Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: PERCEPÇÕES E DILEMAS NA PRÁTICA DOCENTE

Autor(es):
SILVA, FRANCISCO MARCIANO DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
A interdisciplinaridade visa em sua plenitude a construção de conhecimentos que ultrapassem as fronteiras das diversas disciplinas. Pode ser entendida como um elo entre o entendimento e envolvimento das disciplinas nas suas mais variadas áreas do conhecimento, podendo inter-relacionar diferentes temáticas e conteúdos permitindo dessa forma estratégias inovadoras e dinâmicas, onde as aprendizagens são ampliadas. Diante da temática interdisciplinaridade, esta pesquisa buscou dados e análises que melhor explicam as concepções e as principais dificuldades que os professores têm em desenvolver a interdisciplinaridade no ambiente escolar. Nessa perspectiva, foram aplicados questionários com professores e coordenadores em uma escola de tempo integral profissionalizante do município de Jaguaruana – Ce. A análise dos dados obtidos revelou que a maioria dos professores trabalham a interdisciplinaridade em sala de aula e reconhecem a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, os mesmos reconhecem diversas dificuldades na prática interdisciplinar, como a falta de tempo para pesquisar e acesso a fontes de pesquisa, bem como a falta de tempo para se reunir com os colegas e preparar as aulas. Por fim, ficou evidenciado que não há uma sintonia quanto as concepções do trabalho interdisciplinar na referida escola, haja vista, a dicotomia de opiniões da maioria do grupo de professores com as ideias do coordenador.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Professores. Ensino e aprendizagem.

Abstract:
The interdisciplinary aims in its fullness the construction of knowledge beyond the boundaries of the various disciplines. It can be understood as a link between the understanding and involvement of disciplines in its various areas of knowledge and can inter-relate different themes and content thereby enabling innovative and dynamic strategies where learning is magnified. Faced with the interdisciplinary theme, this research sought data and analysis that better explain the concepts and the main difficulties that teachers have to develop interdisciplinarity in the school environment. From this perspective, questionnaires were applied to teachers and coordinators in a vocational school full-time in the city of Jaguaruana - Ce. The data analysis revealed that most teachers work interdisciplinary in the classroom and recognize its importance in the process of teaching and learning. However, they acknowledge many difficulties in interdisciplinary practice, as the lack of time to research and access to research sources, as well as the lack of time to meet with colleagues and prepare lessons. Finally, it was evident that there is no tune as the concepts of interdisciplinary work in this school, given the dichotomy of views of the majority of the teachers group with the coordinator's ideas.
Keywords: Interdisciplinary. Teachers. teaching and learning.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, FRANCISCO MARCIANO DA. INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: PERCEPÇÕES E DILEMAS NA PRÁTICA DOCENTE. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 24 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1