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Repositório Institucional - UECE
Título:
CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA: O OLHAR PSIOPEDAGÓGICO

Autor(es):
SOUZA, MARIA DO SOCORRO MENESES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O fator predominante no lúdico não está só "nas brincadeiras em si" vai muito além de meras brincadeiras, passatempos ou diversão o lúdico vem nos ensinar a aprender a lidar com o conhecimento com prazer. Este trabalho é resultante de uma análise sobre o desenvolvimento infantil e suas etapas caracterizada pela primeira infância de 0 a 6 anos que são elas: Período sensório motor, Pré-Operatório, Operações Concretas e Operações Formais. Com ênfase na ludicidade sob um olhar psicopedagógico, O tema se justifica pelas experiências da criança no brincar, meio pelo qual ela se desenvolve e enriquece seu processo cognitivo, motor, sensitivo em que possa verificar a aprendizagem da criança em seu dia a dia. Além disso, a influência da família e da escola no processo de aprendizagem e nas fases de formação infantil é vital nesse processo. O objetivo geral é investigar o processo de aprendizagem da criança por meio da ludicidade sob um olhar psicopedagógico. Os objetivos específicos: - Citar as etapas do desenvolvimento infantil e sua importância na aprendizagem – Verificar a influência da família e escola em relação ao processo de aprendizagem – Relacionar as etapas do desenvolvimento infantil com intervenção psicopedagógica. – Compreender a importância de intervenção psicopedagógica no processo de aprendizagem da criança através do lúdico. com a mediação do psicopedagogo bem como a importância da participação dos pais nesse contexto. O precesso de desenvolvimento da criança deverá ocorrer de forma saudável para que os alunos possam estar a vontade e aprimorar todas as habilidades necessárias, para isso, deve contar com o apoio dos pais e/ou responsáveis, professores e colaboradores na área, profissionais de saúde, comunidade enfim, com ajuda de todos os amigos colaboradores para um excelente resultado. A presente pesquisa também nos diz respeito ao psicopedagogo nesse processo de aprendizagem na ludicidade e sobre sua intervenção psicopedagógica, ficando claro a relação de ambas focando no seu objetivo de ter um olhar diferenciado sobre cada aprendente. Esse trabalho tem como metodologia pesquisa bibliográfica apresenta-se com base em fundamentação teórica em autores como: (2005) Piaget; Salk (1982); Moraes (1995); Nunes (1995); Call (2010); Boneto (2012) entre outros, Com base nesses teóricos, verifica-se a influência do lúdico, relacionando-se com as etapas do seu desenvolvimento e da sua intervenção psicopedagógica.
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil. Brincar. Escola. Psicopedagogo.

Abstract:
The predominant factor in play is not only "in the games itself" goes beyond mere jokes, hobbies or fun, the playfulness teaches us how to learn to deal with knowledge with pleasure. This work is the result of an analysis of childhood development and its stages characterized by the infancy of 0 to 6 years that are: Motor sensory period, Preoperative, Concrete Operations and Formal Operations. With an emphasis on playfulness under a psychopedagogical perspective, the theme is justified by the child's experiences in playing, through which it develops and enriches its cognitive, motor, and sensory process in which it can verify the child's learning in his daily life. In addition, the influence of the family and school in the learning process and in the phases of child training is vital in this process. The general objective is to investigate the child's learning process through playfulness under a psycho-pedagogical approach. Specific objectives: - To cite the stages of child development and its importance in learning - To verify the influence of the family and school in relation to the learning process - To relate the stages of child development with psychopedagogical intervention. - Understand the importance of psychopedagogical intervention in the process of learning the child through the playful. with the mediation of psycho-pedagogy as well as the importance of parental involvement in this context. The developmental process of the child should take place in a healthy way so that the students can be at ease and improve all the necessary skills. To this end, they should count on the support of parents and / or guardians, teachers and collaborators in the area, health professionals , community finally, with the help of all the collaborating friends for an excellent result. The present research also concerns the psychopedagogue in this process of learning in playfulness and its psychopedagogical intervention, being clear the relation of both focusing on its goal of having a different look on each learner. This work has as a methodology bibliographic research is presented based on theoretical basis in authors such as: (2005) Piaget; Salk (1982); Moraes (1995); Nunes (1995); Call (2010); Boneto (2012), among others. Based on these theorists, the influence of the playful one is verified, being related to the stages of its development and its psychopedagogical intervention.
Keywords: Child development. Play. School. Psychopedagogue.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SOUZA, MARIA DO SOCORRO MENESES DE. CONTRIBUIÇÃO DA LUDICIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA: O OLHAR PSIOPEDAGÓGICO. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

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