Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autor(es):
LIMA, GERVIZ FERNANDES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O  campo  de  atuação  do  coordenador  pedagógico  é  o  palco  de  constantes
discussões,  visando  a  importância  e  o  desempenho  deste  profissional,  ganhou
destaque  nas  últimas  décadas  pela  atuação  como  formador  de  professores,  visto
como  um  importante  articulador  do  processo  educacional.  Diversas  funções  são
transferidas  para  este  profissional,  deixando-o  sobrecarregado  e  desestimulado  se
exercer suas funções. Os professores por outro lado veem esse apoio pedagógico
como uma ferramenta de construção do trabalho coletivo. O presente trabalho traz
uma  interligação  das  funções  do  coordenador  pedagógico  e  a  necessidade  de
formação  continuada  para  o  professor,  através  de  um  estudo  bibliográfico,  bem
como uma amostra de estudo de caso de uma escola pública, identificando a  visão
da  instituição  quanto  ao  trabalho  deste  profissional.  Diante  da  análise  documental
feita  na  instituição  de  ensino  foi  possível  verificar  que  à  demanda  professor  x
coordenador  pedagógico  é  insuficiente,  deixando  claro  os  pontos  vagos  e  que
precisam  ser  preenchidos  pela  atuação  do  coordenador,  diversas  funções  para  a
mesma  pessoa,  além  da  falta  de  um  plano  articulador  que  valorize  a  formação
continuada do professor dentro da instituição de ensino.
Palavras-chave:  Coordenador Pedagógico. Formação Continuada de Professores.
Docência.

Abstract:
The  field  of  action  of  the  pedagogical  coordinator  is  the  stage  of  constant
discussions, aiming at the importance and performance of this professional, gained
prominence in the last decades by acting as a teacher trainer, seen as an important
articulator  of  the  educational  process.  Several  functions  are  transferred  to  this
professional,  leaving  him  overwhelmed  and  discouraged  if  he  performs  his  duties.
Teachers  on  the  other  hand  see  this  pedagogical  support  as  a  tool  for  building
collective  work.  The  present  work brings  an  interconnection  of  the  functions  of  the
pedagogical coordinator and the need of continuous training for the teacher, through
a bibliographical study, as well as a case study sample of a public school, identifying
the  institution's  vision  regarding  the  work  of  this  professional.  Faced  with  the
documentary analysis done at the teaching institution, it was possible to verify that
the teacher and the pedagogical coordinator demand  is  insufficient, making clear the
vacant  points  that  need  to  be  fulfilled  by  the  coordinator,  several  functions  for  the
same  person,  besides  the  lack  of  a  plan  articulator  that  values  the  continued
formation of the teacher within the educational institution.
Key-words: Pedagogical Coordinator. Continuing Teacher Training. Teaching.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
LIMA, GERVIZ FERNANDES DE. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. 0012. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 0012) - Universidade Estadual do Ceará, , 0012. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1