BANDA DE MÚSICA E BANDAS DE FORRÓ ELETRÔNICO:
a influência da aprendizagem de suas músicas na educação de adolescentes, na percepção de adolescentes da Banda de Música do Colégio Piamarta de Fortaleza-CE
Autor(es):
NOGUEIRA, JOÃO BOSCO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2011
Resumo:
O tema deste trabalho trata da influência da música na educação de adolescentes e o objetivo geral é compreender como a aprendizagem de música numa Banda de Música e como as músicas das Bandas de Forró Eletrônico influenciam na educação de adolescentes de situação econômica e social desfavorável. O marco teórico é formado por vários autores, em música e em educação, mas tem em Hans Günther Bastian, na música, e Paulo Freire, na educação, referência central. O problema principal da pesquisa é este: como a música das bandas de música e as músicas das bandas de forró eletrônico influenciam na educação de adolescentes de situação econômica e social desfavorável? Escolhido o tema, partiu-se para a construção de sua base teórica, definiu-se o projeto de pesquisa, e com base nele, delimitou-se o problema a ser estudado, sistematizou-se todo o processo e procedimentos da pesquisa. A opção foi pela Metodologia Qualitativa, em razão da natureza do problema a ser compreendido. O processo de pesquisa se iniciou com a aplicação de perguntas-piloto e prosseguiu com a aplicação das perguntas definitivas e gravação das entrevistas e sua posterior transcrição. As fases seguintes foram a fragmentação das informações em unidades de registro e seu agrupamento em categorias, a análise e a interpretação dos dados, e, finalmente, a elaboração do relatório da pesquisa. Aqui, adotou-se o método da análise do conteúdo de Laurence Bardin. A análise dos resultados da pesquisa indica que a aprendizagem dessas músicas tem efeitos contrários na educação desses adolescentes. As músicas aprendidas na banda de música contribuem positivamente para educá-los, ao passo que as músicas das bandas de forró eletrônico contribuem negativamente em seu processo educacional, confirmando a hipótese da pesquisa.
Palavras-chave: Música. Educação. Influência. Aprendizagem. Adolescentes. Banda de Música. Banda de Forró.
Abstract:
The theme of this work is about the influence of the music on teenagers’ education. The overall objective is to understand how learning music in a music band and how electronic Forro band songs influence teenagers at unfavorable social and economic situation. The theoretical framework is formed by several authors related to music and education, but has in Hans Günther Bastian, in the music field, and in Paulo Freire, in educational field, the Central references. The main problem of this research is: How the songs from music bands influence in education of teenagers at an unfavorable social and economic situation? After the choice of the theme, the theoretical base was built, the research project was defined, the mains problem was delimited and the procedures of the study were systematized. A qualitative methodology was chosen due to the nature of the problem to be understood. The research process started with an application of pilot questions followed by the application of definitive questions and recording of interviews and transcriptions. The following stages were: the fragmentation of information in recording units and their grouping into categories; data analysis and interpretation and finally the report of the study. It was adopted the method of the content analysis of Laurence Bardin. The analysis of research results indicates that learning these songs have opposite effect in the education of these teenagers. The songs learned in music bands contribute positively to educate them while the songs of the electronic Forro bands contribute negatively in their education process, confirming the hypothesis of the research.
Key-words: Music; Education; Influence; Learning; Teenagers; Music band; Forro band.
Tipo do Trabalho:
Tese
Referência:
NOGUEIRA, JOÃO BOSCO. BANDA DE MÚSICA E BANDAS DE FORRÓ ELETRÔNICO:
a influência da aprendizagem de suas músicas na educação de adolescentes, na percepção de adolescentes da Banda de Música do Colégio Piamarta de Fortaleza-CE. 2011. 173 f. Tese (Doutorado em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1