LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: Uma proposta para licenciatura em matemática e a utilização de jogos de recorrência
Autor(es):
Freitas, Acácio Lima de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2015
Resumo:
A proposta de trabalho em Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), embora seja pensamento de alguns, não se trata de confundir objetos com objetivos, nem de atrair o aluno pelo material em si. Antes de tudo, conduz-se por uma proposta motivadora em que os recursos didáticos possam aproximar o aluno do estudo e despertar o interesse por situações-problemas que o desafie e, assim, exigir conhecimentos matematicamente elaborados. A perspectiva da dissertação é mostrar que a ideia do LEM não é recente, que os documentos da reforma do ensino médio defendem sua inserção nas escolas e que os cursos de licenciatura plena em matemática devem possuir seus LEM na formação inicial do professor e, por fim, colaborar com uma proposta concreta de criação de um LEM nas Licenciaturas. Das muitas possibilidades de se trabalhar em um LEM, o foco foi o uso da recorrência como tema para desenvolver e descobrir padrões através de jogos, com aplicações no jogo Anéis Chineses. A partir das leituras e pesquisa em livros especializados na área de matemática e educação matemática, traça-se um plano de abordagem do tema LEM, seguindo a perspectiva da sua concepção, da sua importância através da indicação do uso em sala de aula pelos documentos da reforma do Ensino Médio e de uma proposta de trabalho com o LEM nas licenciaturas, dentro da prática como componente curricular. Como prática de atividade no LEM, estuda-se a descrição matemática de modelos que quantificam os movimentos do jogo conhecido como Anéis Chineses. Escolhe-se este jogo por ser pouco conhecido em nosso meio e ter despertado a curiosidade de alguns matemáticos, como Cardano em 1550, John Wallis em 1685 e Edouard Lucas em 1891. Das fontes estudadas, a proposta do uso de LEM nas escolas é uma ideia defendida desde o século XIX. As licenciaturas em matemática vêm descobrindo a necessidade de inserir em seus projetos pedagógicos o LEM, e o jogo Anéis Chineses gera várias possibilidades de construção de modelos de recorrências. Apesar da ideia não ser recente, a sua implantação não teve sua importância devida, tanto nas escolas como nas licenciaturas em matemática, mesmo assim espera-se contribuir para despertar o interesse pelo tema. Palavras-chave: Ensino de matemática. Laboratório de matemática. Jogos de Recorrência.
Abstract:
The purpose of work in the laboratory of mathematics teaching (LMT), although it is someone´s thought, neither it doesn´t deal to confuse objects with goals, nor to attract students by the material itself. Before of all, leads by a motivating purpose in which the didactic resources can approach the student the study and awake the interest for problem situations that challenge him/ her and, thus, require mathematically elaborated knowledge. The prospect of the dissertation is to show that the idea of the LMT is not recent, that the documents the high school reform defend its insertion in schools and that the full degree in mathematics should own their LMT on teacher ´s initial formation and, finally, collaborate with a concrete purpose of creating a LMT in the degrees. Of the many possibilities of working at a LMT, the focus was the use of recurrence as issue to develop and discover patterns through the games, with applications in the Chinese Rings Game.From the readings and research in specialized books in the mathematics area and mathematics education, construct a plan of approach of the LMT issue, following the prospect of their conception, their importance through the indication of the use in the classroom by documents of the high school reform and a work purpose with the LMT in degrees, within the practice as curricular component. As practice activity in LMT, it studies the mathematical description of models that quantify the game movements known like Chinese Rings. It chooses this game for being little known in our environment and have awoken the curiosity of some mathematicians such as Cardano in 1550, John Wallis in 1685 and Edouard Lucas in 1891. From the studied sources, the purpose of use of LMT in the schools is an idea defended since the 19th century. The degrees in mathematics have been discovering the necessity to insert in their pedagogical projects the LMT, and the Chinese Rings Game generates several possibilities of construction recurrences models. Despite of the idea not to be recent, its introduction did not have its due importance, both in schools and in degrees in mathematics, even so it is expected to contribute to awake interest in the topic. Keywords: Mathematics Teaching. Math Laboratory. Recurrences Games.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Freitas, Acácio Lima de. LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: Uma proposta para licenciatura em matemática e a utilização de jogos de recorrência. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
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