Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O ENSINO DE MATEMÁTICA E A DEDUÇÃO DA FÓRMULA DA DISTÂNCIA ENTRE PONTO E RETA NO PLANO

Autor(es):
MENDES, FRANCISCO LANDIM

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O livro didático é um material de apoio e um grande instrumento para a condução da aprendizagem, mas observou-se que o livro didático muitas vezes chega a omitir demonstrações muito importantes de certas fórmulas matemáticas de muito uso em seu contexto. O fator que motivou a elaboração deste trabalho foi a necessidade da demonstração da fórmula da distância entre um ponto e uma reta no plano dentro do contexto da geometria analítica. Para tanto, procurou-se executar esta demonstração usando dois processos totalmente distintos, o primeiro processo a ser executado foi o processo algébrico, pelo qual o aluno deveria possuir habilidades e competências adequadas à resolução. Já o segundo processo, bem mais simples e bem contextualizado, foi o processo geométrico/trigonométrico, pelo qual foram analisados livros de três autores, onde se observou a não existência de tal demonstração. Assim, devem-se buscar sempre alternativas para preenchimento de lacunas, visando sempre uma melhoria no processo ensino-aprendizagem. Conclui-se, portanto, que houve participação ativa e dinâmica dos alunos, pois atuaram intensamente na construção dos conhecimentos matemáticos no que diz respeito às demonstrações apresentadas.
Palavras-chaves: Geometria. Matemática. Demonstração de fórmula.

Abstract:
The textbook is a support material and a great tool for the conduct of learning, but noted that the textbook often comes to omit very important statements of certain mathematical formulas of much use in its context. The factor that motivated the development of this work was the need to demonstrate the formula the distance between a point and a line in the plan within the context of analytic geometry. Therefore, we tried to perform this demonstration using two completely different processes, the first process to be performed was the algebraic process by which the student should possess skills and competencies appropriate to the resolution. The second process, simpler and well contextualized, was the geometric / trigonometric process by which three authors books were analyzed, where there was the absence of such a demonstration. Thus, one should always seek alternatives to fill gaps, always aiming at improving the teaching-learning process. It follows, therefore, that there was active and dynamic participating students, as worked intensely in the construction of mathematical knowledge regarding the statements presented.
Keywords: Geometry. Mathematics. Demonstration of formula.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
MENDES, FRANCISCO LANDIM. O ENSINO DE MATEMÁTICA E A DEDUÇÃO DA FÓRMULA DA DISTÂNCIA ENTRE PONTO E RETA NO PLANO. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1