Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CENTRO EDUCACIONAL RAIMUNDO NONATO DIAS RODRIGUES EM MACAPÁ-AP

Autor(es):
CONCEIÇÃO, MARIA ROSA DA LUZ LOPES DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial passou por um longo processo no decorrer da história, ter acesso as instituições escolares pela pessoa com deficiência, desencadeou novas formas de ensinar e aprender, esse percurso nem sempre aconteceu de forma linear. A perspectiva da Educação Inclusiva trouxe a partir da década de 90 políticas públicas voltadas para essa parte da população, criando possibilidades ao ensino sistematizado. A presente pesquisa constitui como objetivo geral a análise das políticas públicas inclusivas desenvolvidas no sistema educacional em Macapá-AP no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, para alcançar essa meta o estudo percorreu a trajetória da historicidade da Educação Especial e as políticas públicas de educação inclusiva, realizando um recorte temporal de 1994-2016. Importante para a pesquisa a contextualização do Atendimento Educacional Especializado, prática pedagógica que contribui com o acesso e a permanência da pessoa com deficiência nas escolas do ensino comum, a Sala de Recurso Multifuncional que proporciona essas aprendizagens, as Tecnologias Assistivas utilizadas nesses ambientes e o Plano para os atendimentos propostos, como também as pertinências dos professores acerca do trabalho realizado nesse espaço. Na pesquisa se fez necessário investigar a atuação das Instituições especializadas no Amapá, realizando uma abordagem no locus do objeto estudado. A pesquisa é qualitativa, com um estudo bibliográfico de autores que estudam a temática em questão como: Padilha (2014, 2017), kassar (2011), Mantoan (2003, 2004, 2005, 2010), Mazzotta (2011), Galvão Filho; Miranda (2012), Garcia; Michels (2011), Sá (2010), Batista (2011), Texeira (2014), Paim (2005), Pletsch (2011), Brizolla; Zamproni (2011) Facion (2009), Manzini (2005) e Caiado; Laplane (2009), dentre outros. Para desenvolvimento do trabalho foi feito a pesquisa documental acerca da legislação nacional, normas, pareceres, decretos e leis. Na coleta de dados foram utilizados a verificação do projeto político pedagógico que normatizam as atividades da instituição. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para verificar junto aos profissionais tanto do atendimento clinico como pedagógico a sua concepção de inclusão baseadas nas atividades desenvolvidas para os alunos do atendimento Educacional Especializado ofertado pela instituição. Na busca de oferecer um atendimento que escolarize os alunos, a instituição, propõem inúmeros projetos e atividades que propicie a entrada da pessoa com deficiência nas escolas
regulares de ensino, realizando toda uma prática condizente em seu projeto pedagógico para que esse aluno se aproprie dos saberes sistematizados. Conclui-se que a necessidade de proporcionar um ambiente adequado para a inclusão trouxe mudanças no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, não sendo este local substitutivo a escola comum, porém um suporte no desenvolvimento dessa clientela, um espaço que viabiliza o processo de inclusão.
Palavras-chave: Educação Especial. Políticas Públicas. Educação Inclusiva.

Abstract:
The learning of the target audience of Special Education students went through a long process in the course of history, have access to educational institutions for the disabled person, unleashed new forms of teaching and learning, this route does not always happen in a linear fashion. The perspective of Inclusive Education brought from the 90's public policies aimed at this part of the population, creating possibilities for systematized teaching. This research is the general objective of the analysis of inclusive public policies developed in the educational system in Macapá-AP in Educational Center Raimundo Nonato Dias Rodrigues, to achieve this goal the study covered the trajectory of the historicity of Special Education and public policies for inclusive education, making a temporal cut of 1994-2016. Important to research the context of the Educational Service Specialist, pedagogical practice that contributes to the access and the person staying with disabilities in schools in common education, Multifunctional Resource Room offering such learning, the Assistive Technologies used in these environments and Plan for the proposed services, as well as the pertinence of the teachers about the work done in this space. In the research it was necessary to investigate the performance of specialized institutions in Amapá, erforming an approach at the locus of the studied object. The research is qualitative, with a bibliographical study of authors who study the theme in question: Padilha (2014, 2017), kassar (2011), Mantoan (2003, 2004, 2005, 2010), Mazzotta (2011), Galvão Filho; Miranda (2012), Garcia; Michels (2011), Sá (2010), Batista (2011), Texeira (2014), Paim (2005), Pletsch (2011), Brizolla; Zamproni (2011) Facion (2009), Manzini (2005) and Caiado; Laplane (2009), among others. For the development of the work was done documentary research about national legislation, norms, opinions, decrees and laws. Data collection was used to verify the political pedagogical project that standardize the activities of the institution. The semistructured interview was used to check with the professionals of both clinical and pedagogical attendance their conception of inclusion based on the activities developed for the students of the Specialized Educational service offered by the institution. In the search to offer a service that enrolls the students, the institution, propose innumerable projects and activities that favor the entrance of the person with deficiency in the regular schools of education, realizing an appropriate practice in its pedagogical project so that this student appropriates the knowledge systematized. It
is concluded that the need to provide an adequate environment for inclusion has brought changes in the Raimundo Nonato Dias Rodrigues Educational Center, and this place is not a substitute for the common school, but a support in the development of this clientele, a space that facilitates the inclusion process. Keywords: Special Education. Public policy. Inclusive Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CONCEIÇÃO, MARIA ROSA DA LUZ LOPES DA. POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CENTRO EDUCACIONAL RAIMUNDO NONATO DIAS RODRIGUES EM MACAPÁ-AP. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1