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Repositório Institucional - UECE
Título:
ANÁLISE DO ATENDIMENTO PERICIAL NA UNIDADE DO SUBSISTEMA INTEGRADO DE ATENÇÃO AO SERVIDOR - SIASS/FUNASA/CEARÁ.

Autor(es):
NETO, LUIS CORREIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
O Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) tem início em
maio de 2000 dando ênfase institucional à “Humanização”, que preconiza o atendimento
humanizado nos serviços hospitalares de saúde, culminando com a decisão do governo, a
cargo do Ministério da Saúde, para a instauração da Política Nacional de Humanização da
Saúde (PNH), denominada de Humaniza SUS em 2003. A pesquisa busca na identificação
do atendimento dos profissionais da Unidade SIASS/FUNASA/CEARÁ, os princípios
básicos do que estabelece a Política Nacional de Atendimento Humanizado para pacientes
do Sistema Único de Saúde no cenário pesquisado dos servidores públicos federais que
buscam atendimento de forma adequada ao que preconiza a política do Governo Federal
para com a Humanização no Atendimento de Unidades de Saúde administradas pela
União, na prestação de atendimento público de Saúde. Para isso se faz necessário revelar
que em depoimentos investigativos, procedimentos avaliados, foram analisados, na
observância de que necessitariam de ajustes de melhorias nas práticas dos profissionais
médicos e administrativos que laboram naquela unidade de atendimento médico-pericial. O
cenário da pesquisa foi a Unidade de Atendimento do SIASS/FUNASA/SUEST/CE, que
integra a rede de Unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor do
Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão da Administração Pública Federal-
(MPOG). Foram incluídos na amostra: Servidores da Superintendência Regional da
Funasa no Estado do Ceará, bem como dos órgãos participes no atendimento de Perícia
Oficial em Saúde. Para coleta de dados foram utilizados questionários de levantamento de
dados que foram entregues à secretaria da Unidade, para serem distribuídos aos
servidores atendidos e aos profissionais de saúde da unidade. Os principais resultados
apontam que em relação aos profissionais que atendem e suas práticas profissionais, a
motivação e a educação para a humanização, como constante no exercício laboral do
atendimento de Secretaria e de perícia médico-odontológico, se revela como instrumento
pedagógico de transformação que favorece a prática de um trabalho mais humanizado.
Conclui-se que o processo de humanização, embora haja se encontrado alguns pontos
críticos que demandam melhorias propostas pelos servidores referentesà humanização
como uma nova prática de se fazer saúde, pautado na ética e no direito à vida, respeitando
o SUS, tem transcorrido de forma a contemplar aspectos de condições de trabalho que
provoquem mudanças humanizadasque constituem elementos chave na política de
Humanização.
Palavras-Chave: Humanização; Política Nacional de Humanização; SUS, Atendimento,
SIASS - Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
NETO, LUIS CORREIA. ANÁLISE DO ATENDIMENTO PERICIAL NA UNIDADE DO SUBSISTEMA INTEGRADO DE ATENÇÃO AO SERVIDOR - SIASS/FUNASA/CEARÁ.. 2013. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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