A coordenação pedagógica em vários aspectos, apresenta-se diante de grandes desafios,
principalmente na atuação de muitos profissionais no que diz respeito à execução das
especificidades da própria função relativas aos diferentes contextos da Educação escolar
nacional. Entende-se, portanto, que compete ao Coordenador Pedagógico: articular o coletivo
da escola, considerando as especificidades do contexto e as possibilidades reais de
desenvolvimento de seus processos; formar os professores, no aprofundamento em sua área
específica e em conhecimentos da área pedagógica, de modo que realize sua prática em
consonância com os objetivos da escola e esses conhecimentos; transformar a realidade, por
meio de um processo reflexivo que questiona as ações e suas possibilidades de mudança, e do
papel/compromisso de cada profissional com a melhoria da Educação escolar. Dada a
importância desse ator no contexto de melhoria da qualidade da Educação, justifica-se
aprofundar a discussão sobre como se caracteriza a atual Coordenação Pedagógica e evidenciar
que há dificuldades enfrentadas pelos Coordenadores Pedagógicos que merecem destaque por
obstaculizar o desenvolvimento profissional e acompanhamento da prática dos professores e,
aos gestores e legisladores, gerando dúvidas e críticas sobre a eficiência desse profissional nas
escolas.
Palavras-chaves: Coordenação Pedagógica. Práticas docentes. Educação ideal.