Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MOTIVOS QUE LEVAM OS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA A PRATICAREM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SEUS BENEFÍCIOS

Autor(es):
PEREIRA, ANTONIO CARLOS GOMES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
A escola pública possui papel muito importante na oferta de um ensino de qualidade à crianças e adolescentes. A educação física escolar, componente curricular obrigatório, também deve oferecer esta qualidade para que os alunos possam se sentir estimulados a participarem das aulas. A presente pesquisa tem como objetivo analisar os motivos que levam os alunos de duas escolas públicas a praticarem Educação Física Escolar, bem como seus benefícios, mesmo diante das adversidades encontradas. Este trabalho teve carácter exploratório e descritivo, com natureza quantitativa, com suporte da aplicação de um questionário com perguntas abertas. A amostra do presente estudo foi composta por pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 11 e 16 anos de duas escolas públicas de Fortaleza. Os resultados apontados foram que os principais motivos que levam os alunos a praticar as aulas de educação física estão ligados ao formato da aula diferenciado, ao ambiente lúdico e que a maioria deles não tem consciência da importância da disciplina para manter uma vida saudável. Apesar do descontentamento com a falta de estrutura e materiais adequados, alguns também avaliaram os horários das aulas como desestímulo à prática. Portanto, conclui-se que a grande preocupação é incentivar crianças e adolescentes, desde cedo, a desenvolver estilos de vida saudável e que valorizem as atividades físicas. E que os jovens devem ser claramente informados a respeito dos benefícios relacionados a saúde a longo e curto prazo.
Palavras-chave: Educação Física escolar. Aluno. Vida saudável.

Abstract:
The public school has very important role in providing quality education to children and adolescents. School physical education compulsory curricular component, should also offer this quality so that students can feel encouraged to participate in the classes. This research aims to analyze the reasons that lead students from two public schools to practice School Physical Education as well as its benefits, even in the face of adversity encountered. This study was exploratory and descriptive character, with quantitative, with application support a questionnaire with open questions. The sample of this study consisted of pre-adolescents and adolescents of both sexes, aged between 11 and 16 years of two public schools in Fortaleza. The results were indicated that the main reasons that lead students to practice physical education classes are linked to the different class format, playful environment and that most of them are unaware of the importance of discipline to maintain a healthy life. Despite the dissatisfaction with the lack of structure and materials, some also evaluated the class schedules as a disincentive to practice. Therefore, it is concluded that the major concern is to encourage children and adolescents, early on, to develop healthy lifestyles and highlighting the physical activities. And that young people should be clearly informed about the benefits related to health in the long and short term.
Keywords: School physical education. Student. Healthy life.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
PEREIRA, ANTONIO CARLOS GOMES. MOTIVOS QUE LEVAM OS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA A PRATICAREM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SEUS BENEFÍCIOS. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1