FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE
ENSINO
Autor(es):
LIMA, GERVIZ FERNANDES DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
O campo de atuação do coordenador pedagógico é o palco de constantes discussões, visando a importância e o desempenho deste profissional, ganhou destaque nas últimas décadas pela atuação como formador de professores, visto como um importante articulador do processo educacional. Diversas funções são transferidas para este profissional, deixando-o sobrecarregado e desestimulado se exercer suas funções. Os professores por outro lado veem esse apoio pedagógico como uma ferramenta de construção do trabalho coletivo. O presente trabalho traz uma interligação das funções do coordenador pedagógico e a necessidade de formação continuada para o professor, através de um estudo bibliográfico, bem como uma amostra de estudo de caso de uma escola pública, identificando a visão da instituição quanto ao trabalho deste profissional. Diante da análise documental feita na instituição de ensino foi possível verificar que à demanda professor x coordenador pedagógico é insuficiente, deixando claro os pontos vagos e que precisam ser preenchidos pela atuação do coordenador, diversas funções para a mesma pessoa, além da falta de um plano articulador que valorize a formação continuada do professor dentro da instituição de ensino. Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Formação Continuada de Professores. Docência.
Abstract:
The field of action of the pedagogical coordinator is the stage of constant discussions, aiming at the importance and performance of this professional, gained prominence in the last decades by acting as a teacher trainer, seen as an important articulator of the educational process. Several functions are transferred to this professional, leaving him overwhelmed and discouraged if he performs his duties. Teachers on the other hand see this pedagogical support as a tool for building collective work. The present work brings an interconnection of the functions of the pedagogical coordinator and the need of continuous training for the teacher, through a bibliographical study, as well as a case study sample of a public school, identifying the institution's vision regarding the work of this professional. Faced with the documentary analysis done at the teaching institution, it was possible to verify that the teacher and the pedagogical coordinator demand is insufficient, making clear the vacant points that need to be fulfilled by the coordinator, several functions for the same person, besides the lack of a plan articulator that values the continued formation of the teacher within the educational institution. Key-words: Pedagogical Coordinator. Continuing Teacher Training. Teaching.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
LIMA, GERVIZ FERNANDES DE. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE
ENSINO. 0012. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 0012) - Universidade Estadual do Ceará, , 0012. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1