Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: Uma proposta para licenciatura em matemática e a utilização de jogos de recorrência

Autor(es):
Freitas, Acácio Lima de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
A proposta de trabalho em Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), embora seja
pensamento de alguns, não se trata de confundir objetos com objetivos, nem de
atrair o aluno pelo material em si. Antes de tudo, conduz-se por uma proposta
motivadora em que os recursos didáticos possam aproximar o aluno do estudo e
despertar o interesse por situações-problemas que o desafie e, assim, exigir
conhecimentos matematicamente elaborados. A perspectiva da dissertação é
mostrar que a ideia do LEM não é recente, que os documentos da reforma do ensino
médio defendem sua inserção nas escolas e que os cursos de licenciatura plena em
matemática devem possuir seus LEM na formação inicial do professor e, por fim,
colaborar com uma proposta concreta de criação de um LEM nas Licenciaturas. Das
muitas possibilidades de se trabalhar em um LEM, o foco foi o uso da recorrência
como tema para desenvolver e descobrir padrões através de jogos, com aplicações
no jogo Anéis Chineses. A partir das leituras e pesquisa em livros especializados na
área de matemática e educação matemática, traça-se um plano de abordagem do
tema LEM, seguindo a perspectiva da sua concepção, da sua importância através da
indicação do uso em sala de aula pelos documentos da reforma do Ensino Médio e
de uma proposta de trabalho com o LEM nas licenciaturas, dentro da prática como
componente curricular. Como prática de atividade no LEM, estuda-se a descrição
matemática de modelos que quantificam os movimentos do jogo conhecido como
Anéis Chineses. Escolhe-se este jogo por ser pouco conhecido em nosso meio e ter
despertado a curiosidade de alguns matemáticos, como Cardano em 1550, John
Wallis em 1685 e Edouard Lucas em 1891. Das fontes estudadas, a proposta do uso
de LEM nas escolas é uma ideia defendida desde o século XIX. As licenciaturas em
matemática vêm descobrindo a necessidade de inserir em seus projetos
pedagógicos o LEM, e o jogo Anéis Chineses gera várias possibilidades de
construção de modelos de recorrências. Apesar da ideia não ser recente, a sua
implantação não teve sua importância devida, tanto nas escolas como nas
licenciaturas em matemática, mesmo assim espera-se contribuir para despertar o
interesse pelo tema.
Palavras-chave: Ensino de matemática. Laboratório de matemática. Jogos de
Recorrência.

Abstract:
The purpose of work in the laboratory of mathematics teaching (LMT), although it is
someone´s thought, neither it doesn´t deal to confuse objects with goals, nor to
attract students by the material itself. Before of all, leads by a motivating purpose in
which the didactic resources can approach the student the study and awake the
interest for problem situations that challenge him/ her and, thus, require
mathematically elaborated knowledge. The prospect of the dissertation is to show
that the idea of the LMT is not recent, that the documents the high school reform
defend its insertion in schools and that the full degree in mathematics should own
their LMT on teacher ´s initial formation and, finally, collaborate with a concrete
purpose of creating a LMT in the degrees. Of the many possibilities of working at a
LMT, the focus was the use of recurrence as issue to develop and discover patterns
through the games, with applications in the Chinese Rings Game.From the readings
and research in specialized books in the mathematics area and mathematics
education, construct a plan of approach of the LMT issue, following the prospect of
their conception, their importance through the indication of the use in the classroom
by documents of the high school reform and a work purpose with the LMT in
degrees, within the practice as curricular component. As practice activity in LMT, it
studies the mathematical description of models that quantify the game movements
known like Chinese Rings. It chooses this game for being little known in our
environment and have awoken the curiosity of some mathematicians such as
Cardano in 1550, John Wallis in 1685 and Edouard Lucas in 1891. From the studied
sources, the purpose of use of LMT in the schools is an idea defended since the 19th
century. The degrees in mathematics have been discovering the necessity to insert in
their pedagogical projects the LMT, and the Chinese Rings Game generates several
possibilities of construction recurrences models. Despite of the idea not to be recent,
its introduction did not have its due importance, both in schools and in degrees in
mathematics, even so it is expected to contribute to awake interest in the topic.
Keywords: Mathematics Teaching. Math Laboratory. Recurrences Games.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Freitas, Acácio Lima de. LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: Uma proposta para licenciatura em matemática e a utilização de jogos de recorrência. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1