A VISÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM EAD DA UAB/UECE
Autor(es):
CASTRO, ANTÔNIO EDGLEUTON SILVA DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
É importante salientar que desde os anos noventa até os dias atuais a
história da Educação a Distância no Brasil tem avançado de forma bem
significativa. A modalidade de Educação a Distância (EaD) tem
apresentado ampla expansão e ocupado grande espaço nas políticas
públicas para o ensino superior, com destaque na formação superior de
professores, fato este que realimentou a discussão sobre esse tema.
Levantou-se como problema de pesquisa, como a formação dos professores
no curso de licenciatura em Pedagogia da UAB/UECE pode contribuir para o
exercício da docência em EaD para sua prática pedagógica nesse curso. O
estudo objetiva analisar a visão da formação de professores do curso
Licenciatura em Pedagogia em EaD da UAB/UECE. O procedimento
metodológicorefere-se a um estudo descritivo, com abordagem
quanti-qualitativa, baseado em uma pesquisa não experimental, onde foram
aplicados questionários como ferramenta para a coleta de dados.A
literatura foi baseada nas obras de diversos autores, tais como: Paesani
(2000), Nascimento e Trompieri Filho (2004), Garcia (2008). A pesquisa
apontou dois aspectos que significaramuma visão ineficaz: O primeiro
retratou-se na análise da formação de professores do curso de pedagogia
em EaD,sendo observado que não têm preparo para atuar na docência em
EaD. No segundo aspecto, a pesquisa mostrou que muitos dos docentes que
atuam nos cursos de EaD no modelo UAB não possuem nenhuma formação para
tal, para que possam atuar na tutoria a distância. E a pouca formação de
alguns docentes para a EaD, não tem contribuído para a sua prática
pedagógica nos cursos de Pedagogia da UAB/UECE. Esses aspectos emperram o
processo e depõem contra a qualidade da educação a distância e do
próprio curso. Palavras-chave: Formação de professores. Educação à distância. Docência
Abstract:
Importantly, since the nineties to the present day the history of the Distance Education in Brazil has advanced quite significantly. The form of Distance Education (DE) has shown wide expansion and occupied a large space in public policies for higher education, especially in higher education teachers, a fact that realimentou the discussion on this topic. It rose as research problem, as the training of teachers in the degree course in Pedagogy of the UAB/UECE can contribute to the practice of teaching in distance education for their teaching this course. The study aims to analyze the vision of the course of teacher training Degree in Education in Distance Education from UAB/UECE. The methodological procedure refers to a descriptive study, with quantitative and qualitative approach, based on a non-experimental research, where questionnaires as a tool for data collection were applied. The literature was based on the works of several authors, such as Paesani (2000), Birth and Trompieri Son (2004), Garcia (2008). The survey pointed out two aspects which meant an ineffective vision: The first portrayed on the analysis of the formation of pedagogy course teachers in distance education, being observed that are not prepared to act in teaching in distance education. In the second aspect, the survey showed that many of the teachers who work in distance education courses in the UAB model have no training to do so, so they can act in the distance tutoring. And the little training of some teachers for distance education, has not contributed to their practice in teaching courses of UAB/UECE. These aspects hamper the process and speak against the quality of distance education and the course itself. Keywords: Teacher training. Distance education. Teaching.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
CASTRO, ANTÔNIO EDGLEUTON SILVA DE. A VISÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM EAD DA UAB/UECE. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1