Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AS PRÁTICAS INOVADORAS DE EDUCAÇÃO E SEU IMPACTO NO APRENDIZADO: UMA ANALISE DO PROJETO ROBÓTICA MATEMÁTIZADA NA ESCOLA SESI SOBRAL.

Autor(es):
ARAÚJO, ANA CLAUDILENE SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Trazer a constante inovação para o ensino, buscar recursos que facilitem e contribuam
com educação, é o que esta pesquisa procura defender. Inovação para educar.
Vivemos tantos problemas em relação a educação do país, números que nos dizem
que muitos estudantes iniciam sua vida escolar, mas quando chegam ao ensino médio
esse número cai consideravelmente e não dá para ficar insistindo nas mesmas
metodologias muito menos acreditando que é possível replicar metodologias em
diferentes grupos sem ao menos adequar a realidade deles. Pensando nisso esta
pesquisa vem abordar o uso de práticas inovadoras no ensino e utiliza o uso da robótica
como exemplo de prática que pode atender aos requisitos de uma metodologia
inovadora, capaz de construir um aprendizado mais significativo, levando a autonomia
para o estudante. Inovar para construir, um novo que se faça todos os dias. Para a
realização desse trabalho foi realizado uma seleção de material que tratasse do assunto
em pauta, tanto a internet como material impresso serviram para dar embasamento, foi
realizado uma pesquisa de campo de cunho qualitativo que procurou uma escola que
utilizasse recursos inovadores como forma de ensinar. Foram realizadas analises e
observações das aulas, e aplicado um questionário para 100 dos 150 alunos
matriculados, para que fosse possível ter uma visão mais assertiva do impacto do
projeto na educação. Após levantamento foi possível compreender que o resultado de
uma aula que utiliza recursos inovadores, sendo bem planejada e com objetivos bem
traçados leva a compreensão, faz com que o estudante saiba o porquê e onde vai
aplicar o seu aprendizado e se sentir pertinente ao processo. O estudante cria um
significado claro para aquilo que está sendo aprendido.
Palavras-chave: Metodologias. Inovação. Significado. Robótica.

Abstract:
Bringing constant innovation to education, seeking resources that facilitate and
contribute to education, is what this research seeks to defend. Innovation to educate.
We are experiencing so many problems with education in the country, numbers that tell
us that many students start their school life, but when they reach high school this number
drops considerably and we can not insist on the same methodologies much less
believing that it is possible to replicate methodologies in different groups without even
adjusting their reality. With this in mind, this research addresses the use of innovative
practices in teaching and uses the use of robotics as an example of practice that can
meet the requirements of an innovative methodology, capable of building a more
meaningful learning, leading to autonomy for the student. Innovate to build, new to be
made every day. For the accomplishment of this work a selection of material that dealt
with the subject in question was carried out, both the internet and printed material served
to give background, was conducted a qualitative field research that sought a school that
used innovative resources as a way of teaching . Analyzes and observations of the
classes were carried out, and a questionnaire was applied to 100 of the 150 enrolled
students, so that a more assertive view of the impact of the project on education could
be made. After a survey it was possible to understand that the result of a lesson that
uses innovative resources, being well planned and with well-defined objectives leads to
understanding, makes the student know why and where he will apply his learning and
feel pertinent to the process. The student creates a clear meaning for what is being
learned.
Keywords: Methodologies. Innovation. Meaning. Robotics

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ARAÚJO, ANA CLAUDILENE SILVA. AS PRÁTICAS INOVADORAS DE EDUCAÇÃO E SEU IMPACTO NO APRENDIZADO: UMA ANALISE DO PROJETO ROBÓTICA MATEMÁTIZADA NA ESCOLA SESI SOBRAL.. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1