Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
JOGOS DIGITAIS APLICADOS NA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: UM ESTUDO DE CASO DO 4° ANO DA EMEF PROFESSORA DIONE MARIA BEZERRA PESSOA

Autor(es):
SILVA, EDSON OMAR DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A matemática é uma das disciplinas que mais implicam complexidade no ensino em sala de aula, pois muitos alunos demonstram desinteresse ou até mesmo aversão a esta disciplina tão importante para a formação de qualquer indivíduo, pois a matemática está inserida nas áreas da ciência e tecnologia, estando distribuída no cotidiano de toda nossa sociedade. Desta forma temos o questionamento de como a educação pode proporcionar métodos de ensino que possam auxiliar na aprendizagem dos discentes na disciplina da matemática, e como torná-la cada vez mais atraente e instigante, como modelar técnicas e ações que proporcionem prazer em aprender os conteúdos matemáticos que são essenciais para o desenvolvimento intelectual e social das pessoas e na construção de conhecimentos e de uma sociedade melhor. O tema escolhido tem como objetivo central analisar o uso dos jogos digitais no ensino da matemática no 4º ano do Ensino Fundamental da EMEF Professora Dione Maria Bezerra Pessoa, como ferramenta de aprendizagem dos alunos. E o tema central destacado anteriormente permite observar e analisar os seguintes objetivos específicos, que são: Aprofundar os conhecimentos de metodologias na aplicação das ferramentas e softwares; identificar os tipos de softwares educativos no planejamento didático; e verificar a metodologia do ensino de jogos digitais utilizados na sala de aula. O projeto foi desenvolvido através de várias etapas das quais a princípio teve alicerce a pesquisa bibliográfica, baseada em teóricos que tratam do assunto como PERLES (2007); SILVIA (2001); PIERRE LEVY (1993); MORAN (2001); VALENTE (1999), dentre outros, bem como de autores que tratam da pesquisa como LAKATOS e MARCONI (2003); GIL (2008). Em relação à Metodologia foram utilizados Questionários com perguntas objetivas e abertas para o corpo docente com o objetivo de verificar e analisar o perfil dos educadores no ensino da disciplina de Matemática, como acontecem as vivências, habilidades, preferências, aptidões e motivações no planejamento escolar, bem como os resultados atingidos pelos alunos no momento da aplicação dos conteúdos matemáticos. Ao final da pesquisa foram analisadas metodologias de aplicação de softwares educativos, observando que os softwares constituem um novo elemento para a educação, ou seja, uma ferramenta no auxílio ao ensino aprendizagem, onde o aluno atua intensamente na construção do próprio conhecimento.
Palavras-chaves: Ensino e aprendizagem. Matemática. Planejamento escolar.

Abstract:
Mathematics is one of the disciplines that most involve complexity in teaching in the classroom, since many students demonstrate disinterest or even aversion to this discipline so important for the formation of any individual, since mathematics is inserted in all areas of science and technology, being distributed in the daily life of our entire society. In this way we have the questioning of how education can provide teaching methods that can aid in the learning of students in the discipline of mathematics, and how to make it increasingly attractive and exciting, how to model techniques and actions that provide pleasure in learning the mathematical contents which are essential for the intellectual and social development of people and for building knowledge and for a better society. The main objective of this study was to analyze the use of digital games in the teaching of mathematics in the 4th year of the Elementary School of EMEF Professor Dione Maria Bezerra Pessoa as a learning tool for students. And the central theme highlighted above allows us to observe and analyze the following specific objectives that are: To deepen the knowledge of methodologies in the application of the tools and softwares; Identify the types of educational software in didactic planning; and, Verify the teaching methodology of digital games used in the classroom. The project was developed through several stages of which at the beginning the bibliographic research was based, based on theorists who deal with the subject as PERLES (2007); SILVIA (2001); PIERRE LEVY (1993); MORAN (2001); VALENTE (1999), among others, as well as authors dealing with research such as LAKATOS and MARCONI (2003); GIL (2008). In relation to the Methodology, Questionnaires with objective and open questions for the teaching staff were used with the purpose of verifying and analyzing the profile of the educators in the teaching of the Mathematics discipline, as the experiences, abilities, preferences and motivations in school planning happen, as well as the results achieved by the students at the moment of the application of the mathematical contents. At the end of the research, methodologies for the application of educational software were analyzed, observing that software is a new element for education, that is, a tool to aid teaching learning, where the student acts intensely in the construction of own knowledge.
Keywords: Teaching and learning. Mathematics. School planning.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, EDSON OMAR DA. JOGOS DIGITAIS APLICADOS NA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: UM ESTUDO DE CASO DO 4° ANO DA EMEF PROFESSORA DIONE MARIA BEZERRA PESSOA. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1