Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
SABERES MOBILIZADOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):
FARIAS, NAISIS CASTELO BRANCO ANDRADE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Este trabalho apresenta investigação sobre os saberes mobilizados por professores de Matemática no contexto do 6° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi orientada pela seguinte problemática: Como os saberes mobilizados pelos professores de Matemática possibilitam mediar a aprendizagem do conhecimento matemático no 6º ano do Ensino Fundamental? Nesse sentido, teve como objetivo geral: compreender como os saberes mobilizados por professores de Matemática que atuam no 6° ano do Ensino Fundamental possibilitam mediar a aprendizagem do conhecimento matemático nesse contexto, em uma escola pública municipal de Teresina-PI, identificada como Escola Mandacaru. Assumiu, por conseguinte, os seguintes objetivos específicos: Caracterizar a prática de ensino de professores de Matemática que atuam no 6° ano do Ensino Fundamental e os saberes mobilizados nesse contexto; identificar as dificuldades encontradas pelos professores do 6° ano do Ensino Fundamental para ensinar Matemática, bem como os saberes mobilizados no enfrentamento dessas dificuldades; e, refletir sobre os desafios do desenvolvimento de professores de Matemática a partir das peculiaridades do contexto em que ensinam. O aporte teórico buscou suporte nos estudos sobre os saberes docentes, com ênfase nas formulações de Maurice Tardif e seus colaboradores. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa empírica do tipo estudo de caso. Abrangeu 4 (quatro) professores com atuação em Matemática no 6° ano e com, pelo menos, cinco anos de experiência na docência e vínculo funcional efetivo na rede pública municipal de Teresina. Utilizou-se como procedimento de coleta de dados a observação e a entrevista semiestruturada. Os dados examinados permitem dizer que as práticas de ensino acompanhadas encontram no saber curricular e experiencial sua principal força. Saberes estes que mobilizam professores com uma formação "dura" como a Matemática a se reinventarem cotidianamente, no sentido de construir, renovar e ampliar os saberes profissionais que sentem falta e consideram necessários para melhorar sua capacidade de mediar a aprendizagem de seus alunos. Conclui-se que o modo de ensinar desses professores, de enfrentar as dificuldades, de mediar a aprendizagem, reforça a premissa de que ensinar exige saberes específicos.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Saberes Docentes. Prática pedagógica. Estudo de caso.

Abstract:
This paper presents an investigation of the knowledge mobilized by mathematics teachers in the context of the 6th grade of elementary school. The research presents the following problem: How can the knowledge mobilized by mathematics teachers mediate the learning of mathematical knowledge in the 6th grade of elementary school? Thus, starting from this problem has the general objective: to understand how the knowledge mobilized by mathematics teachers who work in the 6th grade of elementary school make it possible to mediate the learning of mathematical knowledge in this context, in a municipal public school in Teresina-PI, identified as Mandacaru School. Therefore, it has the following specific objectives: To characterize the teaching practice of mathematics teachers working in the 6th grade of elementary school and the knowledge mobilized in this context; identify the difficulties encountered by teachers of the 6th grade of elementary school to teach mathematics, as well as the knowledge mobilized in facing these difficulties; and, reflect on the challenges of the development of mathematics teachers from the peculiarities of the context in which they teach. The study seeks theoretical support in the contributions of several authors who research on teaching knowledge, although the emphasis of the analysis rests on the formulations of Maurice Tardif and his collaborators, such as Clemont Gauthier, Claude Lessard and Louise Lahaye, authors who have markedly the debate on the subject. His contributions also dialogue with national productions on the subject (PIMENTA, 1999; SAVIANI, 1996; THERRIEN, 1996; FARIAS, 1997, 2000), besides the writings of Nóvoa (1991, 1992), Portuguese author of expressive insertion and influence. on this subject in the Brazilian scene. From the methodological point of view, it is a qualitative empirical case study research, supported by the studies by Robert E. Stake (1994,2007,2010, 2011). The context of the investigation included 4 (four) teachers working in Mathematics in the 6th grade and with at least five years of teaching experience and effective functional bond in the Teresina municipal public network. The data production procedure used were classroom observations and semi-structured interviews. The data examined allow us to say that the teaching practices in focus in this study show a doing that has in the curricular and experiential knowledge its main strength. This knowledge that mobilizes teachers with a "hard" formation like Mathematics to reinvent itself daily, in order to build, renew and expand the
9
professional knowledge that they miss and consider necessary to improve their ability to mediate their students' learning. It is concluded that these teachers' way of teaching, facing difficulties, mediating learning reinforces the premise that teaching is not a trivial practice and requires specific knowledge.
Keywords: Mathematics teaching. Teaching knowledge. Pedagogical practice. Case study.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FARIAS, NAISIS CASTELO BRANCO ANDRADE. SABERES MOBILIZADOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1