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Repositório Institucional - UECE
Título:
ATIVIDADE FÍSICA, ESTILO DE VIDA E AUTOAVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM ADOLESCENTES: UM ESTUDO EM BAIRROS DE BAIXO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE FORTALEZA, CEARÁ

Autor(es):
PINTO, THIAGO MOTA E

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O objetivo desse estudo foi identificar a associação entre componentes do estilo de vida (atividade física, tempo de tela, hábitos alimentares, álcool e tabaco) e a percepção de estresse em estudantes de duas escolas de Ensino de Tempo Integral, localizadas em bairros de baixo Índice de Desenvolvimento Humano de Fortaleza – Ceará. A amostra foi constituída de 530 alunos, de ambos os sexos, do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, e idades de 11 a 18 anos. A aplicação foi realizada com os estudantes em sala de aula a partir de uma entrevista coletiva. As questões utilizadas para o presente estudo foram extraídas do instrumento do programa “Fortaleça sua saúde”, o qual foi baseado em questionários prévios, devidamente validados e aplicados com adolescentes brasileiros, contendo fatores sociodemográficos, sociais e comportamentais. O teste de Qui-quadrado foi utilizado para identificar diferenças significativas entre os grupos, considerando p<0,05. Houve diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) para o nível de atividade física entre meninos e meninas, com maiores proporções de meninas inativas, para o tempo de tela, no tempo de TV e computador/videogames relacionadas ao sexo. Diferenças significativas (p<0,05) entre as faixas etárias foram observadas para o consumo diário de refrigerante (mais acentuado entre os estudantes de anos iniciais) e o consumo de bebidas alcoólicas (maior entre os estudantes mais velhos). Houve diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) na percepção de estresse de acordo com o sexo (meninas tiveram maior proporção na categoria “quase sempre/excessivamente estressados”), faixa etária e anos de estudo (maiores proporções na categoria “quase sempre/excessivamente estressado” entre os mais velhos e de maior ano de estudo). Na associação do estilo de vida com a percepção de estresse, o baixo nível de atividade física (p<0,001) e o uso de cigarros no último mês (p=0,039) foram os fatores do estilo de vida diretamente associados à percepção de estresse. Em conclusão, o estímulo à prática regular de atividade física e o uso de cigarros foram componentes do estilo de vida que se mostraram importantes para a redução do estresse entre estudantes. A escola deve considerar esses achados para repensar na estruturação dos espaços e do currículo, de modo a possibilitar e estimular a prática da atividade física nos diferentes momentos da rotina escolar, bem como fomentar sua realização no cotidiano do jovem. Não se pode centrar os esforços em um único contexto, de
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modo que o poder público desenvolva e fortaleça políticas públicas direcionadas a esse propósito, como os programas Programa de Esporte e Lazer da Cidade e o Programa Segundo Tempo.
Palavras-chave: Atividade motora. Estilo de vida. Saúde mental. Jovem. Vulnerabilidade.

Abstract:
The objective of this study was to identify the association between lifestyle components (physical activity, screen time, eating habits, alcohol use and tobacco use) and the perception of stress in students of two Full-Time Teaching schools, located in neighborhoods with low Human Development Index in Fortaleza, Brazil. The sample consisted of 530 students, of both sexes, from the 7th to the 9th grades, and aged from 11 to 18 years. The application was carried out with students in the classroom from a press conference. The questions used for the present study were extracted from the instrument "Strengthening Your Health", which was based on previous questionnaires that were validated with Brazilian adolescents, containing sociodemographic, social and behavioral factors. The chi-square test was used to identify significant differences between groups, considering p <0.05. There were statistically significant differences (p<0.05) for the level of physical activity between boys and girls, with higher proportions of inactive girls, for screen time, TV time and computer / video games related to sex. Significant differences (p<0.05) between the age groups were observed for daily soda consumption (higher proportions among younger students) and alcohol consumption (higher among older students). There were statistically significant differences (p<0.05) in the perception of stress according to gender (higher stress among girls), age group and years of study (higher stress among older students). In the association of lifestyle with the perception of stress, the low level of physical activity (p<0.001) and the use of cigarettes in the last month (p = 0.039) were the lifestyle factors directly associated with the perception of stress. In conclusion, stimuli to regular physical activity and cigarette use were lifestyle components that were found to be important for reducing stress among students. The school should consider these findings to rethink the structuring of the spaces and the curriculum, in order to enable and stimulate the practice of physical activity in the different moments of the school routine, as well as to encourage its accomplishment in the daily life of the young person. One can not focus efforts on a single context so that public power develops and strengthens public policies directed to that purpose, such as the Second Time Program.
Key words: Motor activity. Lifestyle. Mental health. Youth. Vulnerability.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
PINTO, THIAGO MOTA E. ATIVIDADE FÍSICA, ESTILO DE VIDA E AUTOAVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM ADOLESCENTES: UM ESTUDO EM BAIRROS DE BAIXO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE FORTALEZA, CEARÁ. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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