Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
BANDA DE MÚSICA E BANDAS DE FORRÓ ELETRÔNICO: a influência da aprendizagem de suas músicas na educação de adolescentes, na percepção de adolescentes da Banda de Música do Colégio Piamarta de Fortaleza-CE

Autor(es):
NOGUEIRA, JOÃO BOSCO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
O tema deste trabalho trata da influência da música na educação de adolescentes e o objetivo
geral é compreender como a aprendizagem de música numa Banda de Música e como as
músicas das Bandas de Forró Eletrônico influenciam na educação de adolescentes de situação
econômica e social desfavorável. O marco teórico é formado por vários autores, em música e
em educação, mas tem em Hans Günther Bastian, na música, e Paulo Freire, na educação,
referência central. O problema principal da pesquisa é este: como a música das bandas de
música e as músicas das bandas de forró eletrônico influenciam na educação de adolescentes
de situação econômica e social desfavorável? Escolhido o tema, partiu-se para a construção de
sua base teórica, definiu-se o projeto de pesquisa, e com base nele, delimitou-se o problema a
ser estudado, sistematizou-se todo o processo e procedimentos da pesquisa. A opção foi pela
Metodologia Qualitativa, em razão da natureza do problema a ser compreendido.  O processo
de pesquisa se iniciou com a aplicação de perguntas-piloto e prosseguiu com a aplicação das
perguntas definitivas e gravação das entrevistas e sua posterior transcrição. As fases seguintes
foram a fragmentação das informações em unidades de registro e seu agrupamento em
categorias, a análise e a interpretação dos dados, e, finalmente, a elaboração do relatório da
pesquisa. Aqui, adotou-se o método da análise do conteúdo de Laurence Bardin. A análise dos
resultados da pesquisa indica que a aprendizagem dessas músicas tem efeitos contrários na
educação desses adolescentes. As músicas aprendidas na banda de música contribuem
positivamente para educá-los, ao passo que as músicas das bandas de forró eletrônico
contribuem negativamente em seu processo educacional, confirmando a hipótese da pesquisa.

 

Palavras-chave: Música. Educação. Influência. Aprendizagem. Adolescentes. Banda de
Música. Banda de Forró.

 

Abstract:
The theme of this work is about the influence of the music on teenagers’ education. The
overall objective is to understand how learning music in a music band and how electronic
Forro band songs influence teenagers at unfavorable social and economic situation. The
theoretical framework is formed by several authors related to music and education, but has in
Hans Günther Bastian, in the music field, and in Paulo Freire, in educational field, the Central
references. The main problem of this research is: How the songs from music bands influence
in education of teenagers at an unfavorable social and economic situation? After the choice of
the theme, the theoretical base was built, the research project was defined, the mains problem
was delimited and the procedures of the study were systematized. A qualitative methodology
was chosen due to the nature of the problem to be understood. The research process started
with an application of pilot questions followed by the application of definitive questions and
recording of interviews and transcriptions. The following stages were: the fragmentation of
information in recording units and their grouping into categories; data analysis and
interpretation and finally the report of the study. It was adopted the method of the content
analysis of Laurence Bardin. The analysis of research results indicates that learning these
songs have opposite effect in the education of these teenagers. The songs learned in music
bands contribute positively to educate them while the songs of the electronic Forro bands
contribute negatively in their education process, confirming the hypothesis of the research.

 

Key-words: Music; Education; Influence; Learning; Teenagers; Music band; Forro band.  

 

 

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
NOGUEIRA, JOÃO BOSCO. BANDA DE MÚSICA E BANDAS DE FORRÓ ELETRÔNICO: a influência da aprendizagem de suas músicas na educação de adolescentes, na percepção de adolescentes da Banda de Música do Colégio Piamarta de Fortaleza-CE. 2011. 173 f. Tese (Doutorado em 2011) - Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1