Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA

Autor(es):
SILVA, YANCHÊ WANOLL

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Inicialmente, há uma abordagem histórica sobre a formação docente no Brasil (SAVIANI,2005, 2009; TANURI, 2000), indo desde a criação das primeiras instituições encarregadas de formar os professores da educação primárias, as Escolas Normais, até os textos legais mais recentes sobre o assunto. Em seguida, a fundamentação teórica (FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA,2011; GATTI,2009) utilizada traz considerações sobre o perfil e as atribuições do coordenador pedagógico brasileiro. Por fim, os dados da pesquisa, obtidos através de questionários aplicados com os coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Jaguaruana são apresentados e analisados. A pesquisa observou que a indefinição das atribuições do coordenador pedagógico e as condições de trabalho para ele e para os professores são alguns dos fatores que prejudicam a formação continuada na escola acontecer de modo satisfatório.
Palavras-chave: Coordenação pedagógica. Formação continuada. Escolas municipais.

Abstract:
Initially, there is a historical approach to teacher training in Brazil (Saviani, 2005, 2009; Tanuri, 2000), beginning from the creation of the first institutions responsible of training teachers of primary education, the Normal Schools, to the latest legal texts about the subject. Then the theoretical (FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA, 2011; GATTI, 2009) used brings considerations about the profile and the tasks of the Brazilian pedagogical coordinator. Finally, the survey data obtained through questionnaires given to the coordinators of public schools in Jaguaruana are presented and analyzed. The survey observed that the lack of definition of the duties of the pedagogical coordinator and the working conditions for him and for the teachers are some of the factors that harm the continuous education at school happen satisfactorily.
Keywords: Coordinating education. Continuos education. City schools.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, YANCHÊ WANOLL. O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1