Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPLEXIDADE TEÓRICA E PRÁTICA

Autor(es):
SILVA, JANNE KLEIA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Esta pesquisa enfoca a coordenação pedagógica dentro da perspectiva do ser coordenador dentro das instituições escolares desenvolver uma diversidade de atividades, contudo sua incumbência inicial é a formação continuada dos professores. O recorte foi uma escola de ensino profissionalizante no município de Jaguaruana, situada no litoral leste do Estado do Ceará. Assim, Teve como objetivo compreender se os espaços formativos proporcionaram aos professores conhecerem quais as atribuições dos coordenadores escolar em campo teórico e prático. Onde averiguo a etapa do estudar/ fazer pedagógico que proporcionou aos professores o conhecimento da função dos coordenadores, a compreensão de quais as atribuições dos coordenadores pedagógicos na instituição estudada e a identificação se os coordenadores pedagógicos recebe formação para proporcionar a formação continuada dos professores. Deste modo, adotou-se a abordagem qualitativa de investigação, a literatura que fundamentou a pesquisa foram os estudos de (LIMA e SANTOS, 2007); (FONSECA, 2001); (GENTILE, 2011); (OLIVEIRA. 2004); (FONSECA,2001); (PLACCO e , ALMEIDA, 1999; 2002;2001; 2003). O estudo demonstrou que os cursos de licenciaturas dos professores não enfatizaram a figura do coordenador escolar em campo teórico e que os professores só tomaram conhecimento das atribuições dos coordenadores na prática, alguns ainda apresentam limitações de entendimento de qual a atribuição inicial do coordenador pedagógico, já os coordenadores para serem formadores não recebem formações, executam essa tarefa mediante literaturas que acham agregar valor ao conhecimento dos professores.
Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Formação. Desafios.

Abstract:
This research focuses on coordinating education from the perspective of being coordinator in schools in developing a variety of activities, yet its initial task is the continuing education of teachers. The space-time frame was a vocational education school in the municipality of Jaguaruana, located on the east coast of Ceará. So It aimed to understand whether the spaces provided training to teachers know what the duties of school coordinators in theoretical and practical field. Where ascertain the stage of study / pedagogical practice that gave teachers the knowledge of the coordinators of the function, the understanding of what the duties of the coordinators in the institution studied and identification if the coordinators are trained to provide continuing education of teachers. Thus, it adopted a qualitative approach to research, which funded the research literature were the studies (LIMA and SANTOS, 2007); (Fonseca, 2001); (GENTILE, 2011); (Oliveira 2004.); (Fonseca, 2001); (Placco and Almeida 1999; 2002; 2001; 2003). The study demonstrated that the undergraduate courses of teachers did not emphasize the figure of the school coordinator in theoretical field and that teachers only became aware of the duties of engineers in practice, some still have limitations of understanding of what the initial allocation of the pedagogical coordinator, already the coordinators to be trainers do not receive training, carry out this task through literature they think add value to the knowledge of teachers.
Keywords: Pedagogical Coordinator. Training. Challenges.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, JANNE KLEIA DA. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: COMPLEXIDADE TEÓRICA E PRÁTICA. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 24 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1