific
social group, as well as describing the characteristics of its textual organization.
To understanding that phenomenon, we use as theoretical basis the works of
Miller (1984), Bazerman (2005) and Swales (1990, 2004), who seek to study
genres under the perspective of its social functioning. Methodologically, to
reach our objectives, this descriptive-exploratory work uses ethnographic tools
(ERIKSON, 1992). It was done twenty observations in class, besides the
applications of a questionnaire and interviews with the participants. Later it was
collected thirty handout exemplars and they were analyzed under the analytical
proposal by Devitt, Reiff and Bawarshi (2004) to the comprehension of the
social functioning of a genre. Our analysis reviewed variations in the genre
terminology and in the communicative objective assigned to it, all this as a
consequence of the formal teaching gap and research sources, as academic
writing manuals. We also noticed that the genre textual organization suffer
direct interferences from the activity it permeates, in this case the academic
seminar, which contributes the genre has low predictability of their typical
features. These results point to the necessity of a systematically teaching of
different academic genres and the research increasing that interpret the genre
functioning in society.
Key-word: genre analysis, handout, social functioning.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUSA, JOÃO PAULO FREDERICO DE. HANDOUT: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO E USO DO GÊNERO EM CONTEXTO ACADÊMICO. . 2010. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1