Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA REGULAR

Autor(es):
ARAÚJO, EMILIA TAVARES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Atualmente, observamos a existência de barreiras arquitetônicas que dificultam a acessibilidade das pessoas com deficiência física em ambientes escolares. A Educação Inclusiva da pessoa com deficiência física é um dos maiores desafios da sociedade. Portanto, este é o propósito do presente estudo: a inclusão de alunos com deficiência física em escolas regulares. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a situação da acessibilidade arquitetônica na escola regular e como objetivos específicos observar se existem adaptações para o acesso aos ambientes escolares e investigar as barreiras arquitetônicas que dificultam a inclusão de um aluno com deficiência física na escola. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa com Pesquisas Bibliográficas e de Campo através de registros fotográficos em duas escolas da rede pública na cidade de Fortaleza. Os resultados mostram a necessidade de que sejam feitas adaptações arquitetônicas que garantam a acessibilidade da pessoa com deficiência física em escolas regulares, assegurando a essas o direito de ir e vir, e de estarem de fato incluídos na escola e na sociedade. Pode-se concluir que precisamos investir em adaptações para que possam torná-la em ambientes acessíveis, de acordo com as normas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) uma vez que estão longe do padrão exigido.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência física. acessibilidade. inclusão. escola regular

Abstract:
Currently, we observe the existence of architectural barriers to accessibility for people with disabilities in school settings. Inclusive education of people with disabilities is one of the biggest challenges facing society. So this is the purpose of this study: the inclusion of students with disabilities in regular schools. This research has as main objective to analyze the situation of architectural accessibility in regular schools and specific objectives see if there are adjustments for access to school environments and investigate the architectural barriers to inclusion of a student with disabilities in school. The methodology was qualitative approach Bibliographic Research and Field through photographic records in two public schools in the city of Fortaleza. The results show the need for architectural adaptations to be made to ensure accessibility of persons with disabilities in regular schools, ensuring these the right to come and go, and are in fact included in school and society. It can be concluded that we need to invest in adaptations so that they can make it in accessible environments, according to the standards required by the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT) since they are far from the required standard.
Keywords: people with physical disabilities. accessibility. inclusion. regular school

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ARAÚJO, EMILIA TAVARES DE. ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA REGULAR. 2015. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1