Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A VISÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM EAD DA UAB/UECE

Autor(es):
CASTRO, ANTÔNIO EDGLEUTON SILVA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
É importante salientar que desde os anos noventa até os dias atuais a história da Educação a Distância no Brasil tem avançado de forma bem significativa. A modalidade de Educação a Distância (EaD) tem apresentado ampla expansão e ocupado grande espaço nas políticas públicas para o ensino superior, com destaque na formação superior de professores, fato este que realimentou a discussão sobre esse tema. Levantou-se como problema de pesquisa, como a formação dos professores no curso de licenciatura em Pedagogia da UAB/UECE pode contribuir para o exercício da docência em EaD para sua prática pedagógica nesse curso. O estudo objetiva analisar a visão da formação de professores do curso Licenciatura em Pedagogia em EaD da UAB/UECE. O procedimento metodológicorefere-se a um estudo descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, baseado em uma pesquisa não experimental, onde foram aplicados questionários como ferramenta para a coleta de dados.A literatura foi baseada nas obras de diversos autores, tais como: Paesani (2000), Nascimento e Trompieri Filho (2004), Garcia (2008). A pesquisa apontou dois aspectos que significaramuma visão ineficaz: O primeiro retratou-se na análise da formação de professores do curso de pedagogia em EaD,sendo observado que não têm preparo para atuar na docência em EaD. No segundo aspecto, a pesquisa mostrou que muitos dos docentes que atuam nos cursos de EaD no modelo UAB não possuem nenhuma formação para tal, para que possam atuar na tutoria a distância. E a pouca formação de alguns docentes para a EaD, não tem contribuído para a sua prática pedagógica nos cursos de Pedagogia da UAB/UECE. Esses aspectos emperram o processo e depõem contra a qualidade da educação a distância e do próprio curso.
Palavras-chave: Formação de professores. Educação à distância. Docência

Abstract:
Importantly, since the nineties to the present day the history of the Distance Education in Brazil has advanced quite significantly. The form of Distance Education (DE) has shown wide expansion and occupied a large space in public policies for higher education, especially in higher education teachers, a fact that realimentou the discussion on this topic. It rose as research problem, as the training of teachers in the degree course in Pedagogy of the UAB/UECE can contribute to the practice of teaching in distance education for their teaching this course. The study aims to analyze the vision of the course of teacher training Degree in Education in Distance Education from UAB/UECE. The methodological procedure refers to a descriptive study, with quantitative and qualitative approach, based on a non-experimental research, where questionnaires as a tool for data collection were applied. The literature was based on the works of several authors, such as Paesani (2000), Birth and Trompieri Son (2004), Garcia (2008). The survey pointed out two aspects which meant an ineffective vision: The first portrayed on the analysis of the formation of pedagogy course teachers in distance education, being observed that are not prepared to act in teaching in distance education. In the second aspect, the survey showed that many of the teachers who work in distance education courses in the UAB model have no training to do so, so they can act in the distance tutoring. And the little training of some teachers for distance education, has not contributed to their practice in teaching courses of UAB/UECE. These aspects hamper the process and speak against the quality of distance education and the course itself.
Keywords: Teacher training. Distance education. Teaching.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
CASTRO, ANTÔNIO EDGLEUTON SILVA DE. A VISÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM EAD DA UAB/UECE. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1