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Título:
A POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL NO ESTADO DO AMAPÁ: O PROCESSO DE ESCOLHA DE GESTORES ESCOLARES E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO QUINQUÊNIO (2014–2018)

Autor(es):
SILVA, NORMA CORDEIRO DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta Dissertação tem como escopo principal apresentar o resultado do estudo sobre a implementação da política pública de escolha de dirigentes escolares pelo processo de gestão democrática nas unidades escolares estaduais do Estado do Amapá no período de 2014 a 2018, deu-se relevância ao cenário de tal política pública, sem a pretensão de apresentar avaliações e resultados definitivos no recorte temporal estabelecido. Neste estudo estão contidos os objetivos: a) pesquisar as relações entre a política pública educacional da legislação da Gestão Democrática no Estado do Amapá; b) investigar como ocorrem a democracia, a participação, a representação e a Gestão Escolar Democrática no Estado do Amapá; e, c) Diagnosticar as ideias, objetivos, resultados e perspectivas da Gestão Democrática no olhar dos envolvidos com esse processo.Os resultados apontaram avanços e fragilidades do processo de eleição de diretores escolares que se iniciou no ano de 2010 com a promulgação da lei nº 1.503 e passados nove anos (data de finalização da pesquisa) menos de três por cento das escolas do sistema de ensino do Estado do Amapá possuem a Gestão Democrática. O desdobramento desta pesquisa ocorreu em cinco partes, a saber: na introdução é feito um breve contexto e problematizado o objeto de estudo, esclarece os objetivos de trabalho, a metodologia adotada e sua estrutura; em seguida é tratadaa política pública educacional e a legislação da Gestão Democrática; por conseguinte, trabalha-sea democracia, a participação, a representação e a gestão escolar no Estado do Amapá;logo após foi realizado a análise dos resultados e discussão sobre as convergências e divergências deste processo, bem como é dado ênfase para o olhar dos atores envolvidos: ex-secretária de Estado da Educação no período do primeiro pleito para gestores escolares ex-presidente do (SINSEPEAP); Atual Presidente do (SINSEPEAP); Diretor Escolar; Vice Presidente do Conselho Escolar e quatro membros da (CEPE); conclui-se com ponderações que visam à melhoria na empregabilidade da referida política de escolha de gestores escolares. Palavras – Chave: Política Pública Educacional. Gestão Democrática. Democracia

Abstract:
The main purpose of this dissertation is to present the result of the study on the implementation of the public policy for the choice of school leaders by the democratic management process in the state school units of the state of Amapá from 2014 to 2018. Public policy, without the intention of presenting definitive evaluations and results in the established time frame. This study contains the following objectives: a) to investigate the relationship between educational public policy and the Democratic Management legislation in the state of Amapá; b) investigate how democracy, participation, representation and Democratic School Management occur in the State of Amapá; and c) Diagnose the ideas, objectives, results and perspectives of Democratic Management in the eyes of those involved with this process. The results showed advances and weaknesses in the process of electing school principals that began in 2010 with the enactment of Law No. 1,503 and after nine years (date of completion of the survey) less than three percent of schools in the school system. State of Amapá have Democratic Management. The unfolding of this research took place in five parts, namely: in the introduction a brief context is made and the object of study is discussed, it clarifies the work objectives, the adopted methodology and its structure; This is followed by educational public policy and Democratic Management legislation; therefore, democracy, participation, representation and school management in the State of Amapá are worked out; soon after the analysis of the results and discussion of the convergence of divergences of this process was carried out, as well as emphasis on the look of the actors involved: former Secretary of State for Education during the first election for school managers former president of (SINSEPEAP); Current President of (SINSEPEAP); School principal; Vice-Chairman of the School Board and four members of (CEPE); We conclude with considerations aimed at improving the employability of the referred policy of choosing school managers. Keywords: Educational Public Policy. Democratic management. Democracy

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, NORMA CORDEIRO DA. A POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL NO ESTADO DO AMAPÁ: O PROCESSO DE ESCOLHA DE GESTORES ESCOLARES E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO QUINQUÊNIO (2014–2018). 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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