O presente trabalho tem como objeto de estudo a atuação dos tutores a distância do curso de
licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará-UECE na modalidade Educação a
Distância (EaD). Os objetivos são analisar o papel e as atribuições dos tutores, identificar
possíveis discrepâncias entre as atribuições oficiais do tutor e ação de tutoria realizada; identificar
os desafios/dificuldades encontrados pelo grupo de tutoria e por fim traçar um perfil deste tutor.
Trata-se de estudo de caso descritivo com abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados foi
o questionário. Participaram da pesquisa tutores e coordenadores do Curso supracitado.
Abordaram-se parâmetros necessários e exigidos ao tutor, divididas de acordo com focos, sejam
em pré-requisitos de formação, técnicos, habilidades, competências e funções. O papel e
importância do tutor a distância do Curso de Geografia estão pautados nos atos de motivar,
orientar, mediar e dar feedback na visão dos próprios tutores. Os tutores definiram seu perfil
como de orientador e mediador. Como literatura base para as análises, apropriou-se de obras que
tratam da ação e papel da tutoria como publicações de Bezerra & Carvalho (2011), Machado
(2004), Faria (2010) entre outros. Concluiu-se que, sem o tutor, seria impraticável a realização do
Curso de Geografia, pois nele são depositadas grandes reponsabilidades e multifuncionalidades,
suporte didático, motivacional, técnico aos alunos, fazendo a mediação de todos os demais atores
do processo da educação a distância.
Palavras-chave: Educação a Distância, Tutor, Papel do tutor, ação de tutoria