Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E DEMAIS PRÁTICAS SOCIAIS (NTPPS) PARA O DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM BEBERIBE

Autor(es):
BARROS, CAMILA RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
O presente trabalho investigou o Núcleo de trabalho, Pesquisa e demais Práticas Sociais (NTPPS), um componente curricular, proposto pela representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil em parceira com o Ministério da Educação. O protótipo foi idealizado com o propósito de contemplar a educação voltada ao mundo do trabalho, práticas sociais e formação integral do estudante. Desse modo, este estudo tem como objetivo central compreender de que forma as metodologias de trabalho do NTPPS contribuem para o desenvolvimento pessoal e social dos educandos de uma escola de ensino médio em Beberibe, na promoção de uma educação de qualidade para os jovens. Cury (2003); Prado (2003); Ferreti, Zibas e Tartuce (2004); Leite e Ribeiro (2004); Moraes (2010) ancoram essa discussão quando pensam em formas de aprendizagens que contribuam para a formação humana em suas variadas dimensões. A metodologia empregada engloba um estudo de caso, delineado com base em pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário aberto com dez alunos e nove professores de uma das turmas de terceiro ano da escola. Os resultados demonstram que, a implantação do NTPPS na grade curricular do Ensino Médio Regular favoreceu o desenvolvimento do protagonismo juvenil, melhoria significativa do comportamento, participação e relações interpessoais, além do fortalecimento do compromisso dos jovens participantes com sua própria aprendizagem.
Palavras – Chave: Metodologias de ensino. Ensino Médio. Protagonismo Juvenil.

Abstract:
This paper investigates the Nucleus of Work, Research and other Social Practices (NTPPS) a curricular component, proposed by the representative of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) in Brazil in partnership with Ministry of Education, the prototype was designed with the purpose of contemplating education geared to the working world, social practices and integral formation of the students of a high school in Beberibe. Thus, this study was aimed at understanding how the working methods of NTPPS contribute to the personal and social development of the student, the promotion of quality education for young people. Cury (2003); Prado (2003); Ferretti, Zibas and Tartuce (2004); Leite and Ribeiro (2004); Moraes (2010) anchor this discussion when they think of ways of learning that contribute to human development in its various dimensions. The methodology includes a case study, designed based on literature review and open questionnaire with ten students and nine teachers of one third year classes of school. The results show that the implementation of NTPPS in the curriculum of the Regular High School favored the development of youth leadership, significant improvement in behavior, participation and interpersonal relationships, and the strengthening of the commitment of the young participants in their own learning.
Keywords: Teaching methodologies. High School. Youth protagonism.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
BARROS, CAMILA RODRIGUES. O NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E DEMAIS PRÁTICAS SOCIAIS (NTPPS) PARA O DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM BEBERIBE. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 17 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1