Gestão Escolar Democrática: desafios e perspectivas
Autor(es):
Garcia, José Wilson Correa
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
O presente trabalho oferecerá uma reflexão, fundamentada em referenciais teóricos e bibliográficos, sobre o conceito e a prática da Gestão Escolar Democrática, no contexto da construção e organização das sociedades democráticas, a partir de seus processos históricos, adotados pelos regimes sociais e ideológicos que culminaram na chamada Democracia Brasileira. Partindo de uma leitura macro da forma como as sociedades democráticas se configuraram, contextualizando, particularmente, a sociedade brasileira no centro da análise, buscar-se-á compreender como e de que forma o sistema educacional é determinado pelo modelo de sociedade e/ou político adotado. O trabalho, em um primeiro momento, a partir de uma análise histórico-crítica, aprofundará a compreensão de Democracia, bem como as principais teorias filosóficas que fundamentaram as primeiras experiências de sistemas democráticos nas chamadas sociedades ocidentais, dando ênfase ao processo educativo como critério de construção dessas mesmas sociedades. Estenderá essa análise para os processos que levaram a sociedade brasileira a se configurar como uma sociedade democrática, analisando de que forma a educação brasileira passa a ser radicalmente influenciada por estes mesmos processos. Em um segundo momento, procurar-se-á fazer um levantamento descritivo, em âmbito mais local, na microrregião do Vale do Jaguaribe – CREDE 10, sobre como algumas Escola Públicas do Ensino Médio vivenciam experiências e valores democráticos a partir de sua Gestão Escolar. Por fim, em um terceiro momento, se buscará apontar, a partir dos elementos olhados e pesquisados, soluções e luzes, perspectivas de emancipação da prática pedagógica da Gestão Escolar com um viés democrático. Palavras-chave: Gestão Escolar Pedagógica. Educação. Sociedade. Democracia.
Abstract:
The present work offers a reflection, based on theoretical and bibliographic references on the concept and practice of the School Democratic Management in the context of construction and organization of democratic societies, from their historical processes, adopted by social and ideological regimes that culminated the so-called Brazilian democracy. From a macro reading of how democratic societies took shape, contextualizing, particularly the Brazilian society at the heart of the analysis will be sought to understand how and in what way the education system is determined by the model of society and / or political adopted. The work, at first, from a historical and critical analysis, will deepen the understanding of democracy, as well as major philosophical theories that underlie the first experiences of democratic systems in so-called Western societies, emphasizing the educational process as a criterion for construction of these same societies. Extend this analysis to the processes that led Brazilian society to take shape as a democratic society, analyzing how the Brazilian education becomes radically influenced by these same processes. In a second stage, will be sought to make a descriptive survey, on more local level, in the micro Jaguaribe Valley - CREDE 10, about how some Public Schools high school experience experiences and democratic values from its School Management. Finally, in a third time, it will seek point, from looked and searched elements, solutions and lights, emancipation prospects of pedagogical practice of School Management with a democratic bias. Keywords: Pedagogical School Management. Education. Society. Democracy.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Garcia, José Wilson Correa. Gestão Escolar Democrática: desafios e perspectivas
. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 26 de janeiro de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1