Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA DO ENSINO MÉDIO NA CREDE 14: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NAS ESCOLAS

Autor(es):
SILVA, ARISTÓTELES PINHEIRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Este trabalho monográfico apresenta reflexões acerca do impacto, em uma escola da CREDE 14, das políticas de accountability baseadas em resultados de avaliações em larga escala. Seu objetivo é identificar, em uma escola da referida CREDE, eventuais contribuições que as citadas avaliações têm dado para o trabalho do gestor escolar. Para atingir esse objetivo, fez-se um levantamento bibliográfico sobre o assunto e uma pesquisa de campo que se baseou em entrevistas semiestruturadas (MINAYO, 2009), também chamada de despadronizadas ou não estruturadas de caráter focalizado (MARCONI; LAKATOS, 2003) com coordenadores(as) pedagógicos(as) e diretor(a) escolar. A fundamentação teórica orientou-se pelos estudos de avaliação, principalmente, de Esteban (1999/2000 e 2010), que questionam a visão da prática avaliativa como vinculada ao controle dos sujeitos e a uma visão colonialista, conforme Mignolo (2003) entende as relações coloniais. Além da avaliação em um sentido estrito, estudou-se também a avaliação em larga escala no contexto brasileiro a partir das discussões feitas por Bonamino e Sousa (2012) e por Becker (2012), que fazem um histórico da incorporação dessas avaliações à política educacional do país nos últimos anos fazendo uma relação com as políticas de accountability. Em seguida, fez-se um levantamento de estudos críticos sobre as políticas de responsabilização a partir de duas correntes: os estudos de sociologia da educação desenvolvidos pelo pesquisador português Almerindo Janela Afonso (AFONSO, 2009a, 2009b, 2012 e 2013; AUGUSTO, 2012) e trabalhos que se utilizam de complexos modelos estatísticos, sobretudo a chamada análise multinível, para mostrar a existência de fatores que contribuem para o desempenho médio das escolas nas avaliações de larga escala, por exemplo, o indicador socioeconômico médio, a infraestrutura e o grau de complexidade da escola (ALVES; PASSADOR; NORONHA, 2007; LAROS; MARCIANO; ANDRADE, 2012; NEY; TOTTI; REID, 2010; ALVES; SOARES, 2013). Os dados obtidos com a pesquisa de campo foram cruzados com a fundamentação teórica utilizada e chegou-se a algumas conclusões, entre as quais se destaca o fato de que as avaliações de larga escala têm interferido de maneira decisiva na escola, inclusive no currículo, no entanto o uso desses resultados como um subsídio de gestão ainda é reduzido.
Palavras-chave: Avaliação em larga escala. Accountability. Gestão educacional.

Abstract:
Esta monografía presenta reflexiones sobre el impacto en una escuela de la CREDE 14, de las políticas de accountability sobre la base de los resultados de las evaluaciones a gran escala. Su objetivo es identificar, en una escuela de referida CREDE, cualquier contribución que dichas evaluaciones han dado a la labor de la dirección del centro. Para lograr este objetivo, se produjo una literatura sobre el tema y un estudio de campo que se basó en entrevistas semiestructuradas (Minayo, 2009), también llamado carácter centrado no estándar o no estructurado (MARCONI; LAKATOS, 2003) con los coordinadores docente y el director de la escuela. La base teórica fue guiado por los estudios de evaluación, principalmente de Esteban (1999/2000 y 2010), desafiando a la vista de las prácticas de evaluación como vinculados al control de los sujetos y una visión colonialista, como Mignolo (2003) considera que las relaciones colonial. Además de la evaluación en un sentido estricto, también estudió la evaluación a gran escala en el contexto brasileño de los debates realizados por Bonamino y Sousa (2012) y Becker (2012), que hacen que una historia de la incorporación de estas evaluaciones para la política educativa el país en los últimos años haciendo una relación con las políticas de accountability. Luego hicimos una encuesta de estudios críticos de las políticas de rendición de cuentas a partir de dos corrientes: la educación de los estudios de sociología desarrollado por el investigador portugués Almerindo Janela Afonso (AFONSO, 2009a, 2009b, 2012 y 2013; AUGUSTO, 2012) y las obras que hacen uso de modelos estadísticos complejos, especialmente el llamado análisis multinivel para mostrar la presencia de factores que contribuyen al rendimiento escolar promedio en las evaluaciones a gran escala, por ejemplo, el promedio indicador socioeconómico, la infraestructura y el grado de complejidad de la escuela (ALVES; PASSADOR; NORONHA, 2007; LAROS; MARCIANO; ANDRADE, 2012; NEY; TOTTI; REID, 2010; ALVES; SOARES, 2013). Los datos obtenidos de la investigación de campo se cruzaron con la base teórica y llegaron a algunas conclusiones, entre las que destaca el hecho de que las evaluaciones a gran escala han intervenido de manera decisiva en la escuela, incluyendo el plan de estudios, en Sin embargo, el uso de estos resultados como una asignación de gestión sigue siendo baja.
Palavras clave: Evaluación a gran escala. Accountability. La gestión de la educació

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, ARISTÓTELES PINHEIRO. AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA DO ENSINO MÉDIO NA CREDE 14: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NAS ESCOLAS . 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 18 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1