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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O ESTUDO DO SERVICE DESK EM AMBIENTES ACADÊMICOS COMO UMA FORMA DE ENSINO À DISTÂNCIA

Autor(es):
COSTA, FÁBIO TEIXEIRA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Service Desk é um tipo de serviço utilizado por empresas de tecnologia da informação, onde o
atendimento ao cliente é realizado à distância, utilizando telefones e ou computadores conectados à
internet. Foram objetivos da pesquisa: analisar o service desk como uma ferramenta de ensino à
distância; compreender conceitualmente as categorias: Service desk, Ensino à distância no ambiente
acadêmico, e investigar o uso de ferramentas do service desk, como: acesso remoto, chat, transferência
de arquivo e videoconferência em ambiente acadêmico como espaço para difusão e assimilação de
conhecimentos. A pesquisa é exploratória, por estudar assunto pouco explorado e caracteriza-se
como estudo de caso, em que foram utilizadas na análise variáveis encontradas a partir da
experiência do autor como técnico de service desk em ambientes corporativos e professor formador
em pós-graduação do ensino à distância. Tais variáveis são: Ensino-Aprendizagem, Meios de
Comunicação, Postura Interativa do Aprendiz, Uso de Tecnologias, Distância Transacional e
Feedback avaliativo. A investigação indicou que referidas variáveis são comuns no ensino à
distância e no serviço de service desk, onde tecnologias e práticas de ensino-aprendizagem são
utilizadas de forma direcionada ao ambiente, com o objetivo de capacitar, estabelecendo dessa
forma o ensino à distância. O service desk se apresentou como um recurso que muito contribui nas
orientações de pós-graduação à distância, agregando valor e merecendo uma analise de seu uso
pelas instituições de nível superior, a fim de servir como mais um meio de auxilio aos professores
do ensino superior à distância, na orientação do TCC.
Palavras-chave: Service desk. Ensino à distância. Acesso remoto. Tecnologia.

Abstract:
Service Desk is a type of service used by information technology companies, where customer
service is carried out at a distance, using telephones and / or computers connected to the internet.
The objectives of the research were: to analyze the service desk as a distance learning tool;
understand conceptually the categories: Service desk, Distance learning in the academic
environment, and investigate the use of service desk tools, such as: remote access, chat, file transfer
and videoconference in an academic environment as a space for diffusion and assimilation of
knowledge. The research is exploratory, due to the study of an unexplored subject and it is
characterized as a case study, in which variables were used in the analysis found from the author's
experience as a service desk technician in corporate environments and teacher trainer in
postgraduate teaching from a distance. These variables are: Teaching-Learning, Means of
Communication, Interactive Posture of the Apprentice, Use of Technologies, Transactional
Distance and Evaluation Feedback. The research indicated that these variables are common in
distance education and in the service desk service, where technologies and teaching-learning
practices are used in a way directed to the environment, with the purpose of enabling, thus
establishing distance education. The service desk presented itself as a resource that greatly
contributes to the postgraduate distance education, adding value and deserving an analysis of its use
by higher level institutions, in order to serve as a further means of assistance to higher education
teachers the CBT orientation.
Keywords: Service desk. Distance learning. Remote access. Technology.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
COSTA, FÁBIO TEIXEIRA DA. O ESTUDO DO SERVICE DESK EM AMBIENTES ACADÊMICOS COMO UMA FORMA DE ENSINO À DISTÂNCIA. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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