Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A IMPORTANCIA DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Autor(es):
SANTOS, LORENA CASTRO DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O presente trabalho tem como tema: “A importância da Psicopedagogia no processo de aquisição da leitura e da escrita.” Escolhido diante da intensa procura dos pais e das escolas em busca de auxiliar o aprendente diante das dificuldades que surgem durante a alfabetização e que perdura ao longo da vida escolar quando não trabalhado de forma adequada. O estudo teve como objetivo geral compreender como lidar com essas dificuldades diante das diversidades encontradas em sala de aula durante a alfabetização e como objetivos específicos entender qual o momento certo para encaminha o aluno ao psicopedagogo e a realização de um trabalho junto ao professor e o psicopedagogo para a superação dessas dificuldades e obtenção de êxito ao final do ano letivo. O processo metodológico foi um estudo de natureza qualitativa com uma pesquisa bibliográfica baseada em obras ligadas ao assunto e tomando como suporte o pensamento de Bossa (1994), Ferreiro e Teberoski (1985), Paín (1985), Visca (1987), dentre outros. Ele fez-se importante devido à importância desses profissionais envolvidos na aquisição da leitura e da escrita, observarem esta problemática como um processo contínuo, tendo a Psicopedagogia como aliada para a solução das dificuldades que surgem neste processo e faz-se necessário investigar, diagnosticar e intervir mediante as dificuldades de aprendizagem e ajudar os que estão prestes a serem alfabetizados a superá-las.
Palavras- chave: dificuldade de aprendizagem, alfabetização, letramento e psicopedagogia

Abstract:
This work has as its theme: ". The importance of psychoeducation in the process of reading and writing acquisition" Chosen before the intense demand from parents and schools seeking to assist the learner in the face of difficulties that arise during the literacy and endures throughout school life when not working properly. The study aimed to understand how to deal with these difficulties in the face of diversity found in the classroom during literacy and specific objectives to understand what the right time to forward the student to the educational psychologist and the realization of a work by the teacher and educational psychologist to overcome these difficulties and achieve success at the end of the school year. The methodological process was a qualitative study with a literature search based on works related to the subject and taking as support the thought of Bossa (1994), Smith and Teberoski (1985), Pain (1985), Visca (1987), among others . It became important because of the importance of these professionals involved in the acquisition of reading and writing, observing this issue as an ongoing process, and the psychoeducation as an ally to the solution of the difficulties that arise in this process and it is necessary to investigate, diagnose and intervene by learning difficulties and help those who are about to be literate to overcome them.
Keywords: learning disability, literacy, literacy and educational psychology.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SANTOS, LORENA CASTRO DOS. A IMPORTANCIA DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA . 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1