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Repositório Institucional - UECE
Título:
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEARENSE E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: FLEXIBILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL

Autor(es):
CAVALCANTI, RAFAEL RABELO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta dissertação objetiva investigar a contratação precária de professores e professoras, as condições de trabalho, profissionalização e proletarização docente, bem como a relação destes com o modelo de Política Pública de Ensino Médio integrado à Educação Profissional no Ceará. Busca explicitar a relação entre professores efetivos e “temporários” sob o ponto de vista de gestão, financeiro e pedagógico, assim como o impacto do processo de privatização endógena e da instrumentação de metodologias gerenciais desenvolvidas na iniciativa privada para a administração pública nas questões acima levantadas. Para tanto, procuramos compreender a composição do pensamento acerca da Educação Profissional a partir de Gramsci (2001) e Manacorda (2007), a formação da Política Pública de Educação Profissional e Ensino Médio Integrado no Brasil a partir de Frigotto (2001), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Moura (2014), bem como questões sobre os processos de profissionalização e proletarização docente a partir de Nóvoa (1991), Enguita (1991), Jaèn (1991) e Lacerda (2011). Buscamos também determinar a relação destes elementos com processos mais amplos, como a chamada Agenda Globalmente Estruturada, a privatização endógena e a reversão neocolonial as quais estão inseridas nos países de economia dependente como o Brasil. Para compreender os sentidos da profissionalização e proletarização dos docentes inseridos neste contexto, desenvolvemos uma Pesquisa Qualitativa em Educação, como mostram Gerhardt e Silveira (2009) e Minayo (2001), por meio de pesquisa de campo em duas Escolas Estaduais de Educação Profissional. Utilizamos metodologias como a Observação Participante e Entrevistas Centradas com os principais atores que compõem o enredo deste trabalho, os professores e professoras ditos “temporários”. Neste sentido, nos embasamos em Schuwartz e Schuartz (apud GHEDIN; FRANCO, 2011), Bodgan e Biklen (1994) e Haguette (1992). Pudemos aferir que a política de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Ceará, apesar do seu caráter unitário, foi concebida em parceria com a iniciativa privada e é executada, em parte, a partir da contratação precária de professores e professoras, já que estes são, historicamente, a grande maioria dos que nela exercem sua atividade profissional. Este achado nos possibilitou determinar duas grande contradições, a primeira se refere à uma das fragilidades presente nos documentos oficiais norteadores da política pública nacional de Ensino Médio Integrado, qual seja, a falta de professores contratados a partir de concurso público e com carreiras docentes estáveis. A segunda contradição é a limitação da profissionalização docente e profundo processo de proletarização nos quais estão inseridos os professores e professoras que atuam nesta modalidade de ensino no Estado do Ceará.
Palavras-chave: Política educacional. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Profissionalização docente.

Abstract:
This dissertation aims to investigate the precarious hiring of teachers, working conditions, professionalization and teacher proletarianization, as well as their relationship with the model of Public Policy of Secondary Education integrated to Professional Education existing in Ceará. Along the same lines, it seeks to make explicit the relationship between effective and "temporary" teachers from a management, financial and pedagogical point of view, as well as the impact of the process of privatization and the instrumentation of management methodologies developed in the private initiative for the public administration on the issues raised above. In order to do so, we seek to understand the composition of the thinking about Professional Education from Gramsci (2001) and Manacorda (1991), the formation of the Public Policy of Professional Education and Integrated Secondary Education in Brazil from Frigotto (2001), Frigotto, Ciavatta and Ramos (2005), Moura (2014), as well as questions about the processes of professionalization and teacher proletarianization from Nóvoa(1991), Enguita (1991), Jaèn (1991) and Lacerda (2011). We also sought to determine the relationship of these elements to broader processes, such as the so-called Globally Structured Agenda, endogenous privatization and neocolonial reversal, which are embedded in dependent economies like Brazil. In order to understand the meanings of the professionalization and proletarianization of the teachers included in this context, we seek to develop a Qualitative Research in Education, as shown by Gerhardt and Silveira (2009) and Minayo (2001), through a field research in two State Schools of Professional Education and using methodologies such as Participant Observation and Focused Interviews with the main actors that make up the plot of this work, the so-called "temporary" teachers. In this sense we use Schuwartz and Schuartz (apud GHEDIN;FRANCO,2011),Bodgan and Biken (1994) and Haguette (1992). We could verify that the policy of Higher Education Integrated to Professional Education of Ceará, despite its unitary character, was conceived in partnership with the private initiative and is executed, in part, from the precarious hiring of teachers, since these are, historically, the great majority of those who work in it. This finding allowed us to determine two great contradictions; the first one refers to one of the weaknesses present in the official documents guiding the National Public Policy of Integrated High School, that is, the lack of teachers hired from public tender and with stable teaching careers. The second contradiction refers to the limitation of teacher professionalization and a profound process of proletarianization which are inserted the teachers who work in this type of teaching in the State of Ceará.
Keywords: Educational policy. Integrated Secondary Education to Professional Education. Teacher professionalism.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CAVALCANTI, RAFAEL RABELO. A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEARENSE E A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: FLEXIBILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL . 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

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