Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O PAPEL DOS TUTORES A DISTÂNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE

Autor(es):
OLIVEIRA, PAULO ROBERTO ABREU DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
O presente trabalho tem como objeto de estudo a atuação dos tutores a distância do curso de
licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará-UECE na modalidade Educação a
Distância (EaD). Os objetivos são analisar o papel e as atribuições dos tutores, identificar
possíveis discrepâncias entre as atribuições oficiais do tutor e ação de tutoria realizada; identificar
os desafios/dificuldades encontrados pelo grupo de tutoria e por fim traçar um perfil deste tutor.
Trata-se de estudo de caso descritivo com abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados foi
o questionário. Participaram da pesquisa tutores e coordenadores do Curso supracitado.
Abordaram-se parâmetros necessários e exigidos ao tutor, divididas de acordo com focos, sejam
em pré-requisitos de formação, técnicos, habilidades, competências e funções. O papel e
importância do tutor a distância do Curso de Geografia estão pautados nos atos de motivar,
orientar, mediar e dar feedback na visão dos próprios tutores. Os tutores definiram seu perfil
como de orientador e mediador. Como literatura base para as análises, apropriou-se de obras que
tratam da ação e papel da tutoria como publicações de Bezerra & Carvalho (2011), Machado
(2004), Faria (2010) entre outros. Concluiu-se que, sem o tutor, seria impraticável a realização do
Curso de Geografia, pois nele são depositadas grandes reponsabilidades e multifuncionalidades,
suporte didático, motivacional, técnico aos alunos, fazendo a mediação de todos os demais atores
do processo da educação a distância.
Palavras-chave: Educação a Distância, Tutor, Papel do tutor, ação de tutoria

Abstract:
This essay is an object of study the function of distance tutors of the course of degree in
Geography from the State University of Ceará-UECE mode in Education Distance Learning
(ODL). Such are the objectives of this review the role and duties of guardians, identify possible
discrepancies between the official duties of the tutor and tutoring action taken; identify
challenges / difficulties encountered by tutoring group and finally draw a profile of this tutor. It is
a descriptive case study with a qualitative approach. The data collection technique was the
questionnaire. The participants were tutors and coordinators of the aforementioned course. If
approached-required parameters and required to tutor, divided according to outbreaks, are in
training prerequisites, technical, skills, competencies and functions. The role and importance of
the distance tutor Geography course are guided in the acts to motivate, guide, mediate and give
feedback on the vision of their own tutors. As base literature for analysis appropriated works
dealing with the action and role of tutoring the works of Bezerra & Carvalho (2011), Machado
(2004), Faria (2010) among others. It was concluded that without the tutor, the realization of
Geography course would be impractical because it has deposited large liability faced and multifunctionality,
offer didactic, motivational and technical supports to students, mediating all other
actors in the education process of Education Distance Learning.
Keywords: Distance Education, tutor, tutor role, tutoring action

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
OLIVEIRA, PAULO ROBERTO ABREU DE. O PAPEL DOS TUTORES A DISTÂNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ- UECE. 2015. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1