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Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICAS PÚBLICAS, VELHICE E EDUCAÇÃO: AS PERCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE

Autor(es):
ALMEIDA, LORENA DOS SANTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O envelhecimento populacional desencadeou impactos nas dimensões sociais, culturais, econômicas, de saúde, entre outras, requerendo políticas e práticas direcionadas à pessoa idosa na sociedade. E ainda, o idoso experimenta mudanças em sua vida nos fatores biopsicossociais. Nesse contexto, surgem as universidades temáticas voltadas aos idosos nas instituições de ensino superior, com intuito de promover a inclusão social e a valorização do idoso. O objetivo geral da pesquisa foi investigar as percepções das pessoas idosas participantes do projeto de extensão Universidade da Maturidade (UMAP) como política pública. Para isso, os objetivos específicos foram averiguar como se desenvolvem as atividades do projeto; observar como se dá a inserção das pessoas idosas na UMAP; construir o perfil sociodemográfico dos seus participantes da e identificar os desafios que as pessoas idosas encontram ao retomar os estudos. A metodologia utilizada foi de natureza exploratória e descritiva, com abordagem do problema feita de forma quantitativa e qualitativa, por meio de estudo de caso, pesquisa documental e levantamento de bibliografias, observação e aplicação de entrevistas semidirigidas, uma vez que estes métodos são mais adequados para atender os seus objetivos. Os resultados revelaram o perfil sociodemográfico dos participantes do programa e, especificamente, dos entrevistados, e suas percepções sobre a vida e o projeto UMAP, e se destacaram quatro categorias que indicaram a ressignificação da velhice: condição da pessoa idosa, educação em saúde, socialização e emancipação. Concluiu-se a existência de um real impacto deste projeto na vida dos seus participantes, e destaca-se a contribuição da educação para vivenciar da melhor forma possível a velhice.
Palavras-Chave: Geração. Idoso. Universidades para terceira idade. Políticas públicas.

Abstract:
Population aging brought impacts on the social, cultural, economic, health, and other dimensions of society, requiring politics and practices directed at the elderly. The elderly experience changes in their lives in biopsychosocial factors. In this context, thematic universities that focus on the elderly in higher education institutions emerge, with the aim of promoting social inclusion and enhancement of the elderly. The overall objective of the research was to investigate the perceptions of the elderly participants of the extension project of the University Maturity (UMAP) as public policy. For this, the specific objectives were to determine how to develop the project activities; observe how the inclusion of older people in the UMAP; build the sociodemographic profile of their participants and identify the challenges that older people face as they resume their studies. The methodology used was descriptive and exploratory nature with approach to the problem made quantitative and qualitative manner, through case studies, document search and bibliographic surveys and observation and the application of semi-structured interviews, since these methods are more suitable to meet your goals. The results revealed the sociodemographic profile of the program participants and specifically the interviews, and their perceptions about life and the UMAP project, and four categories that highlighted the resignification of old age: condition of the elderly, health education, socialization. and emancipation. It was concluded that there is a real impact of this project in the life of its participants, and the contribution of education to experience the best of old age is highlighted.
keywords: Generation. Elderly. Universities for the Third Age. Public politics.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ALMEIDA, LORENA DOS SANTOS. POLÍTICAS PÚBLICAS, VELHICE E EDUCAÇÃO: AS PERCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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