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Repositório Institucional - UECE
Título:
A ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO AMAPÁ E SEUS REFLEXOS NO DESEMPENHO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS, NO PERÍODO DE 2013-2016

Autor(es):
BRASIL, MARILENE NERI

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Este estudo buscou identificar a contribuição da formação continuada viabilizada pela Escola de Administração Pública para a melhoria do desempenho profissional dos servidores públicos estaduais, no período de 2013-2016, a fim de garantir uma prática eficiente e assim promover resultados satisfatórios nos serviços prestados à população. A pesquisa utilizada foi bibliográfica, documental, qualitativa e explicativa, fundamentada a partir da análise de diversos autores, dentre eles Frey, Fernandes, Rua, Foucault, que subsidiaram o levantamento referente ao marco conceitual, histórico e filosófico que compreendem as políticas públicas sobre capacitação de servidores públicos e as relações com as Escolas de Governo, a partir da década de 80. Esta dissertação está dividida em 05 capítulos, sendo que Introdução contextualiza o tema em estudo no âmbito de sua abrangência, enfatizando as motivações acadêmicas, sociais e pessoais que levaram a sua realização, bem como esclarecendo os objetivos a serem alcançados pelo mesmo. O segundo capítulo traz à luz sobre Gestão Pública no Brasil: Algumas Considerações, com uma abordagem histórica social com desdobramentos importantes no entendimento da evolução da gestão pública diante dos novos cenários. Neste mesmo viés, o terceiro capítulo trata da Formação Continuada e Serviço Público no Brasil, e através dos subcapítulos abordar-se-á desde a criação do serviço público no Brasil, sua trajetória e evolução, subsidiado pelas políticas públicas de formação continuada, elevando ao grau de profissionalização. O quarto capítulo abordará sobre as Escolas de Governo no Brasil, sob a ótica da sistematização da formação e capacitação do servidor público. Assim, o quinto capítulo focará no papel da Escola de Administração Pública do Amapá: contribuições para a Formação dos Servidores do Estado do Amapá, e se desdobrará sob o olhar dos gestores, dos servidores, bem como será apresentado os dados obtidos através dos estudos de caso realizados em três órgãos de governo. E por fim, as considerações finais apontarão caminhos quanto a resposta aos objetivos propostos nesta pesquisa.
Palavras-chave: Serviço público. Política pública. Formação continuada, Escola de Governo.

Abstract:
This study sought to identify the contribution of the ongoing development made viable by the School of Public Administration for the professional improvement of the state public servants in the period from 2013 to 2016 in order to ensure an efficient practice and promote satisfactory results in the service they provide for the population. The survey was bibliographic, documental, qualitative and explanatory grounded on the analysis of several authors, among them: Frey, Fernandes, Rua, Foucault who subsidized the maping relating the conceptual frame historical and philosophical which comprise public policies about training of public servants with the State Schools since the 1980s. This dissertation is divided into five chapters. The introduction contextualizes the theme of study within its amount, emphasizing the academic motivations, social e personal witch lead to its achievement, as well as illuminating the goals that should be attained. The second chapter bring to light to Public Management in Brazil. Some general points with historical and social approach with important ramifications about the understanding on the evolution of the public management in front of new scenarios. In this same context, the third chapter is about the ongoing development improving to the professionalization level. The fourth chapter will deal with the state school in Brazil with the light of systematization of formation and training of the public servant. Thus, the fifth chapter will focus on the role of the Amapa School of Public Administration and it will unfold under the scrutiny of managers and servants , as well as will be presented the collected data through the case studies made in three government institutions. And finally, the final considerations points out ways to the proposed goals on this research.
Keywords: Public service. Public policy. Continuing education. School of Government.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BRASIL, MARILENE NERI. A ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO AMAPÁ E SEUS REFLEXOS NO DESEMPENHO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS, NO PERÍODO DE 2013-2016. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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