Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
OS EFEITOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autor(es):
OLIVEIRA, SUERDA MARIA AMARAL GOMES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2007

Resumo:
No sentido de contribuir para se repensar a formação de professores voltada à educação especial, esta pesquisa vem tentar compreender, analisar e desenvolver os efeitos e principais aspectos da problemática, a partir de situações vivenciadas e observadas no curso de formação continuada para professores de educação especial. Tem como questões prioritárias, conhecer até que ponto o curso está preparando os professores para lidar com alunos portadores de necessidades educacionais especiais; qual a opinião dos professores em relação à inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais na rede regular de ensino; qual a visão dos alunos do curso de formação continuada para professores em educação especial em relação ao mesmo curso; como as escolas estão se preparando para atenderem aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais; qual a avaliação em relação ao curso no desempenho em sala de aula; e como os conteúdos curriculares deverão ser adaptados para atender aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Os instrumentos utilizados foram, questionários, entrevistas, visitas às escolas e instituições que atendem alunos portadores de necessidades educacionais especiais, filmes e vídeos relacionados às deficiências. O estudo teórico de apoio foi baseado nos autores, Amaral (1998), Aranha (2001), Amiralian (1986), Bianchetti (1995), Candau (1997), Castro (2003), Edler (1998), Feldens (1998), Feltrin (2004), Ferreira (2003), Fonseca (1995), Lubrechet (2001), Gaio e Meneghetti (2004), Magalhães (2002), Mazzotta (1993 e 2005), Nóvoa (1998), Pimenta (1999), Rodrigues (2006), Schwartzman (1999), Santos (2002), Sousa (2004), Revista Brasileira de Educação Especial, (1995). Os resultados mostraram que os alunos do curso de formação continuada para professores de educação especial do Instituto de Educação do Ceará, estão preocupados com sua formação e estão interessados em melhorar seus conhecimentos, mas o curso de formação continuada para professores de educação especial não correspondeu as suas expectativas ou seja os conhecimentos obtidos não foram satisfatórios.
Palavras-chave: Formação de professores. Educação especial. Formação continuada.

Abstract:
To contribute to rethink teacher training focused on special education, this research is trying to understand, analyze and develop the effects and main aspects of the problem, from situations experienced and observed in the course of continuous training for special education teachers . Its priority issues, to know the extent to which the course is preparing teachers to deal with students with special educational needs; which the opinion of teachers regarding the inclusion of students with special needs in the regular school system; which the vision of continuing education course for students in special education teachers from the same course; how schools are preparing to meet the students with special educational needs; which assessment about the course on performance in the classroom; and how curricula should be adapted to meet students with special educational needs. The instruments used were questionnaires, interviews, visits to schools and institutions that serve students with special educational needs, films and videos related to disability. The theoretical support study was based on the authors, Amaral (1998) Spider (2001), Amiralian (1986), Bianchetti (1995), Candau (1997), Castro (2003), Edler (1998), Feldens (1998), Feltrin (2004), Ferreira (2003), Fonseca (1995), Lubrechet (2001), Jay and Meneghetti (in 2004), Magellan (2002), Mazzotta (1993 and 2005), Nóvoa (1998), Pepper (1999), Rodrigues (2006), Schwartzman (1999), Santos (2002), Sousa (2004), Journal of Special Education, (1995). The results showed that the students of continuing education for special education teachers from the Institute of Education of Ceará, are concerned about their training and are interested in improving their knowledge, but the course of continuous training for special education teachers did not meet the your expectations ie the knowledge obtained were not satisfactory
Keywords: Teacher training. Special education. continuing education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
OLIVEIRA, SUERDA MARIA AMARAL GOMES DE. OS EFEITOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2007. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1