Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROCESSO DE ARTICULAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autor(es):
ARAÚJO, LUÍS FERNANDO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Avaliar a importância de um estudo sobre a prática do coordenador pedagógico frente à formação continuada de professores é muito fundamental. Visto que a função está associada ao serviço de formação continuada dos professores. E para isso, o mesmo deve possuir percepção e sensibilidade a fim de diagnosticar as carências dos alunos e professores. A pesquisa se realizou em duas escolas do ensino Fundamental da Cidade de Russas – Ceará. No período compreendido entre 9 a 10 de Dezembro de 2015. A amostra investigada consistia de 3 coordenadores do ensino Fundamental II das referidas escolas de dependência municipal onde a coleta de dados foi viabilizada através de entrevistas e questionários padronizados aplicados aos coordenadores. O referencial teórico utilizado foi fundamentado nos estudos de Antônio Nóvoa, salientando que a pesquisa tem como ponto de partida o coordenador e o seu processo de articulação frente à formação continuada de professores. O presente estudo permitiu conhecer a concepção de formação continuada na visão dos professores coordenadores pedagógicos pesquisados (PCP). Onde ficou evidente que os mesmos possuem formação para exercício da função, no entanto, lhes falta autonomia e recursos, estão inseridos num ambiente onde á predominância política e as formações já estão previstas pela secretaria de Educação e Desporto do Município (SEMED).
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Processo de Formação Continuada. Articulação.

Abstract:
Evaluate the importance of a study on the practice of teaching ahead coordinator for continuing education of teachers is very important. Since the function is associated with the service of continuing education of teachers. And for that, you must have awareness and sensitivity in order to diagnose the needs of students and teachers. The research was conducted in two schools in the elementary school of the City of Russas - Ceará. In the period from 9 to 10 December 2015. The sample studied consisted of three coordinators of elementary education II of these municipal dependency schools where data collection was made possible through interviews and standardized questionnaires applied to coordinators. The theoretical framework was based on studies of Antonio Novoa, noting that research has as starting point the coordinator and the process of joint front to the continuing education of teachers. This study provided the design of continuing education in the view of educational coordinators teachers surveyed (PCP). Where it became clear that they are trained to exercise the function, however, they lack autonomy and resources are embedded in an environment where political will and the predominance formations are already provided by the Secretariat of Education and the City of Sport (SEMED).
Keywords: Educational Coordinator. Process Continuing Education. Knuckle.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
ARAÚJO, LUÍS FERNANDO DE. PROCESSO DE ARTICULAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1