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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE REFERÊNCIA DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UECE: UMA PROPOSTA DE POLÍTICA DE INFORMAÇÃO

Autor(es):
MELO, THELMA MARYLANDA SILVA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
A Biblioteca Universitária (BU), também conhecida como acadêmica é a responsável pelo armazenamento, tratamento, organização e gestão das informações e dos materiais que registram o conhecimento das áreas vinculadas ao universo acadêmico, sendo o serviço de referência, setor principal da biblioteca que pode ser visto como um conjunto de atividades oferecidas com o objetivo de dar apoio ao usuário em suas consultas locais ou remotas no uso dos recursos informacionais da BU e o bibliotecário de referência como mediador assertivo/pró-ativo e crítico para a construção do conhecimento científico. Propõem-se esta pesquisa responder os problemas: de que modo está sendo avaliado a qualidade dos serviços oferecidos pelo setor de referência da BC aos estudantes dos cursos de pós-graduação? Como as políticas públicas poderão intervir de modo a encontrar saídas às bibliotecas públicas universitárias estaduais, no que concerne à prestação de serviços de forma a satisfazer a necessidade informacional dos usuários? Desta forma, temos como objetivo geral desta pesquisa avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelo setor de referência da Biblioteca Central Prof. Antônio Martins Filho da Universidade Estadual do Ceará (UECE), aos estudantes dos cursos de pós-graduação strictu sensu desta universidade a partir de uma política pública de informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, de natureza quantiqualitativa, utilizando como procedimento de abordagem o método monográfico e dialético. A coleta de dados foi feita, por meio de questionário semiestruturado e analisados mediante o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Nos resultados, diagnosticou-se que os estudantes têm desconhecimento dos serviços oferecidos pelo setor; no referente ao incentivo dos professores a procura dos serviços, é de vital importância a pesquisa; no relacionado a satisfação do usuário quanto ao acervo houve discrepância nas respostas; no concernente ao mobiliário, espaço físico, equipamentos e horário de funcionamento pode melhorar; mas, no referente ao atendimento dos bibliotecários em relação as demandas e orientações ao usuário, não existe ainda a qualidade, apesar da presteza e responsabilidade do profissional.
Palavras-chave: Biblioteca universitária. Serviço de referência. Avaliação de serviços. Bibliotecário de referência.

Abstract:
The University Library (BU), also known as academic, is responsible for the storage, processing, organization and management of information and materials that record the knowledge of the areas linked to the academic universe, being the reference service, the main sector of the library that can be seen as a set of activities offered to support the user in their local or remote consultations in the use of BU information resources and the reference librarian as an assertive / proactive mediator and critical for the construction of scientific knowledge. This research proposes to answer the problems: how is the quality of the services offered by BC's reference sector to postgraduate students being evaluated? How can public policies intervene in order to find ways out of state university public libraries regarding the provision of services in order to satisfy users' informational needs? Thus, the general objective of this research is to evaluate the quality of services offered by the reference sector of the Central Library. Antônio Martins Filho of the State University of Ceará (UECE), to the students of the strictu sensu postgraduate courses of this university from a public information policy. This is an exploratory and bibliographical research, of quantitative and qualitative nature, using as approach procedure the monographic and dialectical method. Data were collected through a semi-structured questionnaire and analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software. In the results, it was diagnosed that students are unaware of the services offered by the sector; Regarding the encouragement of teachers to search for services, research is of vital importance. Regarding user satisfaction regarding the collection, there was discrepancy in the responses; With regard to furniture, physical space, equipment and opening hours may improve; However, regarding the care of librarians regarding the demands and orientations to the user, there is still no quality, despite the promptness and responsibility of the professional.
Keywords: University library. Referral servisse. Service evaluation. Reference Librarian.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MELO, THELMA MARYLANDA SILVA DE. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE REFERÊNCIA DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UECE: UMA PROPOSTA DE POLÍTICA DE INFORMAÇÃO. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

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