Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autor(es):
OLIVINDO, JOSÉ MAURÍCIO PEREIRA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A coordenação pedagógica em vários aspectos, apresenta-se diante de grandes desafios,
principalmente na atuação de muitos profissionais no que diz respeito à execução das
especificidades da própria função relativas aos diferentes contextos da Educação escolar
nacional. Entende-se, portanto, que compete ao Coordenador Pedagógico: articular o coletivo
da escola, considerando as especificidades do contexto e as possibilidades reais de
desenvolvimento de seus processos; formar os professores, no aprofundamento em sua área
específica e em conhecimentos da área pedagógica, de modo que realize sua prática em
consonância com os objetivos da escola e esses conhecimentos; transformar a realidade, por
meio de um processo reflexivo que questiona as ações e suas possibilidades de mudança, e do
papel/compromisso de cada profissional com a melhoria da Educação escolar. Dada a
importância desse ator no contexto de melhoria da qualidade da Educação, justifica-se
aprofundar a discussão sobre como se caracteriza a atual Coordenação Pedagógica e evidenciar
que há dificuldades enfrentadas pelos Coordenadores Pedagógicos que merecem destaque por
obstaculizar o desenvolvimento profissional e acompanhamento da prática dos professores e,
aos gestores e legisladores, gerando dúvidas e críticas sobre a eficiência desse profissional nas
escolas.
Palavras-chaves: Coordenação Pedagógica. Práticas docentes. Educação ideal.

Abstract:
The pedagogical coordination in several aspects presents itself with great challenges, mainly in
the performance of many professionals in the execution of the specificities of the own function
related to the different contexts of the national school education. It is understood, therefore, that
it is the responsibility of the Pedagogical Coordinator: to articulate the collective of the school,
considering the specificities of the context and the real possibilities of development of its
processes; train the teachers, deepen their specific area and knowledge of the pedagogical area,
so that it realizes its practice in harmony with the objectives of the school and this knowledge;
transforming reality through a reflexive process that questions the actions and their possibilities
of change, and the role / commitment of each professional with the improvement of school
education. Given the importance of this actor in the context of improving the quality of
education, it is justified to deepen the discussion about how the current Pedagogical
Coordination is characterized and to point out that there are difficulties faced by the Pedagogical
Coordinators that deserve to be highlighted as hindering the professional development and
monitoring of the practice of teachers, and managers and legislators, generating doubts and
criticisms about the efficiency of this professional in schools.
Key-words: Pedagogical Coordination. Teaching practices. Ideal education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
OLIVINDO, JOSÉ MAURÍCIO PEREIRA DE. O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1